Revista SuplementAção
REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Dicas de como deixar um shape bonito




Faça Diferente com Paulinha Cunha



Engana-se quem pensa que chegou a hora de colocar a academia em segundo plano, para muitos praticantes de atividade física, afinal a estação mais fria do ano está aí e o clima mais gelado certamente é um motivo a mais para se aconchegar dentro de casa. Conquistar o corpo perfeito com essa preguiça toda é praticamente impossível, ou não. Se o frio bater à sua porta e frequentar a academia e caminhar pelas ruas se tornam tarefas distantes de sua lista de prioridades, existe uma opção bem fácil de ser solucionada: exercite-se em casa! Isso mesmo. Existem mil e uma tarefas capazes de aquecer os músculos e suar a camisa. Uma dica interessante é o exercício do “Faça Diferente” desta edição.

Feito em qualquer canto da casa que você possa jogar seu colchonete e estender o corpo, além de conseguir um local seguro para se apoiar, o exercício para garantir um abdômen sarado é uma sugestão da Educadora Física, a atleta bodybuilder fitness Paula Cunha Silvestre. A paulista nascida e vivida em Franca, no interior do estado de São Paulo é uma máquina de ganhar títulos. Campeã Sul Americana pela NABBA BRASIL em 2012, Paulinha soma ainda outros títulos de campeã em campeonatos nacionais, títulos de vice-campeã, além de outras posições no pódio, que garantem a ela apenas motivos para sorrir.

Chegar a posições almejadas em competições de bodybuilding depende de muita dedicação e principalmente superação. A história desta vaidosa loira de 1,68m não está blindada de desafios a todo o momento. São três anos como atleta bodybuilder e uma paixão cada dia mais crescente ao esporte. “Já treinava há muito tempo e sempre gostei de me superar, tanto é que antes lutava Jiu-Jitsu, uma prática nada comum em minha cidade quando se trata de mulheres na luta. Nesse meio tempo fui me apaixonando pelo fisiculturismo e enxerguei nele uma oportunidade de deixar de lado o título de ‘magrela’ e assim conquistar um corpo mais bonito, com uns quilinhos a mais”, confidencia a atleta que a partir de então se deu conta de onde queria chegar. Neste momento, decidiu se inscrever em um campeonato, “Fui achando que não teria sucesso, já que para mim tudo era novidade”, diz a bela.

Uma das grandes dificuldades enfrentadas por Paulinha foi o fato de morar em uma cidade tão distante da capital paulista. Para chegar a São Paulo é necessária uma viagem de cinco horas pelas estradas. “Aqui no interior o fisiculturismo vem chegando agora com mais força, tanto é que sou a primeira atleta da modalidade em Franca", orgulha-se a loira. Mesmo com grande dificuldade de locomoção, nessa primeira participação em campeonatos, Paula conquistou o segundo lugar como estreante, perdendo a primeira posição para uma atleta referência nacional naquele momento.

Outras pedras pelo caminho são encontradas diariamente nessa trilha de sucesso. “Você acaba restringindo seu contato social. Se somos convidados para uma festa, principalmente em época de campeonatos é preciso dizer não para evitar assim ‘perder a linha’ e dar aquela furada na dieta”.

Segundo Paulinha outro grande problema é a falta de recursos financeiros para inscrição em competições, além de transporte, vestimenta, treinadores e alimentação. “Por morar em um local tão distante de onde está meu treinador, tenho que me deslocar muitas vezes até ele e pra isso tenho que redobrar os cuidados com minhas marmitas. Se elas acabam azedando, por má conservação, perco dinheiro, o que é inadmissível para um atleta. As vezes levo tudo congelado mesmo e já cheguei a comer tudo gelado por falta de local para descongelar”.

Uma opção da atleta é contar com a ajuda do treinador Nortom James Murayama na preparação de sua alimentação ao chegar ao seu destino. “Ser bodybuilder é isto, superação em todos os momentos, seja no treino, seja na dieta, enfim, se você não for capaz de se superar diariamente, esqueça, procure outra modalidade esportiva que exija menos de seu psicológico, porque pra ser bodybuilder tem que ser diferenciado”, diz Paulinha.

