MATÉRIAS DE CAPA

Edição 21, Aryane Steinkopf

Com uma forma física que dispensa qualquer cartão comercial, a ex-panicat, ensina como conquistar a boa forma sem contar calorias

A carne vermelha entra na dieta da loira só duas vezes na semana

Já imaginou entrar em um consultório em busca de uma orientação nutricional e dar de cara com uma loira que mais parece uma versão bem brasileira da boneca Barbie, com medidas esculturais que são o sonho feminino e a perdição masculina, ocupando a cadeira da especialista? Bem, até o segundo semestre de 2011 essa cena não só era possível como se repetiu algumas vezes na cidade de Vila Velha, Espírito Santo.

É que antes de ser lançada para a fama, mostrando toda sua exuberância como assistente de palco do programa ‘Pânico Na TV’, Aryane Steinkopf batalhou por sua formação profissional como nutricionista e chegou a atender em um consultório durante cerca de quatro meses. “Entrei na faculdade com 18 anos, sempre me interessei por essa área. Primeiro, gostava muito da parte da gastronomia, adoro cozinhar, mas durante o curso fui me apaixonando pelo atendimento em consultório, pela rotina de passar uma orientação nutricional, de acompanhar mesmo o progresso da dieta”, revela. Última panicat a integrar o time das musas antes da mudança de emissoras, a gata seguiu o sábio conselho do pai de investir na educação, antes de enveredar pelo mundo dos flashs e da telinha.

“Sempre sonhei com a carreira artística, desde pequena eu queria estar na televisão. Participava de concursos para ver se conseguia uma vaga nos programas”, lembra. “Mas minha cidade não tem uma emissora, então era mais difícil ainda. Meu pai me dizia: primeiro você estuda depois vai buscar esse lado porque é um mundo muito incerto”, lembra. Mas já durante a faculdade, a nega loira, como é carinhosamente chamada por muitos de seus fãs, começou a atuar em desfiles, produzir alguns ensaios fotográficos e participar de eventos. Foi assim que surgiu o convite para o humorístico.

Depois de quase seis meses no ar, além de deixar os marmanjos babando e matar as mulheres de inveja com seu corpão, que combina a proporção ideal de cinturinha finíssima, pernas grossas e bumbum grande, ela aprendeu a deixar de lado a timidez e investir em projetos que a desafiem. Fora do ar topou a missão de ficar nua em plena Av. Paulista para protagonizar o ensaio de uma publicação masculina, o que lhe rendeu o recorde de vendas da revista na primeira metade do ano e o título de “mulher mais gostosa do planeta”. E aceitou embarcar para Portugal para encenar o clipe com cenas de romance e nudez “Já não quero olhar”, do cantor angolano Adi Cruz. “Eu me envolvo com a produção. Pesquiso, proponho ideias”. Realmente, a loira de sobrenome alemão e descendência que mistura etnias já chega preparada para o trabalho. Pergunta, opina, sugere figurino, checa o resultado, aprova ou desaprova. “Sou assim mesmo! Para a marca de biquínis que estou lançando, por exemplo, eu mesma desenhei vários modelos e escolhi pessoalmente os tecidos”, revela. E é também essa característica que faz com ela não tenha previsão, pelo menos por enquanto, de ver a cena do início do texto se repetindo. “Para atender no consultório preciso ter tempo para acompanhar os pacientes. É preciso estar disponível, focada e continuar estudando para acompanhar a evolução das dietas.

Com a rotina de eventos que tenho hoje isso não seria possível. Então, vou me dedicar a esse sonho”. Receita da gata Se a possibilidade de estar frente a frente em um consultório com a ex-panicat – que nos perdoem o clichê é, sim, mais bonita pessoalmente – é remota, pode ser que você ainda consiga um dia fazer uma refeição saudável idealizada por ela. Gostaria muito de ser empresária do ramo alimentício”, confessa. “Tenho um projeto de investir em um restaurante que ofereça opções saudáveis e gostosas. Vejo que existem poucos lugares com esse foco”. Você sempre lê aqui que as musas preparam sua comida e saem de casa levando várias marmitas para consumir ao longo do dia, mas acaba não conseguindo fazer o mesmo? Até tenta, mas não fica muito tempo em uma dieta restritiva, com baixo consumo de carboidratos? Acaba enjoando daquela dieta que repete a mesma combinação durante muito tempo? A Aryane é igual! “Eu não consigo fazer assim! Vejo que muitas meninas fazem e funciona, mas para mim não dá”, revela. “Eu não consigo comer a mesma coisa a semana inteira, preciso variar os alimentos. Consigo fazer dietas sem carboidrato depois das sete horas da noite por um período, para fazer um trabalho específico, por exemplo, mas não é algo que adotaria para sempre”. Ela também não conta calorias.

