NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: MMA com Lyoto Machida

Invicto no Ultimate Fighting Championship, o brasileiro que é faixa preta em caratê vem impondo um novo jeito de vencer no hall das Artes Marciais Misturadas

Nutrição e Esporte: MMA com Lyoto Machida Lyoto Machida
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Com 15 lutas na modalidade, Lyoto Machida já tem seu nome registrado 

na história do MMA —Mixed Martial Arts desde a noite em que nocauteou o norteamericano até então invencível Rashad Evans na edição de número 98 do UFC, tornando-se o vencedor do cinturão dos meio-pesados e dono de um prêmio de US$ 60 mil. Em uma luta quase perfeita, que aconteceu no mês de maio em Las Vegas, o atleta de 31 anos conhecido também pelo de apelido de Dragão arrancou elogios do público, dos críticos do esporte e dos organizadores do evento e confirmou no octógono — ou ringue — porque está sendo considerando o novo rei da competição. Terceiro maior vencedor em atividade, contando as cinco categorias do esporte, Machida é filho de pai japonês e mãe brasileira e cresceu emmeio às artes marciais. O patriarca do clã Machida, Yoshinzo, aportou no Brasil em 1968 e foi responsável por implantar e difundir a arte milenar do caratê. Foi com o pai que o atleta aprendeu a lutar e ganhou também a disciplina necessária para chegar à posição atual.

Adversário interno 

Dono de um metabolismo que favorece o ganho de peso, Machida prefere adotar a tática do autocontrole quando o assunto é a escolha do que vai para sua mesa. “Ganho peso fácil, por isso sempre cuido da alimentação e estou de olho na balança”, diz. A preocupação do atleta tem fundamento, as imagens da eterna disputa entre lutadores e o próprio peso, assim como o efeito do emagrece e engorda são comuns no meio em que atua, afinal são exatamente os ponteiros da balança que determinam em que categoria o atleta pode disputar. “Me controlo para não ganhar muitos quilos e ter que passar pelo sacrifício de perder peso antes da luta”. Acostumado a fazer seis refeições por dia, no início de sua carreira Machida já chegou a estar 8 quilos abaixo do seu peso quando passava por um treinamento internacional que contemplava apenas poucas refeições e um regime de isolamento total. Em sua biografia oficial, o atleta declara que esses foram os oito meses mais difíceis da sua vida. Hoje o atleta conta que prefere adotar uma alimentação natural e até se permite — de vez em quando — sair da linha. “Não conto o número de calorias ingeridas por dia, mas não abro mão dos alimentos saudáveis. Minha alimentação é sempre à base de cereais, frutas, peixe e carne vermelha”, revela o campeão. “Lógico que longe das lutas, aos finais de semana, dou uma fugida”.

Meditação e Porrada 

Parece contraditório, mas não é! Além de uma pesada rotina de treinamentos que inclui condicionamento físico, resistência muscular e técnicas de agilidade , o trabalho se inicia todas as manhãs com seções de 10 a 15 minutos de meditação. “Quanto mais me concentro, melhor o rendimento. É um exercício contínuo antes e durante as lutas”, conta. Machida treina seis dias por semana, intercalando diferentes modalidades de exercícios, no total são cerca de cinco horas dedicadas ao esporte todos os dias. “No começo, eu exagerava. Fazia treinos desnecessários, chegava a sete horas diárias”. A carga puxada é dividida por dias da semana: às segundas, quartas e sextas-feiras na parte da manhã o atleta realiza treinamentos de pliometria, técnica que combina movimentos rápidos e trazem ganho de agilidade e força, e Jiu-Jitsu. Na parte da tarde é vez de se dedicar ao caratê e aprimorar seu estilo de luta.

Às terças quintas e sábados o lutador dedica suas manhãs ao treinamento que simulam as lutas — chamados na linguagem dos ringues de sparrings — na parte da tarde desses dias o trabalho é aeróbico e de musculação. Descanso? Só depois das lutas e ainda assim sem deixar de lado o exercício físico. “Na recuperação, continuo um treino leve, fazendo o que eu gosto, mas sem muito compromisso”, diz. “Fico sem treinar normalmente por uma semana e nesses dias viajo com minha esposa e meu filho. Procuro nunca parar totalmente então sempre estou dando uma corridinha”. Para aguentar o tranco, além da alimentação balanceada o atleta conta também com o auxílio da suplementação alimentar, orientada por um profissional de sua confiança. “Os suplementos são muito importantes e têm que estar presentes nos esportes que exigem alto rendimento”, enfatiza o atleta, que já utilizou diferentes substâncias ao longo de sua carreira. Atualmente, consome os aminoácidos da cadeia ramificada, BCAA, um repositor energético à base de carboidratos e proteína que promovem a recuperação muscular, e ainda Whey Protein isolada . O atleta conta ainda que normalmente segue as recomendações de utilização para cada ocasião antes, durante e após os treinamentos. Entre as principais diferenças sentidas em sua performance com a suplementação alimentar , o atleta cita a recuperação muscular . “Sinto uma recuperação melhor da minha musculatura”.

Questionado se era possível atribuir uma porcentagem em relação à melhora de seu condicionamento físico e muscular, o atleta responde reforçando a ideia de que os suplementos devem caminhar junto a uma alimentação adequada para um atleta. “Difícil medir, mas acredito que a percentagem esteja incluída na alimentação”.

A Era Machida Dana White, o todo poderoso dono do Ultimate Fighting Championship definiu a vitória de Lyoto com a seguinte frase: “Eu acredito que está começando a ‘Era Lyoto Machida”. O lutador prefere diminuir a expectativa sobre si mesmo, afirma que ainda é cedo e lembra que “cada luta é uma”, mas faz questão de dizer que não é um lutador que veio do nada. Já era faixa preta de caretê aos 13 anos. No MMA, o lutador vem perpetuando o Machida Caratê, estilo considerado técnico e defensivo que resgata antigos golpes que caíram no desuso em torneios tradicionais por serem considerados muito violentos.

Principais estilos de luta: Caratê Shotokan, Jiu-Jitsu, Sumô, Wrestling Cartel: 15 vitórias em 15 lutas (5 por nocaute). É o maior vencedor de sua categoria e 3º no geral em atividade no MMA

Saiba mais Conheça as categorias da modalidade masculina e quem se encaixa nelas:

Peso Divisão Português Campeão

70 Kg Lightweight Peso Leve BJ Penn 77 Kg Welterweight Peso Meio-médio GeorgesSt-Pierre 84 Kg Middleweight Peso Médio Anderson Silva 93 Kg Light Heavyweight Peso Meio-pesado Lyoto Machida 120Kg Heavyweight Peso Pesado Brock Lesnar

Perfil de Campeão

Nome: Lyoto Carvalho Machida Apelido: Dragão Nascimento: 30/05/1978 Local: Salvador — Bahia Altura: 1,86m Peso: 93 kg Categoria: meio-pesado Equipe: APAM

Comentários