SUPLEMENTAÇÃO GOURMET

Suplementação Gourmet: Muffin sem glúten

O que nós queremos? Muffin! Como nós queremos? Sem glúten, cheio de proteína e muito nutritivo!

Suplementação Gourmet: Muffin sem glúten Na hora de acrescentar a farinha, a especialista deixa claro que não se deve utilizar outra farinha que não seja de arroz.
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Se você pensa que todos aqueles bolinhos chamados de muffin são sempre doces, você se enganou. Apesar de as receitas com açúcar e chocolate terem se tornado mais comuns por aqui, nos Estados Unidos também existem as versões salgadas. Foi graças à viagem que fez para a terra do Tio Sam que a nutricionista esportiva Priscila Di Ciero teve a ideia de criar uma receita nutritiva. “Eu estava com vontade de comer um muffin salgado, e como eu também treino, transformei uma receita para que ela ficasse enriquecida com proteína”, conta. O bolinho leva whey, farinha de arroz, fécula de batata e azeitonas, entre outros ingredientes.

“Sugerimos que se utilize óleo de milho para untar as formas, mas pode ser utilizado também o óleo de coco”, explica a nutricionista. Na hora de acrescentar a farinha, a especialista deixa claro que não se deve utilizar outra farinha que não seja de arroz. “A farinha de trigo, ou até mesmo as de centeio, cevada e aveia, costumam conter glúten, e outro grande diferencial é que esta receita deve ser livre deste elemento”, explica a nutricionista. Portanto, a receita é também recomendada a qualquer pessoa que tenha intolerância ou alergia a este componente. “Muita gente também opta por uma dieta de desintoxicação, que também deve ser livre de glúten”, conta, já que o elemento contribui para a retenção de toxinas no intestino.

Outro ingrediente que não pode faltar é a azeitona, conforme explica Priscila. “É a azeitona que faz toda a diferença no sabor e dá aquele gosto salgadinho”. A nutricionista também lembra que poucas pessoas tem o whey sem sabor, e a maioria vai utilizar o whey sabor baunilha.

“O gosto salgado da azeitona que é responsável por quebrar o sabor adocicado da baunilha”, completa. E atenção: o fermento utilizado deve ser aquele encontrado em padarias, e não o fermento em pó dos supermercados. Ideal para utilizar naquele lanchinho intermediário e diversificar a dieta, o muffin não substitui uma barra proteica mas é uma nova opção para quem busca uma vida mais saudável sem abrir mão dos prazeres que a comida pode nos dar. Confira a receita e corra para a cozinha!

 

MUFFIN PROTEICO SEM GLÚTEN

 

Ingredientes:

15g de fermento biológico (não em pó 1 colher (sobremesa) de açúcar orgânico

2 colheres (sopa) de whey protein sabor baunilha ou neutro diluídos em 170ml de água

250g de farinha de arroz

250g de fécula de batata

300g de batata (pode ser batata doce, mandioquinha, cará)

½ xícara (chá) de óleo

2 ovos batidos

1 colher (sobremesa) rasa de sal

20 azeitonas verdes picadas

Queijo ralado a gosto

 

Modo de preparo:

Em uma tigela, dissolva o fermento biológico fresco com o açúcar. Junte o whey protein na água morna (aquecida no micro-ondas por 40 segundos), a farinha de arroz e a fécula de batata peneiradas e bata com um fouet (batedor feito de fios de aço) até ficar liso. Deixe a massa crescer por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja bem aerada. Depois disso, adicione as batatas já espremidas e frias, o óleo, os ovos, o sal e a azeitona à massa reservada, bata novamente até obter uma mistura lisa e brilhante. Distribua em forminhas de alumínio próprias para muffins (apenas até a metade) untadas com óleo de milho e polvilhadas com fécula de batata. Salpique com queijo ralado e deixe dobrar de volume novamente. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC até que os muffins fiquem dourados.

Rendimento: 12 unidades

 

Valor Nutricional:

Carboidratos: 38g

Proteínas: 6,5g

Gorduras: 12g

Calorias: 286kcal

Comentários