Quando o assunto é influência no esporte, a atleta se mostra agradecida. “O Nortom é uma grande influência. Todos os dias me espelho nele, pela disciplina, perseverança e toda garra. É um grande exemplo”. As vitórias diárias de Paulinha devem ainda ao companheirismo de Victor, seu marido. Empresário do ramo de suplementos, o nutricionista e administrador a acompanha em todos os campeonatos, além de estar presente, sempre que pode nos treinos da esposa. “Ele entra em dieta junto comigo, mesmo sem competir. O apoio dele é fundamental para o meu sucesso”, conta Paulinha.

DEDICAÇÃO AO FUTURO

Os treinos de Paula estão sendo intensificados já que ela se prepara para competir neste segundo semestre. Quadríceps, bíceps, deltoides, tudo está sendo preparado para levá-la ao sucesso mais uma vez. Longe de Nortom, Paula treina em uma academia de sua cidade onde tem seu treino assinado pelo personal trainer David “Cabelão”. Paulinha não gosta de treinar peito, mas adora treinar os ombros. As pernas ela deixa de lado também, já que conquista um bom resultado com pouco esforço. “Se deixar fico grande rapidinho”, confidencia. Um dos segredos da loira para intra treino é se hidratar com água. Paulinha chega a tomar dois litros durante o período que passa na academia. Na semana, dedica todos os dias à malhação em pré-contest.

Ainda existem várias metas a serem alcançadas. “Sempre busco mais, quero sempre me superar, seja no trabalho ou no esporte. Como mudei de categoria este ano, agora é hora de ter perseverança e esperar a hora certa para as coisas acontecerem assim como consegui ser campeã sul americana em minha categoria antiga, almejo chegar longe nesta que estou agora”, conta.

Para finalizar, Paulinha dá um conselho para quem está iniciando no esporte: “Acredite em você independente do que outras pessoas digam. Este ano, por exemplo, me falaram que eu não teria condições de competir na body fitness, resultado: obtive um ótimo desempenho e fiquei nos dois campeonatos em 2° lugar. Se eu tivesse acreditado na opinião de outro, talvez não estaria aqui dando esta entrevista. Então acredite em você, a guerra a ser travada é contra você mesmo, tem de haver superação e esta, é diária. Tenha calma e perseverança, pois tudo na vida tem a hora certa para acontecer”. É isso, “bora” se exercitar minha gente!

ABDÔMEN SARADO, AÍ VAMOS NÓS!

Conquistar um abdômen sarado é sem dúvida o sonho daqueles que escolhem o esporte como profissão, além dos meros mortais praticantes de musculação nas academias. Bodybuilders, principalmente em competições, já sabem a importância em exibir um abdômen trincado. Pensando nisso, o personal trainer David sugeriu à Paulinha Cunha esse “Faça Diferente” que sem dúvida garantirá um resultado de deixar qualquer fã da musculação com mais vontade de intensificar esse grupo muscular, seja homem ou mulher, iniciante ou não.

Para iniciar esse abdominal cheio de estilo você vai precisar de um colchonete e de um local livre para se deitar. A vantagem deste exercício é a praticidade da execução. Em casa ou na academia, saiba escolher um bom local para fazer a extensão das pernas. Esse exercício dependerá do apoio de um aparelho ou de uma parceria com o treinador ou um amigo.

Paulinha tem uma dica que não o fará sair de casa e assim não há desculpa para dias frios, chuva ou aquela preguiça de ir ao treino na academia. “Esse exercício é muito bacana, pois pode ser realizado no próprio quarto, onde as pernas da cama podem servir de apoio ao corpo”. Quem não tem cama com pernas, como os modelos box, quem sabe pode optar por uma mesa? É uma opção válida, mas nunca se esqueça de apoiar o seu corpo em um local que lhe dará segurança no movimento.

A respiração e as repetições pausadas, com velocidade moderada são fundamentais para a garantia de sucesso. Para Paulinha, quem pretende conquistar um abdômen sarado e de causar inveja deve investir nesse exercício um dia sim e um dia não durante a semana. Com genética privilegiada e sequinha, além de anos de intensidade nessas repetições, Paulinha Cunha pode se dar ao luxo de realizar esse exercício apenas duas vezes pela semana, em uma rotina de treino que não tem descanso, incluindo ainda o domingo em períodos de competição.

