ENTENDA TUDO SOBRE

Entenda tudo sobre: Celulite

Mal do novo século, a celulite inevitavelmente é companheira inseparável das mulheres independente da idade, tipo de pele ou número da balança. Saiba como dizer adeus a essa grande vilã da beleza feminina ou conviva de bem com ela!

Entenda tudo sobre: Celulite

Viva o Photoshop, afinal ele é o grande aliado de muitas gatas que estampam editoriais de moda e esbanjam beleza em capas de revista mundo afora. Com essa solução, não há celulite que resista! A quem prefira esnobar recursos tecnológicos e investir em tratamentos de beleza para dizer “xô celulite”. Se você faz parte desse time, parabéns e continue se alimentando bem, praticando regularmente seus exercícios fora e dentro da academia e se lambuzando de creme. Todo esforço valerá muito à pena, você vai ver!

1 - Quem viver terá!

Xô celulite, xô Sai celulite, sai  Sai desse corpo que não te pertence. Vai ver se estou na esquina e não volta mais...os versos da canção de Zizi Possi monstram claramente a insatisfação feminina com a presença desses temíveis furinhos. Mas e agora, tenho celulite, estou doente? A dermatologista Dra. Doris Hexsel, investigadora do Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia, explica que a celulite nada mais é que uma condição inestética muito frequente, caracterizada por alterações de relevo na pele, incluindo lesões deprimidas e elevadas, provocando uma aparência de casca de laranja, queijo cottage ou acolchoada. A celulite não deve ser considerada uma doença. “As estruturas anatômicas subcutâneas são as principais responsáveis pelo aparecimento da celulite. Tais estruturas projetam-se na superfície da pele, determinando o aparecimento e a permanência das lesões. Os ‘furinhos’ ficam ainda mais evidentes quando há aumento do volume dessas áreas, seja pelo aumento da gordura localizada - causado pelo aumento de peso corporal, ou pela retenção de líquidos”, completa a dermatologista. A celulite geralmente se inicia na puberdade e aumenta com a idade, devido à associação de fatores, como o uso de anticoncepcionais, reposição hormonal, aumento de peso, entre outros. “Mas um dos maiores desencadeantes de celulite aparece mais tardiamente, depois dos 30 ou 40 anos”, alerta Dra. Doris.

 

2 - 1 é pouco, 6 é bom, 11 é demais!

A celulite é classificada nos graus 0, I, II e III ou ainda até mesmo de I a IV. Atualmente, uma nova escala de 0 a III está sendo utilizada para avaliar a gravidade da celulite, a Cellulite Severity Scale (Escala de Gravidade da Celulite. Ela foi desenvolvida pelas dermatologistas Dra. Doris Hexsel, Dra. Camile Hexsel e Dra. Taciana Dal’Forno com o objetivo de identificar os fatores que são responsáveis por cada caso de celulite. A nova escala pode ser: leve, quando a soma dos pontos é de 1 a 5, moderado de 6 a 10 e grave de 11 ou mais pontos.

 

3 - – Flacidez, a amiga da celulite!

A flacidez cutânea é parte importante e inseparável da celulite. “A flacidez da pele é responsável pelo aspecto ‘drapeado’, determinando a tendência de um formato alongado, observado na maioria das lesões, quando a flacidez já está presente. A medida que envelhecemos, a flacidez se agrava, devido a um verdadeiro aumento desta verdadeira ‘roupa’ que reveste o nosso corpo, a pele, tornando-se distendida e caída. Isso definitivamente repercute no relevo da pele, causando e agravando a celulite”, explica Dra. Doris complementando: “na nossa prática clínica, onde há muitos anos tratamos e estudamos a celulite, muitas pacientes que não tinham celulite, passam a apresentar em função da flacidez. E, destaco que este é um dos fatores mais relevantes e que mais merece a atenção das mulheres, porque todas as tecnologias que hoje dispomos, tem resultados ainda pequenos na flacidez”, diz Dra. Doris.

 

4 - Homem com celulite? Uma raridade!

Atenção homens, fiquem tranquilos, pois vocês raramente sofrerão desse mal. Se o homem ganhar muito peso ele passa a ter celulite. “Mas isso não é uma regra”, diz a Dra. Mônica Antunes G. Forte, nutricionista especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, Treinamento, Fisiologia e Bioquímica. Essa raridade tem explicação: “A celulite é uma condição tipicamente feminina. Os homens têm lobos de gordura menores e os septos estão dispostos em posição oblíqua, o que dificulta o aparecimento desta condição. Os casos em homens são de lesões isoladas, relacionadas a outros fatores e extremamente raros”, explica Dra. Doris.

 

5 - Como posso acabar com esse pesadelo?

Cremes, drenagem linfática, massagens manuais e mecânicas, endermologia, mesoterapia, carboxiterapia, ionoterapia, lasers e luzes. Muitas são as opções oferecidas no mercado para amenizar ao máximo a celulite, pois cura não há. De fundamental importância são os cuidados com a dieta e a prática de atividade física. “Podemos afirmar que temos tratamentos bastante eficientes para tratar esta condição, mas depende de cada caso, do tipo e da gravidade da celulite. Na maioria das vezes, a combinação de mais de um tratamento é necessário. Considerando que a celulite é multifatorial, a abordagem também tem que ser neste sentido: tratar todos os aspectos envolvidos, sempre com a avaliação clínica feita por um dermatologista”. O destaque mais atual oferecido pelo mercado é a Subcision®, “Ela é indicada quando há muitos ‘furinhos’ profundos. Trata-se de um procedimento cirúrgico ambulatorial, simples e efetivo, mas que requer um preparo prévio, um mês antes”, conta Dra. Doris.

