A Glucosamina e a Condroitina são substâncias naturais utilizadas mundialmente para combater doenças como a osteoartrose devido a seus efeitos biológicos sobre a cartilagem articular, promovendo aumento da síntese da matriz cartilaginosa, aumento da produção de ácido hialurônico pelos sinoviócitos e inibindo enzimas responsáveis pela degradação da cartilagem. Ou seja, são excelentes para fortalecer as cartilagens e evitar a degradação excessiva das mesmas.
Doenças como a osteoartrite e osteoartrose são crônicas às articulações e levam a uma incapacidade funcional progressiva. Elas não são necessariamente derivadas da velhice, porém uma vez instalada, tendem a progredir negativamente com a idade. A osteoartrite acontece devido a uma perda da capacidade funcional das articulações e avança com sintomas como dor constante e mal-estar. Algumas pessoas tendem a fazer tratamento com aspirinas e anti-inflamatórios, o que gera um resultado apenas temporário, pois a dor é simplesmente maquiada e não resolve o problema. O uso de Glucosamina e Condroitina pode trazer excelentes resultados aos usuários que são ativos em atividades como o exercício resistido.
A Glucosamina , conhecida pelo nome científico de N-acetil-glucosamina é um composto derivado do metabolismo da glicose e é importantíssimo para as articulações e a cartilagem. Ela auxilia na produção de líquido sinovial, um importante lubrificante articular e também auxilia na produção de proteoglicans, que são moléculas absorventes de impacto e choque encontradas na cartilagem. Já as Condroitinas são formadas basicamente por unidades dissacarídeas repetitivas de ácido glucurônico. São derivados da glucosamina e tem como função principal reforçar a flexibilidade de todos os tecidos finos conjuntivos do corpo.
No mercado dos suplementos existem vários produtos desta linha que promovem a melhora das cartilagens e articulações e neles além dessas duas substâncias benéficas a saúde e estão também nutrientes adicionais, como é o caso da cartilagem de tubarão, que se considerada seca e inalterada, é composta por 41% de cinza, 39% de proteínas, 12% de carboidratos complexos, 7% de água, menos de 1% de fibra e 0,3% de gordura. A cinza está composta na proporção de cerca de 55 a 60% de cálcio e fósforo na proporção de duas partes de cálcio por uma de fósforo. Os altos índices desses compostos resultam na calcificação da cartilagem, em especial a da coluna vertebral, excelentes para o pessoal da musculação que agacha com cargas pesadas e treina com intensidades altíssimas. Os suplementos para as articulações também são compostos por gelatina hidrolisada — rica em colágeno — que é a base do tecido fino conectivo encontrada em ossos, dentes, pele, discos vertebrais, paredes capilares e cartilagens. Outro composto interessante adicionado às fórmulas desses suplementos é a Vitamina C (Ácido Ascórbico), um poderosíssimo antioxidante que é essencial para a produção endógena de colágeno e reconstrução dos tecidos finos conjuntivos do corpo.
A posologia indicada em grande parte dos estudos realizados com sucesso está na composição de 1500mg de Glucosamina e 1200mg de Condroitina e é recomendada a utilização em uma só dose do composto na refeição que antecede o treino. Conforme puderam conferir, podemos conseguir excelentes resultados com o uso deste produto, mas cuidado com alguns produtos da linha que ofereçam como posologia, doses inferiores à mínima recomendada. Como todos já sabem, mas nunca é demais salientar, a individualidade biológica é uma vertente que nunca deve ser ignorada. O artigo serve como um informativo e não como prescrição.
Comentários