MATÉRIAS DE CAPA

Edição nº22 - Flavia Viana

A atriz Flavia Viana cuida da alimentação, pratica atividade física regularmente e já é adepta dos suplementos

Linda, loira e Saudável e algumas dicas de como manter a boa forma
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

A atriz Flavia Viana tem uma rotina agitada e se divide em muitos papéis - profissional, esposa, mãe, filha - e sua a camisa para conciliar todos eles. Assim como a maioria das mulheres, encaixa o horário de malhação na agenda, que tem desde compromissos triviais como levar a filha para o colégio e ajudar na lição de casa, até tocar os projetos profissionais, como a produção de capas como a da nossa e a divulgação de um curta metragem, do qual assina o roteiro e é personagem central. Multimulher, está preocupada com a forma física, mas preza sobretudo com a saúde. Evita tanto o radicalismo quanto os excessos e só adota hábitos que entenda que são bons para sua saúde como um todo. Com formas longilíneas e uma barriga chapada, a musa que participou do Big Brother Brasil em 2007 e atuou nos palcos, na telinha e na telona, passando por emissoras como a Rede Globo, Record e Oi. Há algum tempo, adotou os suplementos em sua rotina. Hoje são apenas dois: um para a pele e outro para a construção muscular. Porém, ela admite que poderia consumir muito mais não fossem as dúvidas que possui. “Ainda hoje a gente ouve falar muita coisa, mas nem sempre sei o que é mito e o que é verdade”, argumenta. Sabendo que o mesmo acontece com muitas outras pessoas, a Revista SuplementAção fez a ponte entre as dúvidas de Flavinha e as explicações de um especialista.

Conheça um pouco mais sobre a musa de sorriso largo e altíssimo astral que conquistou nossa equipe. Mais do que aparência A preocupação que norteia os cuidados que Flavinha mantém com o corpo está ligada a um único ponto: saúde. “Acho que não adianta cuidar só da carcaça, é preciso cuidar do interior também”, aponta. “Acredito que não adianta fazer uma dieta super radical, ter um resultado imediato, mas prejudicar a saúde a longo prazo”. É exatamente por essa preocupação que os alimentos tidos como os grandes vilões de muitos cardápios não fazem parte da rotina da atriz. “Tenho sorte de não gostar muito de refrigerante, prefiro um suco natural! Além do mais, não consigo me imaginar ingerindo algo que eu sei que vai me fazer mal. Quero envelhecer de forma saudável, por isso prefiro suco natural!”, frisa. “Quando era criança, o refrigerante, por exemplo, fazia parte da mesa apenas das festas. Hoje, tem gente que consome todos os dias, em mais de uma refeição. Não há corpo que aguente! É preciso pensar mais no amanhã”, aconselha. As frituras e os alimentos gordurosos em geral também não entram na rotina da loira, isso porque ela tem gastrite há alguns anos. Daquele tipo de pessoa que tenta ver o lado bom em tudo, a atriz fez do problema uma solução. “O bom é que eu não posso mesmo comer porcarias, não é uma questão de vontade, mas de saúde. De não me sentir bem depois de comer”, conta. Dessa maneira, as escolhas da moça acabam sendo sempre mais levinhas, mesmo nos alimentos mais calóricos. “Eu como pizza, mas não de queijo e sim de atum, por exemplo, que não me faz mal. Se tem uma lasanha eu não vou pegar metade. Tudo que é besteira eu como pouquinho”.

