HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos Brasil - PROBIÓTICA

Proteína Animal: a novidade brasileira que revolucionou o mercado: PROBIÓTICA

História dos Suplementos Brasil - PROBIÓTICA 2009 - A empresa inaugura sua filial nos Estados Unidos, com seus escritórios na Flórida e através de uma parceria de fabricação de proteínas na Calif
Crédito: BANCO DE IMAGENS

O resgate da história do primeiro suplemento a ter como base uma proteína animal, que impulsionou a fundação da segunda empresa deste segmento no Brasil, dá o tom desta reportagem que é a segunda da série sobre a História da Suplementação Alimentar no Brasil

Foi o comum interesse que dois amigos tinham em consolidar o mercado de nutrição esportiva no país que culminou na criação do primeiro suplemento alimentar da América Latina baseado em proteína animal. Lançado em 1986, o Proten 80 tornou-se imediatamente um ícone no mercado por trazer em sua formulação duas nobres fontes protéicas — a albumina de ovo e o caseinato de cálcio — além da banana desidratada em flocos, vitaminas e minerais. O produto foi idealizado pelos empreendedores Carlos Marcondes Negrão e Elcio Espindola como uma tentativa de suprir a carência existente neste mercado até o início da década de 80, época em que a indústria brasileira ainda dava os primeiros passos no desenvolvimento de produtos desta categoria e que, raramente, outros suplementos americanos eram trazidos de forma clandestina para o nosso território. De acordo com os empresários, a ideia surgiu de um projeto duplo que consistia na criação de uma escola de natação, esporte em franco crescimento naquele período, além de uma empresa sólida e comprometida com a qualidade de vida dos praticantes de atividades físicas . A primeira etapa do planejamento foi cumprida em 1985 e, no ano seguinte, nascia a Probiótica Alimentos , por ordem cronológica, a segunda empresa nacional a produzir suplementos alimentares.

A forte visão comercial de Negrão, que até o momento era um administrador, juntamente com a experiência de Espindola, que construiu uma carreira de sucesso atuando na área de nutrição de grandes companhias da indústria alimentícia — como Rhodia e Sadia — impulsionou os empresários a pautar a gestão da companhia em três vertentes: foco na atividade física, inovação e qualidade. Todas estas características possibilitaram o lançamento do primeiro produto da empresa no mesmo ano de sua fundação, o Proten 80, que alcançou rápido sucesso entre os praticantes de atividades físicas.

A lei como uma barreira A ausência de uma regulamentação específica para os suplementos alimentares foi um grande empecilho enfrentado pelos empresários. “Nossos produtos eram registrados em categorias como alimentos vitaminados ou outras que não correspondiam à nossa realidade”, explica o gerente de marketing da empresa, Marcelo Bella. Essas denominações dificultavam que os consumidores reconhecessem os produtos da empresa como suplementos . Pensando em resolver esta situação, os empresários filiaram-se à ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Dietéticos e Fins Especiais) para elaborar uma legislação exclusiva para a categoria dos suplementos.

Investimento em Pesquisa Com o processo de normatização em andamento — e a impossibilidade legal de criar produtos à base de aminoácidos — a Probiótica buscou uma parceria com a USP (Universidade de São Paulo) para desenvolver um hidrolisado enzimático de albumina. “Este foi um projeto bastante trabalhoso, que exigiu muito dos enzimologistas e de nossa equipe. Mas o esforço valeu a pena”, recorda Marcelo Bella. Depois de muita dedicação e transpiração a equipe chegou ao Amino Power Plus, em 1988, uma combinação de aminoácidos que pode ser utilizada para a construção e manutenção muscular. O suplemento brasileiro foi o primeiro hidrolisado de albumina lançado mundialmente. O produto norteamericano com formulação e atuação semelhante foi criado somente 18 meses depois do nacional. Os resultados obtidos com os dois primeiros produtos lançados pela empresa trouxeram à Probiótica o reconhecimento dos atletas.

Simultaneamente, após inúmeras discussões em Brasília, era publicada a Portaria 222 que contemplava os alimentos para praticantes de atividades físicas. Para a empresa, apesar do progresso, a normatização estava longe de ser a ideal “por conter muitas falhas e ausências”.

