HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos no Brasil - SOLARIS NUTRITION

A Solaris Nutrition iniciou suas atividades há oito anos

História dos Suplementos no Brasil - SOLARIS NUTRITION 2004: A empresa é fundada e inicia suas atividades
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

A cidade de Cabreúva, além de ser uma das mais charmosas da sua região, está localizada em um ponto estratégico do interior paulista. Próxima das estradas mais importantes do estado, com acesso fácil às maiores cidades ao seu redor, como Campinas, Jundiaí, Sorocaba e São Paulo, o município foi escolhido pelo diretor presidente e fundador Luiz Carlos da Silva para abrigar a sede de sua empresa fabricante de suplementos alimentares, com o objetivo de reduzir os valores de frete. Foi no dia 29 de Julho de 2004 que a Solaris Nutrition foi fundada, mas somente dois anos depois ela começou a vender seus produtos.

Luiz Carlos explica que, logo no início, a empresa começou a registrar todos os suplementos juntos à Anvisa e o processo durou um ano. No entanto, a espera foi positiva para a estruturação da empresa. “Provavelmente nenhuma outra indústria brasileira de suplementos tenha começado com uma estrutura tão adequada como a nossa”, enfatiza Luiz Carlos. Retomando nossos arquivos de matérias, que já contaram a história de muitas dessas empresas, notamos que é mesmo um começo ímpar. “Equipamos nossa empresa com o maquinário de ponta, iniciamos as contratações de pessoas com experiência no setor e tivemos para isso todo o tempo de espera dos registros da ANVISA”, conta. Mas erra quem pensa que a Solaris Nutrition foi a primeira incursão empreendedora de Luiz Carlos. O empresário conta que operou por nove anos uma empresa de aditivos para alimentos que se tornou a maior companhia de aditivos para leite e carne de todo o Mercosul, para a qual foi feita uma proposta de compra. “Após a venda desta empresa, tínhamos um contrato que nos impedia de criar uma concorrente, portanto decidi me manter na área de alimentos investindo em suplementos para esportistas, pois trata-se de um segmento que mantém semelhanças com aditivos e algumas matérias-primas e equipamentos com os quais eu já tinha experiência”, explica.

É por esses motivos que a Solaris agregou tanto know-how e tanto potencial desde o começo. Luiz Carlos conta que ele e Fábio Severo, um dos sócios da empresa, tem formação em engenharia e administração de empresas. Além disso, Luiz Carlos conta que é pós-graduado em administração, estratégia e marketing pela Universidade de Harvard, além de pós-graduação em coaching pelo Tavistok, tradicional instituto de Londres. Whey: a base de tudo O whey protein pode ser considerado a base dos suplementos alimentares. É o mais vendido de todos, e ainda está incluso nos conhecimentos iniciais da empresa. Luiz Carlos conta que, antes de ter envolvimento com o setor de suplementos, já trabalhava com o WPC (Whey Protein Concentrate). “No empreendimento anterior, fomos os pioneiros em introduzir WPC no Brasil para a aplicação em produtos lácteos”, orgulha-se. Por meio das pesquisas iniciais da empresa, Luiz Carlos conta que o whey foi identificado como o suplemento com maior volume de vendas. “Assim, lançamos inicialmente uma linha de wheys com concentração de 73%”. Ele conta que, até hoje, o whey é um produto muito importante do catálogo. “O produto não sofreu mudanças ao longo do tempo em sua formulação, apenas nos rótulos”. Obstáculos e barreiras Um empreendimento de sucesso não pode ser considerado assim se não tiver dificuldades a serem enfrentadas. Luiz Carlos conta que gerar capital de giro neste negócio é uma das maiores adversidades a serem enfrentadas. “Os prazos dados aos clientes são muito superiores aos prazos que temos com os nossos fornecedores, assim há necessidade de investir mensalmente em capital de giro”, confirma. O empresário ainda elenca outros empecilhos existentes atualmente, como a falta de fiscalização nas empresas do ramo. “Há um risco em relação ao aumento do número de empresas, pois sem fiscalização há empresas que não contam com a menor estrutura de produção ou controle de qualidade”, critica. Ele também lembra que a localização em Cabreúva já não é mais uma vantagem. “Hoje, não há vantagens na região, pois além de não termos as vantagens do preço industrial, é difícil encontrar mão-de-obra e o custo do frete se tornou altíssimo graças aos vários pedágios ao nosso redor”.

No entanto, as dificuldades não impedem a Solaris Nutrition de sonhar alto e investir no crescimento. Hoje, a empresa conta com 60 funcionários e está entre as cinco maiores fabricantes de suplementos alimentares do Brasil. Além de ter crescido, em média, 100% ao ano nos últimos três anos, é a única empresa nacional da área de suplementos que com o selo de qualidade IS0 9001 – e baseado no certificado, há pesquisas elaboradas pelos assistentes de vendas, com o objetivo de facilitar o trabalho dos vendedores externos, que são os principais responsáveis por conquistar o público e divulgar a marca. “Também fomos pioneiros ao melhorar o sabor dos produtos comercializados e ao introduzirmos as cápsulas de clorofila”, completa Luiz Carlos. De acordo com a empresa, a clorofila funciona como um antioxidante, além de ser uma fonte rica de vitaminas e minerais.

Ela auxilia também no processo de redução das impurezas do organismo, como uma espécie de “agente de limpeza” da corrente sanguínea, do intestino e dos pulmões, inibindo formações de células cancerígenas. Ainda de acordo com Luiz Carlos, a Solaris foi pioneira também em incluir Frutooligossacarídeos (FOS) na fórmula de seus produtos. FOS são fibras solúveis naturais que regeneram a flora intestinal, potencializando o crescimento de microrganismos benéficos à saúde e, consequentemente, melhoram o funcionamento intestinal e a absorção de nutrientes. Esse efeito é conhecido como prebiótico. Crescimento à vista No momento, a Solaris está construindo uma nova fábrica de 6.000 m² e já tem uma linha de quase 100 produtos diferentes e 100 mil unidades vendidas por mês. Atualmente, o objetivo da fábrica é oferecer a maior variedade possível de produtos de qualidade, que tenham preços acessíveis e que tenham sido desenvolvidos e produzidos com as melhores condições tecnológicas.

Para isso, a empresa se apoia em uma equipe de profissionais treinados para atender as necessidades do ascendente mercado de suplementos alimentares, que se encontra cada vez mais forte em nível nacional e internacional. Tendo como principal foco o bem-estar, a empresa busca agradar atletas, esportistas e todos aqueles que buscam mais disposição, rendimento e alto desempenho. Dessa maneira, a Solaris Nutrition mostra por que investe na melhoria do sabor de seus suplementos. Dentre os consumidores o custo-benefício aliado ao gosto saboroso costumam ser os principais elogios à marca.

Com uma história que caminha ao lado do sucesso desde seu princípio, a Solaris Nutrition faz jus ao seu nome, e segue iluminada pelo conhecimento pouco visto nas outras fabricantes de suplementos.

LINHA DO TEMPO

2004: A empresa é fundada e inicia suas atividades

2005: São feitos os primeiros registros

2006: Começam a ser comercializados os primeiros produtos

2007: Novos produtos são lançados, como os termogênicos

2008: A Solaris recebe a certificação ISSO 9001

2009: A empresa promove uma alteração na estrutura comercial e contrata um gerente nacional de vendas

2010: A linha de produtos é ampliada e inicia-se uma nova linha de rótulos

2011: As equipes comercial e de marketing são consolidadas

2012: É criada uma nova diretoria de marketing. A empresa sofre ampliação em sua estrutura.

Comentários