A loira também não abusa dos doces. “Quando como, um pouquinho só já me satisfaz”, diz ela. Mas será que nada tira a musa da dieta? Claro que tira! Aliás, é o mesmo que tira a maioria das mulheres. “Quando estou ansiosa, esperando a resposta de algum teste, quando estou de TPM, acabo comendo um doce”, revela. “Quando vejo que abusei, comi mais do que deveria em um dia, faço a compensação no outro dia. Vou me enganando e vai dando certo”, ri. Mas ela lembra que essa é uma exceção à regra do dia a dia. “Também não adianta eu comer besteira todo dia, não há academia que adiante”, decreta. A carne vermelha é outro item que raramente compõe o prato de Flávia. “Eu gosto muito de frango e peixe, então sempre tem na minha casa, nas principais refeições. Sempre tem um filé de frango ou de peixe, atum. É muito raro comermos carne vermelha”, diz. “Não sou extremista, mas procuro comer sempre coisas saudáveis, como bastante legumes”. Nascida em São Paulo, mas criada em Minas Gerais, a atriz revela que sempre foi ligada à gastronomia e que suas refeições precisam ser saborosas. “Eu como com os olhos, a comida tem que ser bonita. Não consigo comer coisas que tenham cara de dieta”, brinca. A dieta de Flavinha, aliás, é parecida com a de muitas famílias. “Em casa tem arroz e feijão sempre, ou então arroz e lentilha. O frango, por exemplo, precisa ter um molho de cebola. A carne moída eu preparo com uma cenoura e batata. Enfim, comida de casa, daquelas que as nossas mães faziam. Tudo o que você tem na sua casa vai ter na minha”, pontua.

Essa forma de pensar contagia toda a família da gata. “Minha filha, de nove anos, já está aprendendo essa maneira de pensar. Ela não faz dieta, mas sabe o que é saudável e o que não é”, conta. “Às vezes ela chega para mim e conta que ficou na piscina e que fez exercícios. Então ela já está criando o hábito e sem associar ele a uma coisa chata”, orgulha-se. O maridão e a mãe, que também dividem a casa – e principalmente a mesa – com a Flavinha também não escapam. “O Fernando e eu vamos juntos para a academia. É fundamental ter alguém que tem o mesmo foco de saúde do nosso lado. Então contagiamos todos!”, brinca. “Minha mãe parou de fumar, antes ela não tinha fôlego para nada e agora está fazendo uma hora de esteira por dia. Enfim,o foco é ser mais saudável”. Ao todo, Flávia faz cinco refeições por dia: café da manhã, almoço, lanche, jantar e pós-treino. Antes de treinar, gosta de fazer uma refeição bem completa, com proteína e carboidrato. “Eu janto pra valer antes de ir para a academia. Como macarrão com atum ou um frangão. Uma banana...”, lista. “Senão não consigo treinar!”, exclama. Ela dá um exemplo do cardápio que a família adota no quadro “Cardápio Caseiro” e diz que sabe que sua grande falha é o café da manhã. “Ele não é muito balanceado. Apesar de saber que essa é uma refeição importante eu não consigo comer uma variedade de alimentos nesta refeição”, diz. “Tomo café com leite e pãozinho! Às vezes até compro pão francês integral, mas não é um hábito”, admite. A gata usa a regra da compensação também quando acredita que sua alimentação deixou de fora algum nutriente importante. “Quando não consigo comer direitinho eu tomo um shake de proteína”, revela.

O suplemento entrou na rotina de Flávia por influência do maridão. “Ele me estimulou a tomar a proteína. Sempre consumo depois dos treinos de musculação”, conta. A versão escolhida pela atriz é a whey isolada. “Eu consumo uma dose no pós-treino”. Esse é um suplemento que a loira compreendeu ser importante para manter a nutrição e auxiliar no processo de ganho e manutenção do tônus muscular: os dois pontos principais da sua ficha de treinos. O suplemento entrou na rotina de Flávia por influência do maridão. “Ele me estimulou a tomar a proteína. Sempre consumo depois dos treinos de musculação”, conta. A versão escolhida pela atriz é a whey isolada. “Eu consumo uma dose no pós-treino”. Esse é um suplemento que a loira compreendeu ser importante para manter a nutrição e auxiliar no processo de ganho e manutenção do tônus muscular: os dois pontos principais da sua ficha de treinos.

