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18 de maio de 2017

Prática de yoga melhora o desempenho de outros esportes

O yoga pode melhorar a vida não apenas daqueles que buscam a paz interior mas também de todos que buscam melhorar seu desempenho em qualquer tipo de esporte

Prática de yoga melhora o desempenho de outros esportes

As posturas realizadas durante a prática têm ação direta no desempenho de atividades físicas.

Quer saber como? Quem ensina é a professora de yoga Claudia Faria, no curso “Yoga para praticantes de atividade física”, realizado pelo Namu Cursos, plataforma de cursos online que incentiva as pessoas a buscarem um estilo de vida equilibrado. 

Unindo a experiência de 14 anos do yoga à prática de diversos esportes ao longo da vida, a professora Claudia Faria, de São Paulo, desenvolveu técnicas baseadas nos movimentos clássicos dos ramos Hata e Ashtanga yoga. “O curso foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos praticantes de esporte uma possibilidade de estimular seus pontos fracos, bem como compensar o desenvolvimento muscular de cada esporte e prevenir lesões”, explica Claudia. 

As posturas realizadas durante a prática têm ação direta no desempenho de atividades físicas. “Para os atletas, as técnicas são selecionadas de acordo com o esporte e a necessidade individual. A prática em si ajuda a aumentar flexibilidade, tônus muscular, equilíbrio, controle emocional, aumenta o poder de concentração, a capacidade de realização de objetivos pessoais e também ajuda a desenvolver raciocínio rápido e a autoconfiança, aumentando a resistência física e mental para permanecerem por mais tempo no seu limite”, diz Cláudia. 

Os benefícios variam bastante de acordo com o estilo. Pensando em como o yoga pode melhorar o desempenho em diversos esportes, o curso, dividido em nove aulas, tem a filosofia de um trabalho personalizado disponibilizando um formato para cada necessidade:

· Inicialmente, compreender os exercícios do Yoga para aqueles que nunca praticaram;

· Melhorar a resistência cardiovascular e condicionamento físico;

· Aperfeiçoar a resistência muscular e habilidade emocional e mental, a fim de ampliar os limites do corpo;

·Evitar lesões e pedalar melhor: a aula ensina a desenvolver tônus e resistência dos membros inferiores e compensar a musculatura utilizada no ciclismo e demais esportes que forçam muito as pernas.

· Evoluir sua corrida: Trata-se do desenvolvimento da capacidade pulmonar, controle e administração da respiração para ajudar a oxigenação muscular a fim de evitar a dor lateral no abdômen durante a iniciação da corrida e exercícios para fortalecer as articulações como: tornozelo, joelho e quadril. Assim como ajudar na performance de quem pratica esportes de longa duração e resistência.

· Melhorar seu consumo de ar no mergulho: Respirar pode ser algo simples, mas é mais complexo do que podemos imaginar. A sexta aula é focada em desenvolver a capacidade pulmonar, fortalecer os músculos auxiliares da respiração para melhorar a capacidade da Apneia, desenvolver força nos músculos do abdômen e costas!

· Yoga para lutadores: a intenção da aula é trabalhar e desenvolver a força no equilíbrio para criar uma base sólida e desenvolver agilidade.

· Aprimorar a flexibilidade e descontração das fibras musculares para evitar ruptura, estiramento e lesões causadas pela rigidez muscular, ideal para os frequentadores de academia.

· Do yoga à escalada: a última aula tem como objetivo fortalecer as articulações dos membros superiores, como dedos, punho, cotovelos e ombros. Além de desenvolver flexibilidade nas pernas e ganhar força e resistência no Core, costas, ombros e braços.  

 

Fonte: Claudia Faria

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