HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos no Brasil - CORPO IDEAL SUPLEMENTOS

Qualidade de vida em mais de 530 mil curtidas

História dos Suplementos no Brasil - CORPO IDEAL SUPLEMENTOS Carol Nakamura é a parceria de sucesso
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Não foi de um dia para o outro que o pensamento do brasileiro foi mudado para o hábito da compra pela internet. A prática hoje muito mais usual e de extrema necessidade a locais ainda distantes das grandes metrópoles do país, cresce a cada momento com a facilidade criada por sites dos mais diversos segmentos e empresas especializadas. Dos 74 milhões de internautas brasileiros ativos em 2011, 96% deles já haviam dado algum clique em sites de compra virtual, segundo pesquisa internacional. Na época, o Brasil saia do sexto lugar para o terceiro entre os países onde mais se realizava compras on-line.

No primeiro semestre de 2012, o comércio eletrônico no Brasil faturou R$10,2 bilhões, tendo aumento de 21% em comparação ao mesmo período de 2011, quando registrou R$8,4 bilhões. Os dados são da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Convencer o consumidor a comprar pela internet foi o primeiro grande desafio do site Corpo Ideal pela busca de seu lugar ao sol no mercado de vendas de produtos, nesse caso, os suplementos alimentares. “Em 2007 foi o start. Sempre fui adepto ao uso de suplementos alimentares e devido a isso resolvi, em comum acordo com meu sócio, abrir um e-commerce neste ramo”, conta o proprietário e presidente do Corpo Ideal, João Cristiano Carignato, sócio atualmente de Eduardo Carignato. Expansão e sucesso No começo, João Cristiano iniciou seu negócio com um pequeno estoque, em uma edícula onde morava na época. “Era somente eu e um funcionário. Recordo-me de embalar e levar pessoalmente os produtos aos Correios. Com o decorrer do tempo e com o aumento da demanda, mudamos para outro estabelecimento, para que pudéssemos alojar nosso estoque, que tivera um grande crescimento”, enfatiza o empresário.

Logo surgiu a ideia para a abertura da primeira loja física, com inauguração em 2009, na cidade matriz do e-commerce, em Jaú/SP. Um ano depois, foi inaugurada a segunda loja física, também no interior paulista, na cidade de Bauru. Desde então o sucesso tem sido tão grande que o grupo vem se expandindo e hoje ocupa um galpão de 1.000m, onde estão concentrados o estoque dos produtos comercializados e todo o setor administrativo. Ao todo hoje são 20 funcionários e mais de 40 marcas de suplementos alimentares desde proteínas, queimadores de gordura, massas musculares, aminoácidos - todos autorizados pela Anvisa - até mesmo acessórios como faixas, equipamentos elásticos, colchonetes para ginástica, e ainda artigos esportivos como roupas fitness, bandagens e kimonos, tudo à disposição dos clientes virtuais. Hoje o site já se estabeleceu no mercado brasileiro, conquistando a confiança dos clientes na hora de efetuar uma compra segura e com entrega rápida.

De acordo com o diretor presidente e de pesquisas feitas através do banco de dados da empresa, a maior parte público do site se encaixa numa faixa etária de 16 a 35 anos, além de um crescimento do público da Terceira Idade, todos em busca de uma vida mais saudável e um corpo ideal. Reconhecimento e investimento A visibilidade nacional aconteceu gradativamente com o aumento nas vendas e com o contrato de grandes estrelas da mídia como Nicole Bahls, em 2011, e Carol Nakamura, em 2012. A empresa que ainda não possui produtos próprios, promete para esse ano o lançamento da sua linha própria. “Este é o projeto 2013 do Corpo Ideal”, comemora. O apoio aos atletas e personalidades da mídia que consomem suplementos alimentares de maneira saudável é uma das constantes da empresa, que está investindo na divulgação. “Em primeiro lugar achamos necessário patrocinar atletas do nosso país, pois hoje em dia sabemos das dificuldades que eles têm para conseguir algum tipo de apoio, e em segundo lugar para sempre estar apoiando o esporte de uma maneira geral, já que esses mesmos atletas optaram por uma vida saudável”, explica João Cristiano, afirmando que o retorno só pode ser super positivo, pois os atletas patrocinados são destaques nas mídias nacionais e muitas vezes internacionais. “Com isso a marca é vista por muita gente”, completa. A lutadora de MMA, Vanessa Porto; o mesa-tenista, Paulo Salmin; o maratonista, Beto de Jesus, e o fenômeno da internet, Leonardo Scarpelly vestem atualmente a camisa do Corpo Ideal.