CONSULTA SUPLEMENTAÇÃO

Uma das principais dúvidas de Flavinha em relação ao consumo de suplementos está relacionada exatamente à pele. “Como no passado tive um problema sério, por tomar muito sol sem proteção adequada e por alguns tratamentos estéticos que não foram aplicados da maneira correta, hoje tenho um cuidado constante com a pele”, justifica. “Tenho receio de que os suplementos possam alterar a textura da minha pele, provocar um aumento na oleosidade e gerar o aparecimento de acne”. A ideia do aumento no surgimento de espinhas está muito associada ao consumo de esteroides anabolizantes. Por isso, é sempre importante ressaltar a diferença entre os suplementos e os esteroides anabolizantes. O termo esteroide se enquadra a um tipo específico de anabolizante que tem origem é baseada no colesterol, substância fundamental na formação da testosterona, um hormônio que possui predominância no sexo masculino e estimula a síntese de proteína. São drogas sintéticas feitas em laboratório que desencadeiam a síntese proteica, criando o aumento muscular, mas geram uma série de efeitos colaterais, inclusive o surgimento da acne. Especializado em nutrição esportiva e o consultor técnico da Probiótica Laboratórios, o nutricionista Rodolfo Peres responde à dúvida da musa lembrando que independente do consumo de suplementos, algumas pessoas possuem uma susceptibilidade maior ao aparecimento da acne.

“Neste caso, deve-se atentar à qualidade dos suplementos consumidos e também a presença de vitaminas do complexo B em maiores quantidades na fórmula”, aponta. “A proteína em si não traria esse problema”. Outras duas questões levantadas pela atriz têm relação direta com o seu perfil. Como ela tem o metabolismo acelerado, o que faz com que seu organismo processe rapidamente aquilo que consome, ela tem receio de perder essa agilidade com o consumo de suplementos. Rodolfo Peres explica para ela, e para todos os que têm a mesma dúvida, que existem sim alguns termogênicos – suplementos utilizados para acelerar o metabolismo - que podem trazer esse efeito colateral. “Suplementos termogênicos com venda proibida no Brasil podem sim interferir no metabolismo, trazendo "efeitos rebotes" indesejáveis após o término do uso”, revela. “Por isso, recomenda-se sempre o uso de suplementos com registro da ANVISA”. Ela também imagina que ao consumir suplementos regularmente precisa ter um compromisso maior com os treinos. “Se eu consumir o suplemento e não for a academia não é pior? E o que acontece se eu parar de suplementar?”. O nutricionista recorre a definição do que é suplemento alimentar para sanar a dúvida da atriz. “Suplementos são alimentos em pó!”, lembra. Para deixar ainda mais claro, citamos um exemplo os alimentos funcionais, como as fibras. Ao parar de consumi-las você apenas vai deixar de obter o resultado positivos que estava obtendo durante o consumo. Mas é preciso lembrar também que a balança nutricional deve estar em equilíbrio. “Se a pessoa estiver ingerindo alimentos em pó (suplementos) com valor calórico elevado e não tiver uma atividade física que traga esta demanda, ela pode sim, aumentar seus níveis de gordura corporal. Por isso a importância da adequação do uso de suplementos com o a atividade física”, explica Peres. Flavinha também questiona se os suplementos podem causar desconforto intestinal. “O uso de pós-proteicos em excesso poderão causar desconfortos intestinais assim como se você for a uma churrascaria e exagerar no consumo de carne”, compara o nutricionista. “Quanto à formação de gases, sugiro sempre, independente do uso de suplementos ou não, uma correta mastigação.

Esta simples prática ajudará no controle desse desconforto”. Nem mais nem menos Desde que teve todos os holofotes voltados para si na sétima edição do Big Bhother Brasil, Flavinha se dedica a sua grande paixão: atuar. Se formou em teatro após três anos na Escola de Atores Wolf Maya. Logo após sua estreia como atriz, fez uma participação especial na minissérie Cinquentinha, da Rede Globo, e integrou o elenco do seriado "Eh Com Vc!", exibido pelo Canal Oi. Para o futuro, prepara-se para a participação de um musical e de peças de teatro. Para isso, a loira precisa estar em forma, mas não pode exagerar nas medidas. “Eu acho lindo mulheres super saradas, mas para o meu trabalho não posso investir nesse perfil”, acredita. “Eu preciso ter um condicionamento aeróbico bom para correr, para dançar e até mesmo para alguns trabalhos como um musical que fiz recentemente: eram duas horas de peça, com várias trocas de roupa. Se não estiver em forma não dou conta”, ressalta. “Ao mesmo tempo acho que não poderia ter um perfil mais malhado para não limitar os meus papéis. Por isso, trabalho para manter meu tônus. Quero ficar definida, com a musculatura rígida, mas sem ficar maior do que sou hoje”, afirma.