 

6 - Os 10 “superalimentos e fitoterápicos” que mandam a celulite para bem longe!!!

Que mulher moderna não tem celulite? Difícil não!? A nutricionista Vanessa Mara Lodi, membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional nos ajuda a dizer “xô” pra essa inimiga das mulheres. Apostar em um cardápio repleto de legumes ricos em potássio, verduras que esbanjam magnésio, sementes com selênio, frutas diuréticas e mais uma lista variada é o caminho para o sucesso. “Eles compõem uma dieta antioxidante, que ajuda a eliminar toxinas e a rejuvenescer a pele”, afirma a nutricionista. ÔMEGA 3 (Óleo de peixe e óleo da semente de linhaça) O ômega 3 “desinflama” o organismo e a pele, prevenindo um novo surgimento. Quantidade: 2g de óleo de peixe (EPA/DHA) ao dia em forma de suplementação ou manipulação, ou 2 colheres (sopa) de farinha de linhaça dourada ao dia. GRAPEFRUIT A vitamina C presente no grapefruit aumenta a produção e atividade de enzimas "desintoxicantes". Quantidade: 1 unidade pequena ao dia.

 

QUINUA

Cada grão contém 20 aminoácidos diferentes importantes para a reconstrução de tecidos danificados, incluindo-se a produção de colágeno e elastina. Quantidade: 1 colher (sopa) de quinua em grãos ao dia, que pode ser misturada no arroz integral, saladas ou batidas com sucos naturais.

CHÁ DE CENTELLA ASIÁTICA: Planta com propriedades vasodilatadoras e fortalecedoras dos vasos sanguíneos, melhora a circulação, facilitando a ação dos antioxidantes. Quantidade: 3 xícaras (chá) morno ou gelado da erva por dia.

COLÁGENO HIDROLISADO: Proporciona sustentação às células, impedindo a deformação dos tecidos e flacidez cutânea. Quantidade: 8 a 10g diárias consumidas com água ou sucos naturais.

CASTANHA DO BRASIL: Oleaginosa que contém selênio, cobre zinco e vitamina E, excelentes antioxidantes. Combate efeitos danosos dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. Previne o aparecimento da celulite. Quantidade: 2 unidades diariamente.

FARINHA DE AVEIA: Rica em silício, importante na formação de colágeno e fibras, reorganiza as fibras de sustentação e previne a formação dos furinhos. Melhora a qualidade do intestino. Quantidade: 2 colheres (sopa) por dia. Pode ser acrescentada em shakes, iogurtes, frutas ou salpicada na refeição.

COUVE FOLHA: Efeito diurético e desintoxicante do organismo. Quantidade: 50g diárias distribuídas no almoço e jantar. Também pode ser acrescentada a sucos de frutas.

CLORELLA: Alga encontrada em águas doces, faz uma “varredura” nas toxinas, eliminado excesso de agrotóxicos e metais pesados. Aumenta a sensação de saciedade e melhora o intestino. Quantidade: 1 a 3g ao dia ou 4 a 12 comprimidos de 250g ao dia.

RUTINA: Bioflavonóide com potente ação nos processos inflamatórios da pele e ainda, forma um complexo contra os radicais livres, protegendo e evitando o envelhecimento da pele. Quantidade: Deve ser recomendada exclusivamente por um nutricionista, com base no histórico do paciente 7

 

– VILÕES DA CELULITE

Se quiser ficar lisinha, mantenha-se longe deles!

- Café, chá preto e mate em excesso;

- Refrigerante;

- Doce e açúcar refinado;

- Carne vermelha e embutidos;

- Fritura e margarina com gordura trans;

- Alimentos enlatados e industrializados;

- Bebidas alcoólicas

 

8 –- CORRA ATRÁS DO PREJUÍZO

Uma pessoa que faz exercícios periódicos tem menos chance de ter celulite. “A prática de esportes ajuda a queimar as reservas de gordura e ainda melhora o sistema circulatório, ambos diretamente ligados ao surgimento da celulite”, diz Mônica Forte. A personal trainer Ludmila Santos indica as seguintes práticas. Vamos ao combate! • Exercícios aeróbios três vezes por semana de 30 a 50 minutos; • Exercícios com peso (musculação), três a cinco vezes por semana; • Drenagem linfática de uma a duas vezes por semana; • Alongamentos antes e depois das atividades. • Alterne os exercícios aeróbios (corrida, caminhada, step, bicicleta ergométrica, spinning e hidroginástica) para que possam ser trabalhadas partes diferentes do corpo. “A prática de uma atividade aeróbica, como a corrida, ajuda na circulação sanguínea, o que contribui para a prevenção e na diminuição deste mal. A produção aumentada de suor durante a prática de atividade física intensifica a eliminação de toxinas, o que constitui também uma forma de tratar e prevenir a celulite”, explica Ludmila. E não se esqueça, é muito importante ter o acompanhamento de um professor para dividir adequadamente o seu programa de atividades.

 

Fontes consultadas:

Doris Hexsel: Dermatologista, preceptora do Serviço de Dermatologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; investigadora Principal do Centro Brasileiro de Estudos em Dermatologia Mônica Antunes G. Forte: Nutricionista especializada em Nutrição Clínica e Esportiva, treinamento, fisiologia e bioquímica Vanessa Mara Lodi: Especialista em Nutrição Esportiva, suplementação, estética e reeducação alimentar. Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Funcional Ludmila Santos: Educadora física / Personal Trainer

Comentários