Foco e exclusividade Iniciar a venda segmentada de um determinado produto, muitas vezes não é uma tarefa simples e a abertura desse mercado pode ser impossível para muitos empresários. João Cristiano encara o início das vendas de suplemento no Brasil de forma rotulada. “Antes era taxada para quem quisesse somente ficar musculoso. Atualmente isso ainda ocorre, mas a mentalidade já melhorou. Hoje muitos entendem que suplemento não é apenas ‘músculo’, mas sim qualidade de vida e saúde”. Com uma abordagem inovadora o site Corpo Ideal valoriza a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar daqueles que a ela se associam, deixando um pouco de lado o foco no estilo “maromba” e favorecendo mais em qualidade de vida. O objetivo do site é a venda de suplemento alimentar, com um único enfoque - vender Saúde! “Não nos interessa a faixa etária. A verdadeira importância é levar bem-estar para a vida daquela pessoa que esteja comprando em nossa loja”, explica.

“Temos que ser eficientes no atendimento, na logística e estar de olho nos concorrentes, analisando constantemente o mercado em questões como precificação, diversidade de produtos e promoções. A concorrência é forte e não deixa margem para erros”, diz João Cristiano. O atendimento ao cliente é algo de primeira qualidade, afinal a sensação transmitida é de exclusividade, sempre. “Priorizamos nossa pontualidade na entrega, investimos em social business, divulgamos sorteios de produtos nas redes sociais, cultivando a interação com nossos clientes. Possibilitando assim uma aproximação ainda maior entre o cliente/empresa”, afirma. Atualmente o site trabalha para atender um número grande de clientes diariamente e esse aumento é detectado, por exemplo, na grande quantidade de curtidas no perfil do Facebook, atualmente ultrapassando as 230 mil. Entre divulgação de fotos, matérias de motivação, comentários, compartilhamentos. Esse canal tem servido como um SAC rápido e prático para auxiliar o consumidor final na hora da escolha do produto e do site de vendas. Futuro próximo Para o ano de 2013 a empresa reserva novidades como avanços no setor de mobile (aplicativo baixado em celulares inteligentes como smartphone e iphone para compra rápida de determinado produto). Ainda que os computadores sejam protagonistas, o número de usuários de smartphones, tablets e outros gadgets está crescendo consideravelmente a cada ano.

O tempo de uso das mídias sociais em apps mobile subiu 120% em 12 meses, segundo panorama sobre as mídias sociais em 2012, do Instituto de Pesquisa Nielsen. Além disso, 46% dos usuários destas mídias acessam suas redes pelo celular e 16% através do tablet. “Sem contar inovações na plataforma da empresa. Tudo para melhor atender o cliente e agilizar o processo na hora da compra”, explica João Cristiano. O desenvolvimento e o crescimento da empresa vem sendo notados constantemente, sinal de empenho de uma equipe focada no investimento, respeitando seus clientes e parceiros. E o resultado só pode ser sucesso.

 

Linha do Tempo:

2007 . Criação do site

2009 . Inauguração primeira loja física em Jaú/SP

2010 . Inauguração da segunda loja física em Bauru/SP

2011 . Contrato de Nicole Bahls como garota-propaganda

2012 . Contrato de Carol Nakamura como garota-propaganda - A empresa se expande e passa para uma estrutura de 1.000m

2013 . Lançamento do primeiro produto de linha própria.

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