“Quando você segue uma orientação nutricional não tem porque contar calorias”, acredita. Mas não precisa ficar imaginando que ela é a única que pode fazer isso sem engordar. Nada do que foi dito significa que ela come sem medidas. Muito pelo contrário, ela mesma controla e prepara sua alimentação, que tem regras que podem ser adotadas por muitos sem medo. “Procuro consumir alimentos naturais, preparar minhas refeições”. Frutas, legumes, verduras, alimentos integrais, carnes magras e pouquíssimo sal fazem parte do seu cardápio diário. “Sempre quebro meu jejum com mix de frutas, aveia e mel, torrada de pão de forma integral com queijo branco e peito de peru e suco de fruta”, diz. “Não como pão francês, embuxa muito!”, brinca. A carne vermelha entra na dieta da loira só duas vezes na semana e para variar a fonte de proteínas ela coloca em ação seus dotes de mestre cuca. “Não tem empregadinha que cozinha, não! Faço uma omelete com legumes, filé de tilápia grelhado e invento algumas receitas”, revela. Foi assim que surgiu a receita de strogonoff que ela ensina com exclusividade aqui, uma versão proteica e saudável do picadinho que leva frango e creme de leite.

Outro segredo da boa forma da capixaba está em sempre fazer escolhas saudáveis, independente do lugar onde esteja. “Não gosto de comer fora de casa, prefiro eu mesma preparar minha refeição, escolher os ingredientes naturais, mas se precisar procuro escolher o que é mais saudável”, conta. Antes de partir para um evento ela garante uma refeição saudável em casa ou no hotel. “Eu não tenho uma rotina comum, sempre estou trabalhando quase a noite toda. Mas sempre como algo saudável antes dos eventos, quase nunca como salgadinhos e canapés e procuro evitar as bebidas alcoólicas. Se estiver sem opção para uma refeição saudável, recorre a uma barrinha de proteína, que carrega sempre na bolsa. “Antes eu tomava um shake com whey, mas acabei enjoado e substitui pela barra”, conta. “Hoje em dia as barrinhas de whey se popularizaram bastante, existem várias marcas com um bom custo-benefício. É só ficar atento à quantidade de proteína que faz parte da composição do suplemento”. Aryane fala dos suplementos com conhecimento profissional e experiência de consumo. A lista substâncias que a ajudaram a conquistar o corpão já foi bem maior. “

Além de whey protein, já utilizei proteína de carne e vários outros suplementos para ganho de massa muscular”, conta. Hoje fazem parte da sua dieta um pré-treino com um blend de estimulantes como cafeína, erva mate, taurina e beta-alanina; arginina e creatina, suplemento importando com BCAA e glutamina e chá verde. As mudanças nessa lista são acompanhadas de perto pelo nutrólogo Dr. Danny Cesar Jumes, que realiza regularmente exames para checar como andam as taxas de vitaminas da loira. “Eu não tive tempo de me especializar em nutrologia esportiva e este é um dos focos do Dr. Danny. Eu sigo várias dicas dele, que sempre traz novas ideias sobre alimentos saudáveis, conselhos sobre o que comer e quando comer”. Confira a dieta completa de Aryane no quadro “Uma escolha saudável de cada vez!”. No pain, no gain “Sem sofrimento não há resultado”. A tradução de um dos bordões mais utilizados no universo fitness se encaixa também à realidade da loira de curvas perfeitas. Ao contrário de muitas musas, que sustentam o discurso de que mantém o corpo com certa facilidade, Aryane confessa que é preciso muito foco e dedicação para manter o shape em dia. “Ao contrário do que muita gente pensa eu não tenho muitas horas para malhar! E quando você chega a um nível de musculação mais avançado, depois de muitos anos praticando, tem que pegar pesado para continuar evoluindo”, lembra. “Não tem essa de manutenção! Eu malho com número de repetições e peso sempre altos”.