Novos tempos Trabalhando de acordo com as tendências do mercado mundial, através de produtos de alta qualidade, a Probiótica ganhava cada vez mais destaque no cenário nacional e conquistava dia após dia o respeito e a admiração de seus consumidores. Em 1992 os empresários inovaram com o lançamento do Lactoalbumin. O produto tinha em sua composição a lactoalbumina, uma fração protéica do leite, extraída do soro, que tinha o mais elevado valor biológico entre todas as proteínas da natureza. “O que nem todos sabem é que esta substância nada mais era do que o Whey Protein”, diz o empresário. O conceito Whey ainda não existia e os atletas não reconheceram as nobres propriedades do produto, por isso ele foi descontinuado. Atualmente a Probiótica é a líder do mercado de nutrição esportiva na América Latina. Possui 148 produtos e patrocina 356 esportistas, incluindo atletas internacionais.

O que comemorar? Para Marcelo Bella há pouco a se comemorar quando o assunto é a evolução do segmento no país. “Quando fazemos um paralelo com as indústrias que também foram fundadas nos anos 80 em outros países a diferença de faturamento chega a ser 20 vezes maior para as estrangeiras”, revela. Ele explica que isso acontece em decorrência da política legislativa pouco desenvolvida que temos no Brasil. “A atual legislação brasileira não aceita e não reconhece pesquisas nacionais ou internacionais que atestem a segurança e eficácia dos produtos, limitando e coibindo aos consumidores a possibilidade da oferta de alternativas mais diversificadas e evoluídas do ponto de vista tecnológico e nutricional”, acredita. Os fundadores da empresa acreditam que este quadro é reversível e que o caminho para proporcionar maior abertura e desenvolvimento do mercado nacional pode estar simplesmente no diálogo e no debate científico entre indústrias, entidades de classe e os órgãos públicos.

Linha do Tempo: Pioneirismo Revolucionário

1986 - Lançamento do Proten 80, primeiro suplemento alimentar à base de albumina e caseinato de cálcio em pó.

1988 - Pioneira Mundial, a Probiótica lança o Amino Power Plus, o primeiro suplemento de albumina hidrolisada.

1989 - A empresa patrocina o primeiro Campeonato Mundial de Musculação realizado no Brasil.

1991 — Lançamento do primeiro hipercalórico brasileiro, o Massa 600.

1992 - Lançamento do primeiro suplemento à base de Whey Protein na América Latina, o Lacto Albumin, utilizando 80% de concentração da proteína.

1997 - Criação do primeiro aminoácido líquido em sachê, fabricado nos Estados Unidos com exclusividade para a Probiótica, o Amino Fluid 22000 e lançamento da Creatina Pura Probiótica.

2000 — Lançamento da Glutamina, L-carnitina e Whey Protein em versão Instantânea.

2004 - A Probiótica Laboratórios inaugura o maior e mais completo parque industrial da América Latina no segmento.

2005 - A empresa lança com exclusividade na América Latina e Europa a 1ª Whey Protein com precursores de Óxido Nítrico, a Nitro NO2 Protein.

2006 - A Probiótica lança a 1ª Whey Protein 5W no mundo, através de parceria com centros de Pesquisa na Nova Zelândia e Estados Unidos. Lança também o Diabet Shake, que, segundo uma pesquisa de mercado realizada pela empresa, foi o primeiro shake natural à base de proteína isolada de soja e isoflavonas. Um produto para o auxílio do controle da glicemia dos diabéticos.

2007 - Primeira empresa de nutrição esportiva a possuir uma estrutura de laboratório farmacêutico.Primeira marca de suplementos alimentares a patrocinar um campeonato japonês de Jiu Jitsu, a Copa Probiótica Japão de Jiu-Jitsu.

2008 - A Probiótica Laboratórios inaugura sua filial européia na Holanda, sendo a primeira empresa latino americana de nutrição esportiva multinacional.

2009 - A empresa inaugura sua filial nos Estados Unidos, com seus escritórios na Flórida e através de uma parceria de fabricação de proteínas na Califórnia.

 

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