Independente da sua meta nutricional - perder peso, ganhar mais músculos ou manter a saúde em dia - a proteína deve, com toda certeza, fazer parte do seu cardápio habitual. E para garantir que você não caia em uma rotina alimentar, processo que faz com que enjoe dos alimentos e fique mais vulnerável a sair da deita, a nutricionista Liliany de Magalhães Faicari ensina uma receita de hambúrguer feito à base de carnes magras e whey protein, que pode substituir o grelhado de todo santo dia. “O hambúrguer pode ser feito com carnes que possuem pouca gordura como o patinho, o miolo da paleta ou o acém”, ensina.
“A receita é uma forma diferente de consumir suplemento complementando sua alimentação de forma saudável. Precisamos apenas ficar atentos à quantidade consumida de acordo com a necessidade individual”. Pesquisadora científica de alimentos, alimentação e nutrição, Liliany explica que o hambúrguer super proteico é indicado para as principais refeições do dia, como o almoço e o jantar, e também depois de um treino intenso. “
As carnes podem ser consumidas diariamente. A variedade de alimentos é indicada para consumir aproximadamente duas vezes por semana, intercalando com outros tipos de carne ou ovos”, afirma. “Por ser hiperproteico, seria interessante consumir também após uma hora de treino, em que acontece o maior pico de absorção da proteína”. Para quem quer uma versão ainda mais levinha da receita, é preciso estar atento à quantidade e ao tipo de óleo usado. “Use pouco óleo no preparo. Os mais saudáveis são os de canola, soja, milho e girassol”, lista. Mas se a ideia for abolir mesmo a fritura do cardápio é possível levar os bolinhos ao forno. “Neste caso, basta colocar em uma forma antiaderente e assar até ficar dourado”. Só não vale usar o hambúrguer como desculpa para um sanduíche super calórico do tipo que comporta tudo entre dois pães!
Os acompanhamentos da receita também devem seguir a linha para manter a escolha saudável. “Pode ser consumido com pão integral e vegetais, nos lanches, ou acompanhado de arroz, de preferência integral, com legumes refogados!”, recomenda. Liliany explica ainda que não existem perdas nutricionais significativas no passo a passo da receita. “Diferente dos alimentos funcionais, as proteínas não têm uma função, são apenas uma cadeia de aminoácidos! E com a desnaturação, que acontece no processo de digestão, todos os aminoácidos continuam lá, portanto nada muda”. Então, mãos à massa!
HAMBÚRGUER SUPER PROTEICO
Ingredientes:
500g de carne moída (patinho ou carne com pouca gordura)
60g (1 unidade) cebola ralada 50g (1 unidade)
ovo 31g (2 medidas) whey protein sabor natural
4g (1 dente) alho 20g (2 colheres de sopa)
salsinha picada 5g (pitada)
sal 1g (pitada)
pimenta do reino -óleo para fritar
Modo de fazer
1.Misture bem todos os ingredientes;
2.Faça os hambúrgueres, usando uma forma própria ou moldando com as mãos;
3.Fritar em frigideira anti-aderente com 1 fio de óleo.
Rendimento: aproximadamente 5 porções (100g cada)
Tempo de preparo: 30 minutos
Valor nutricional
Porção 100g
Valor calórico: 254,42kcal
Carboidrato: 2,07g
Proteína: 42,2g Lipídio: 8,6g
Comentários