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24 de outubro de 2017

Gabriela Ghedini dá dicas de alimentos para dormir melhor

A nutricionista lista quais alimentos podem ser consumidos antes de dormir e quais devem ser evitados para uma boa noite de sono

Gabriela Ghedini dá dicas de alimentos para dormir melhor

?Procure consumir alimentos fontes de triptofano como carboidratos encontrados na banana, aveia e arroz integral?, explica Gabriela.

Uma alimentação saudável aliada a exercícios físicos é uma arma poderosa contra a insônia. Ou seja, além de ajudar em um processo de emagrecimento, comer melhor implica em um sono com mais qualidade. É o que explica a nutricionista Gabriela Ghedini, formada em Nutrição pela Universidade Católica de Santos e pós-graduada pela Escola Paulista de Medicina. Especialista em emagrecimento e transformações de corpo, como definição muscular e aumento de massa corporal, a profissional elenca quais alimentos podem ser consumidos antes de dormir e quais devem ser evitados para uma boa noite de sono.

“Procure consumir alimentos fontes de triptofano como carboidratos encontrados na banana, aveia e arroz integral”, explica Gabriela. “Essa substância participa da formação da melatonina, hormônio responsável pelo sono e também melhora a produção de serotonina, que auxilia no relaxamento do corpo e da cabeça”. Outra dica é o consumo de alimentos com Vitamina B6, encontrada na semente de gergelim, fundamental para a conversão de triptofano em serotonina, tornando-o um alimento indispensável para o sono.

No jantar, a nutricionista indica alimentos fontes de Ômega 3 e gorduras consideradas “boas”, que auxiliam na regulação dos neurotransmissores, melhorando o humor, a ansiedade, a irritabilidade e a depressão, situações que interferem muito na qualidade do sono. “Entre esses alimentos temos a linhaça, o salmão, as oleoginosas, como castanhas, amêndoas e nozes, e o abacate”, exemplifica. E antes de dormir, Gabriela sugere a ingestão de líquidos calmantes. “Aquela dica das nossas avós, do cházinho de camomila ou do suco de maracujá, é sempre bem-vinda”, diz. “O maracujá tem efeito calmante e pode auxiliar no relaxamento antes de dormir. A camomila é uma erva com potente ação relaxante, principalmente quando consumido quente”.

E quais alimentos evitar durante à noite? Para um sono de qualidade, Gabriela Ghedini elenca o que deve ser evitado. Chocolate ao leite, café, guaraná, refrigerantes à base de coca, alta ingestão de carne vermelha, açúcares, chás escuros (preto, verde e branco), gengibre, canela e excesso de bebida alcoólica.  

Fonte: Gabriela Ghedini

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