FIQUE POR DENTRO

Dentes limpos, coração saudável

Na maioria das vezes, os sintomas dos problemas cardíacos só aparecem quando a enfermidade está avançada, o que reduz as chances de cura.

Dentes limpos, coração saudável

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 33% dos óbitos no Brasil em 2011 estavam relacionados com problemas cardiovasculares. Na maioria das vezes, os sintomas dos problemas cardíacos só aparecem quando a enfermidade está avançada, o que reduz as chances de cura. Para evitar problemas no coração, sabemos como é importante praticar atividades físicas, manter alimentação equilibrada e controlar o colesterol e a pressão sanguínea. Mas o que nem todos sabem é que a saúde bucal também está relacionada ao coração. "O corpo é um sistema integrado e as doenças que afetam a gengiva, ossos e ligamentos em volta dos dentes estão diretamente ligadas aos problemas cardiovasculares”, sintetiza o ortodontista e ortopedista facial Gerson Köhler.

Segundo pesquisadores do Instituto Norte Americano de Saúde, inflamações bucais como cáries, gengivite e periodontite, aumentam em 25% as chances de doenças cardiovasculares. Tudo isso porque as bactérias presentes nas gengivas entram na corrente sanguínea e se instalam nas válvulas cardíacas e na camada interna do coração. “Isso pode causar endocardite, uma infecção que pode levar o indivíduo à morte”, destaca o especialista. Portanto, além de escovar bem os dentes e usar fio dental, evite ingerir açúcares e alimentos ricos em amido, que favorecem a proliferação das bactérias, assim como beliscar entre as refeições. “É fundamental ir ao dentista regularmente”, lembra Köhler.

Comentários