E já foi ainda mais difícil, garante a musa. Apesar ter sido abençoada pela genética ela pegou muito pesado na musculação para transformar seu perfil de mulher magra, mas com curvas em gostosa, como ela define. “Eu conheci o mundo da musculação com uns quinze anos de idade, eu era uma magra com curvas. Eu já via as meninas com o corpão, com aquele pernão e bunda grande e dura, e também queria ficar assim!”, conta. “Peguei pesado logo de cara e me apaixonei. Pesava uns cinquenta e poucos quilos e treinei para ganhar uma perna bem torneada para equilibrar com o quadril”. Quase uma década depois desse início, o foco de Aryane continua parecido. “Sempre priorizei as pernas e o quadril! Quem tem bunda grande precisa malhar muito senão ela cai! Aí já viu, quanto maior, pior é o estrago”, brinca. “Eu vou ficar velhinha e ainda vou estar lá malhando para o bumbum não cair”, prevê ela, que chega a fazer exercícios com caneleiras de até 20kg em cada perna, mesmo no glúteos quatro apoios, por exemplo. O treino da ex-panicat é acompanhado de perto pelo personal trainner Uarlei Almeida, que procura sempre propor novos desafios para que a musculatura da gata tenha estímulos diferentes para se desenvolver. “Tenho uma base de treino, mas ele vai modificando de acordo com o dia. Às vezes me coloca para fazer um treino de resistência, em outras vamos até a falha muscular. Não quero crescer, nem ficar mais rasgada. Não tenho genética para isso e precisaria de um sacrifício absurdo”, detalha.

“Eu gosto muito de fazer exercícios combinados. Se estou fazendo uma série de dez repetições de um movimento para o glúteo com a perna flexionada, por exemplo, emendo mais dez com a perna esticada”. Outra regra de seu treino é o número de séries e repetições. “Faço tudo com pelo menos quatro séries de dez a 12 repetições”, Ao todo, ela separa no máximo 50 minutos do seu dia para os treinos de musculação. “Treino pelo menos quatro vezes por semana com pesos. Sou bem focada, chego, faço o treino e vou embora”, conta. E se na dieta ela não se considera uma “psicopata”, é no treino que ela compensa qualquer deslize. “Sou daquele tipo que se não conseguir ir à academia em um dia, no outro pega ainda mais pesado para compensar”, confessa. Ainda não descobriu como gostar de musculação, mas quer um corpo igual ao da Aryane? Então siga a dica da gata para persistir no trabalho com os pesos. “Foque no resultado que a musculação vai te dar! É cansativo é, é doloroso é, mas o resultado é garantido e proporcional ao seu esforço”, indica.

“Compensa muito, você vai perceber as mudanças no seu copo logo. Pensa apenas no objetivo”. Além da musculação, ela também investe em exercícios aeróbicos. “Faço transport por 40 minutos pelo menos duas vezes na semana”, revela. Musa dos octógonos, ela já chegou a treinar boxe tailandês. “Eu adoro lutas! Já cheguei a treinar muay thai, mas parei. Tenho dificuldade em ganhar massa muscular e facilidade em perder e como é uma atividade que queima muitas calorias preferi me focar só na musculação”, conta. “Aliás, eu indico! Se você está querendo emagrecer faça uma luta! Elas trabalham muitos grupos musculares ao mesmo tempo e fazem perder muito peso!”. Escolha você! A loira garante que não existe essa de chutar o balde. “Reservo um dia na semana para comer alguma coisa que eu gosto e como em uma quantidade pequena. Quando você tem uma dieta e treina regradinha uma regalia já te satisfaz. Não tem porque enfiar o pé na jaca de vez”, conta. Para ela, esse é o principal erro que cometemos no processo de deixar de lado antigos hábitos em busca do corpo dos sonhos. “A pessoas cometem um deslize e acham que está tudo perdido”, diz. “Não pode desistir! Não pode achar que porque você não foi um dia na academia e comeu um sanduíche é melhor continuar comendo errado nos próximos cinco dias ou até que o mês acabe, e aí você começa tudo zeradinho na segunda-feira”, descreve uma cena comum. “Isso só piora a situação”. A loira leva sua rotina no melhor estilo “uma escolha saudável de cada vez” e acredita que essa é a melhor dica que pode dar para quem pergunta: como ter um corpão igual ao seu? “Não tem essa de não deu hoje, amanhã eu começo”, diz. “Não deu nessa refeição, na próxima vai dar. Abusou na comida, compensa na malhação!”