Apaixonada por corrida, Flávia diz que é em cima da esteira que ela libera o estresse do dia a dia. “Saio da esteira feliz, com a sensação de prazer pelo exercício e de missão cumprida comigo mesma”, conta. “Correr é bom para tudo, define o braço, me traz condicionamento físico. Eu adoro!”. Atualmente, a corrida está prevista em um dia da semana e também entram na movimentação da atriz aos sábados e domingos. Magrinha e com metabolismo acelerado, encontrou na musculação uma forma de não perder peso com tanta facilidade e ganhar mais musculatura. “Eu não posso só correr, senão sumo”, brinca. “Aprendi a gostar da musculação e ver o quanto é importante para o meu corpo”. Hoje vai para academia para puxar peso dia sim e dia não. “Tenho um dia de treino e um de descanso outro. Se o dia de treino cair no final de semana e eu não conseguir ir na academia, corro em casa”, explica. Os responsáveis pelo treino de Flavia criaram para ela a regra dos 12 treinos. “Eu preciso completar 12 treinos de cada tipo para mudar de aparelhos e exercícios”, explica. Desta maneira, ela acaba conseguindo um treino novo a cada mês. “Quando eu gosto muito do treino eu peço para ficar um tempo maior nele. O treino que estou fazendo agora, por exemplo, é mais intenso. Saio dolorida mesmo, mas estou gostando e estou vendo resultados”. –

Confira todos os aparelhos que compões o treino da atriz. Sem cargas altas, o foco dos exercícios está na realização correta do movimento e em um número elevado de séries e repetições. Os exercícios que ela mais gosta de fazer são os que têm como foco os membros inferiores e os abdominais. “Adoro treinar perna, gosto do músculo mais saltado e acho que minha genética até ajuda para isso”, analisa. E não é a toa que a barriginha da musa é chapada! Em sua ficha de treinos, estão pelo menos cinco movimentos diferentes com esse foco. “Eu faço bem concentradinho e com mais repetições”, ensina. “Prefiro fazer os exercícios com máquinas e aparelhos, não gosto de exercícios muito livre, porque sou muito estabanada e acabo achando que não estou fazendo direito”. Esse é único grupo muscular que ela rouba nos treinos, mas está perdoada porque é sempre para mais. “Eu sempre faço abdominal na rosca, mesmo que ele não esteja na minha ficha de treino”, diz. “Acho que é ele quem faz a lateral da cintura, que a gente tanto gosta!

Quando eu estou fazendo o exercício de quatro apoios, aproveito para fazer mais alguns abdominais no chão também com o peso”. O treino da loira inclui ainda abdominal com bola e na prancha. Quando não consegue ir para academia, a loira não deixa de se movimentar. “Quando não dá tempo de ir treinar, para compensar, eu subo as escadas do zero ao décimo quinto andar do meu prédio três vezes”, revela. “Bate aquela sensação de culpa e eu vou. Subo de dois em dois degraus, em um ritmo constante e acelerado”. E ela não fica sozinha nessa missão. “Quando eu resolvo subir as escadas minha mãe e minha filha me acompanham. Elas aguentam uma volta completa, depois me deixam sozinha subindo e descendo. O importante é que estamos nos movimentando”.

