SAÚDE

Doença de Alzheimer pode ser evitada, percebida e controlada com antecedência

As causas da doença ainda são desconhecidas e não há cura, mas quanto antes ela for detectada, melhor será seu controle e tratamento.

Doença de Alzheimer pode ser evitada, percebida e controlada com antecedência As causas da doença ainda são desconhecidas e não há cura, mas quanto antes ela for detectada, melhor será seu controle e tratamento.
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

A doença de Alzheimer acomete cerca de 1,2 milhão de pessoas no Brasil. Por ser de evolução lenta, seu início pode passar despercebido e é preciso estar atento. “Se um membro da família apresentar dificuldades de memória ou mudanças no comportamento, problemas motores ou complicações para realizar tarefas rotineiras, é recomendado encaminhá-lo para a avaliação de um especialista, principalmente se for idoso”, alerta Cássio Bottino, psiquiatra e coordenador do Programa Terceira Idade, do Instituto de Psiquiatria da USP (HCFMUSP).

As causas da doença ainda são desconhecidas e não há cura, mas quanto antes ela for detectada, melhor será seu controle e tratamento. Existem medicamentos que retardam a evolução da doença ou minimizam os efeitos no humor. Para prevenir a Doença de Alzheimer, é necessário manter uma vida saudável. “Exercícios de lógica, jogos de tabuleiro, alimentação adequada e a prática regular de atividades físicas também ajudam a evitar o declínio cognitivo do paciente e contribuem positivamente com o sucesso do tratamento”, finaliza Bottino. Estudos afirmam que a suplementação com ômega 3 é capaz de estagnar o desenvolvimento da doença.

Comentários