 

Barbie “Made in Brasil”

Aryane Steinkopf

Data de nascimento: 14 de dezembro de 1987

Local: Vila Velha - ES

Atura: 1,67m

Peso: 62kg

Busto: 92cm

Cintura: 67cm

Quadril: 104cm

Perna: 61cm

Parceiros: Academia Eco Fit, Biquini Brasil

Nas redes Facebook

Fanpage: paginaoficial.aryane

Perfil: aryaneoficial

Siga no twitter @aryaneoficial

Especialidade da gata!

Strogonoff Proteico Aryane aproveita os conhecimentos da formação em nutrição para inovar na dieta. Entre as receitas criadas por ela está uma versão saudável e nutritiva do tradicional picadinho que leva carne e champignons. Aprenda a fazer e inclua na sua rotina. “Fica uma delícia!”, garante a mestre cuca.

Ingredientes

½ kg de peito de frango (3 filés para cada pessoa em média)

4 claras de ovos cozidos 209g

(1 lata) de creme de leite light 200g

(1 lata) de milho em conserva 300g

(1 vidro pequeno) de palmito em conserva 228g

(1 lata média) de champignon

1 colher (sopa) de extrato de tomate

1 cenoura grande

Cebola e alho Sal a gosto

Modo de fazer

Cozinhe os ovos, separe as claras das gemas e reserve. Cozinhe a cenoura, corte em rodelas e reserve. Corte o peito de frango em cubos e leve ao fogo com alho e cebola picados. Refogue até que o frango fique dourado e, em seguida, acrescente o extrato de tomate. Mexa bem, adicione o milho, o palmito, o champignon, a cenoura e as claras de ovo cozidas e picada em cubos. Deixe cozinhar por alguns minutos. Abaixe o fogo e acrescente o creme de leite.

Uma escolha saudável de cada vez!

A ex-panicat segue uma orientação nutricional pensada para seu estilo de vida.

Procura sempre fazer escolhas saudáveis, independente da rotina de viagens e eventos

 

 

Café da manhã

Tigela de frutas: banana, morango e mamão picados, aveia e mel 1 torrada de pão de forma integral com queijo branco e peito de peru

Suco de laranja ou de outra fruta

 

 

Lanche

1 fruta (maça ou pêra)

1 copo de chá verde

 

 

Almoço

Arroz integral e feijão ou macarrão integral Filé de frango grelhado ou filé de peixe. (Duas vezes na semana ela substitui o grelhado por carne vermelha) Legumes cozidos (couve flor, cenoura cozida, vagem, brócolis) Salada de folhas

 

Lanche 1

1 copo de chá verde

1 barra de whey protein

 

Lanche 2

Tigela de frutas: banana, morango e mamão picados, aveia e mel 1 torrada ou sanduíche de pão de forma integral com queijo branco e peito de peru Suco de laranja ou de outra fruta 1 copo de iogurte

 

Pré-treino

(40 minutos antes do treino)

Shake de suplemento importando ultraconcentrado com blend de estimulantes como cafeína, erva mate, taurina e beta-alanina; arginina e creatina

Pós-treino

Shake com 1 scoop de suplemento importando com BCAA e glutamina Jantar 1 grelhado (frango ou peixe) Salada de folha 1 colher de arroz integral ou macarrão integral

(No período de preparação para eventos ela corta temporariamente o carboidrato da última refeição)

Comentários