E você, já pensou em usar os recursos que tem na sua casa ou no seu prédio para manter a atividade física? Siga o exemplo da Flavinha! –

PERFIL

Nome: Flávia Viana

Profissão: Atriz

Data de Nascimento: 18/01/1984

Local: São Paulo – SP

Altura: 1,67m

Peso: 51kg

Busto: 86 cm

Cintura: 62 cm

Quadril: 92 cm

Parceiros: Clínica Volpi, Konnen Academia Na rede: @flavinhaviana www.flaviaviana.com “

 

Cardápio Caseiro

Os alimentos que fazem parte da rotina de Flávia Viana são os mesmos de muitos brasileiros

 

 

Café da manhã

Café com leite, Pão francês com peito de peru 1 cápsula da formula oral à base de zinco para pele

 

 

Almoço

Arroz, Feijão ou Arroz e lentilha ou macarrão com atum Frango de panela à moda mineira, com molho de cebola com cenoura e batata Café da tarde Iogurte

 

Jantar

Arroz, Feijão ou Arroz e lentilha ou macarrão com atum Carne moída com cenoura e batata Pós-treino 1 medida de whey protein Isolada

 

Prazer e dever: a ficha Flávia adora exercícios aeróbicos.

A corrida é seu esporte preferido, mas sabe que o trabalho com os pesos é fundamental para manter o tônus muscular. Com o auxílio dos personais, a loira treina três vezes por semana e corre uma vez na semana na Konnen Academia.

Confira os aparelhos que a musa está utilizando em seus treinos, as séries e os pesos que costuma realizar.

Treino 1

Aquecimento 5 minutos no Cross Trainer Legg Press Horizontal Unilateral 3 séries x 10 repetições Peso: 26Kg Legg Press Horizontal Simultâneo 3 séries x 10 repetições Peso: 38kg Agachamento Livre 4 séries x 8 repetições Peso: 15kg (de cada lado) Cadeira Adutora 3 séries x 15 repetições Peso: 44kg Elevação Lateral 3 séries x 15 repetições Peso: 2kg (de cada lado) Rosca Corda Cross 3 séries x 10 repetições Peso: 20kg Cadeira Extensora Unilateral 3 x 10 com 20kg Abdômen prancha declinada 3 x 20 Abdômen Bola 3 x 20 Aeróbico Cross Trainer 20 min no level 12. *Descanso entre as séries 40 segundos a 1 minuto.

Treino 2

Aquecimento 5 minutos Cross Trainer Afundo Smith 3 séries x 10 repetições Peso: 20kg (de cada lado) Stiff Unilateral 3 séries x 10 repetições Peso: 8kg Stiff Simultâneo Barra 3 séries x 15 repetições Peso: 10kg (de cada lado) Glúteo Coice (2 tempos) 3 séries x 10 repetições Peso: 10kg Glúteo Estendido 3 séries x 10 repetições Peso: 10kg Remada Cross em Pé 3 séries x 10 repetições Peso: 20kg Tríceps Corda Cross 3 séries x 10 repetições Peso: 20kg Abdômen Flexão de Quadril Prancha 3 séries x 15 repetições Abdômen Máquina 3 séries x 20 repetições Peso: 26kg Oblícuo Cross 3 séries x 20 repetições Peso: 26kg

*Descanso entre as séries 40 a 1 min. Corrida: 1 vez por semana 5 Km level 10km/h Treino 2 Aquecimento 5 minutos Cross Trainer Afundo Smith 3 séries x 10 repetições Peso: 20kg (de cada lado) Stiff Unilateral 3 séries x 10 repetições Peso: 8kg Stiff Simultâneo Barra 3 séries x 15 repetições Peso: 10kg (de cada lado) Glúteo Coice (2 tempos) 3 séries x 10 repetições Peso: 10kg Glúteo Estendido 3 séries x 10 repetições Peso: 10kg Remada Cross em Pé 3 séries x 10 repetições Peso: 20kg Tríceps Corda Cross 3 séries x 10 repetições Peso: 20kg Abdômen Flexão de Quadril Prancha 3 séries x 15 repetições Abdômen Máquina 3 séries x 20 repetições Peso: 26kg Oblícuo Cross 3 séries x 20 repetições Peso: 26kg

*Descanso entre as séries 40 a 1 min. Corrida: 1 vez por semana 5 Km level 10km/h

 

 

Comentários