STEP BY STEP

1-O SHOW VAI COMEÇAR
Para iniciar esse exercício cheio de estilo você vai precisar de um colchonete e de um local livre para se deitar. Em casa ou na academia, escolha um bom local para fazer a extensão das pernas. Esse exercício dependerá do apoio de um aparelho. Com posição de isometria, com contração do abdômen e sem encostar os pés no chão, estenda todo o corpo com os pés unidos e também estendidos.


2- FLEXIONAR É PRECISO
Esse é um exercício que exige equilíbrio, portanto o apoio é tão importante na realização do mesmo. Após estender as pernas, flexione as mesmas e traga-as em direção ao tronco. É importante que os pés estejam unidos.


3- É HORA DE ELEVAR
Já com as pernas flexionadas, toda a atenção é necessária para não haver nenhum trauma na coluna. Nesse momento o tronco será elevado e toda a sustentação do corpo será concentrada nos ombros. Mantenha o corpo ereto. A respiração e a concentração são fundamentais. A velocidade é moderada, não se esqueça!


4- VOLTE AO INÍCIO
Após elevar as pernas já flexionadas, basta abaixá-las, assim como o tronco e manter a posição de isometria inicial. As repetições podem variar chegando à exaustão, como acontece com Paulinha Cunha. O ideal para iniciantes são 4 séries de 15 a 20 repetições.

Perfil da Campeã

Paula Cunha Silvestre
Atleta bodybuilder
Categoria: Body fitness
Data de nascimento: 09/07/1983
Onde: Franca – SP
Altura: 1,63m
Braços: 31cm
Tórax: 96cm
Off: 66kg
Pré: 57cm
Patrocinador: Body Action e www.prosportsnet.com.br
Equipe:
Parceiros:
Personal: David “Cabelão”
Treinador: Nortom James Murayama

Principais títulos:
2013 – Vice-campeã Paulista categoria body fitness – IFBB
2013 – Vice-campeã Estreantes categoria body fitness – IFBB
2012 – Campeã Sul Americana – NABBA BRASIL
2012 – 3º lugar Campeonato Brasileiro – NABBA
2012 – Campeã Paulista – FEPAM
2011 – 6º lugar no Campeonato Biodelta – NABBA
2011 – 7º lugar no Campeonato Brasileiro – NABBA
2011 – 3º lugar no Campeonato Paulista – FEPAM
2011 – Campeã Paulista Novos – FEPAM
2011 – Vice-campeã Paulista Estreantes – FEPAM

Cardápio da loira

Paula Cunha Silvestre consome cinco refeições sólidas, onde quatro delas consome ainda suplementos .

8h - 1° refeição
2 medidas de whey protein isolada
5g glutamina
5g BCAA guaraná com açaí
1g vitamina C
1 cápsula de thermogênico
1 cápsula de polivitamínico

10h30 - 2° refeição
60g frango
72g arroz integral

13h30 - 3° refeição
60g frango
109g batata doce
Salada de folhas à vontade
1 cápsula de óleo de cártamo
1 cápsula de thermogênico

16h30 - 4° refeição

60g de frango
72g de arroz integral
Porção de brócolis

22h30 - 5° refeição
60g de frango
109g de batata doce
Salada de folhas à vontade
1 cápsula de óleo de cártamo

Pré-treino

2 medidas de whey protein isolada
5g de glutamina
5g BCAA guaraná com açaí
1 dose de creatina
1g vitamina C

Intra treino

Somente água

Pós-treino

2 medidas de whey protein isolada
5g de glutamina
5g BCAA guaraná com açaí

Antes de dormir

2 medidas de caseína
5g de glutamina
Fonte: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO - ANO 06 - Nº25












 

SOBRE A SUPLEMENTAÇÃO

Uma revista conceituada voltada ao mercado fitness de praticantes de atividades físicas e consumidores de suplementos alimentares.

É distribuida em âmbito nacional, conta com as principais tendências e temas sobre esse segmento no Brasil, nos EUA, na Europa e no mundo.
YOUTUBE CHANNEL



REDES SOCIAIS

NAS BANCAS

Dani Tâmega - Edição nº32
Copyright Revista Suplementação
Desenvolvimento: FMSistema.net