Nascida em 2000 com uma loja física em São Paulo, a Netshoes comercializava sapatos femininos e rapidamente passou a comercializar tênis, em virtude da oportunidade que a região oferecia: público jovem das faculdades e colégios, mas logo em seguida focou também em artigos esportivos e pouco tempo depois já eram sete lojas físicas, em academias e em um shopping da cidade, assim a Netshoes dava início a suas atividades. Nessa trajetória de expansão, em 2002 a empresa decidiu apostar também em sua primeira loja na internet, em paralelo às operações físicas.
Nascia então a Netshoes.com.br, que cinco anos mais tarde se tornaria atuação única da companhia, quando decidiu fechar todas as lojas para apostar exclusivamente no e-commerce. “Nesse momento, o comércio eletrônico era mais centrado na linha branca, CDs, DVDs e livros, além de que a banda larga também estava em um momento inicial de implantação”, afirma o gerente de assuntos corporativos da Netshoes Renato Mendes. Fatores como estes levavam o mercado a olhar esta ousada iniciativa da Netshoes com receio, mas a empresa estava certa da oportunidade que o segmento viria a oferecer. Ao se tornar pure player, ou seja, exclusivamente online, a empresa modificou toda a sua cultura passando de vender para prestar serviços. “Para a Netshoes, a venda não se encerra com um click, o consumidor precisa receber o produto dentro do prazo, ter um atendimento primoroso de pós-venda e ter facilidade de acessos aos serviços, como o de troca gratuita”, completa Renato.
Ao longo dos anos, a Netshoes desenvolveu vários diferenciais para encantar o consumidor. “Através de uma ferramenta depois de alguns dias do pedido recebido, enviamos um e-mail convidando o cliente a avaliar o produto e disponibilizamos impressões que variam com as características do item. Assim o próximo cliente interessado pelo item pode se sentir mais confortável na hora de concluir ou não sua compra”, frisa o gerente corporativo. E o grupo não parou mais de crescer, no ano de 2011, com a operação consolidada no Brasil, a companhia decidiu expandir seus negócios e iniciou o processo de internacionalização com operações na Argentina e no México. No primeiro semestre de operação dos dois países, a empresa reviu as projeções iniciais em 62% em função dos resultados acima da expectativa.
“O nosso esporte é servir”, afirma Renato Mendes que completa: “O e-commerce é um serviço e a experiência da compra não se encerra na conclusão do pedido. Por isso, é importante que todas as estruturas da empresa, seja logística ou atendimento, estejam alinhadas e à disposição do cliente em todos os momentos”. O grupo possui uma grande verticalização de seus processos e de áreas como, a central de relacionamento e a operação do Centro de Distribuição.
Com três Centros de Distribuição no Brasil (Barueri, Itapevi e Recife), um na Argentina e um no México, em 2010 a empresa foi a primeira a inserir um posto dos Correios em seu Centro de Distribuição, em Barueri e, com essa medida, diminuiu significativamente seu tempo de entrega. Além disso, em 2012 o grupo lançou o serviço de entrega super expressa, que atende certas regiões com entregas no mesmo dia da compra.
“A estrutura logística da Netshoes é extremamente flexível. A escolha dos parceiros logísticos para entregas é sempre feita dependendo da localidade do consumidor e característica do produto, entre outros fatores, visando realizar a entrega dentro do melhor prazo e com a melhor qualidade de serviço”, afirma o gerente. Com os Correios, são realizadas diversas coletas diárias e o horário de funcionamento do posto avançado é o mesmo do Centro de Distribuição. “A empresa não permite que os produtos ‘durmam’ nos Centros de Distribuição se existe a possibilidade de serem despachados no mesmo dia, o que é muito importante”, completa. A Netshoes é responsável pela administração das lojas virtuais do Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Cruzeiro, Vasco, Coritiba, Atlético-PR, Chivas, Pumas, Monterrey e América-MEX.
No Brasil, é também responsável pela administração da loja virtual da NBA e de marcas como Oakley, Puma, Havaianas, Globo Esporte, Saraiva Esportes, Timberland, Topper e Mizuno. “A Netshoes busca sempre oferecer o melhor serviço da internet, por esse motivo, sempre está atrás de inovações e soluções para os clientes”, afirma Renato. “A empresa foi a primeira a oferecer atendimento 24h; a atuar com atendimento nas mídias sociais, em 2009; a oferecer serviços de personalização de produtos como chuteiras, camisas de futebol, luvas de goleiro, jaquetas e camisetas casuais; a implementar uma plataforma que permita a navegação personalizada; a disponibilizar sistema de comparação de tamanho de calçados em 3D, e lançar uma loja mobile no Brasil”, completa. Como todo e-commerce os clientes da Netshoes precisam efetuar um cadastro para realizar suas compras. Assim apontando seu esporte e clube de futebol, o consumidor contará com uma navegação personalizada de acordo com seus interesses.
Com esses dados, é possível direcionar produtos com o perfil de cada cliente por meio do e-mail marketing, a partir da opção de cada um, e pode até mesmo personalizar a home page da Netshoes. Isso é possível graças à plataforma ATG, cuja implementação foi reconhecida e premiada pela Oracle como inovação mundial do ano em 2011. A companhia foca todos os públicos que estejam conectados na internet, mas a maior base de compradores se concentra em homens e mulheres das classes A/B/C, com mais de 25 anos. “Para nós, o lazer está diretamente atrelado à qualidade de vida, também adquirida através do esporte.
Queremos que nosso cliente tenha mais tempo para cuidar de si, por isso buscamos no mercado mundial os principais produtos, tanto para aquele que é um esportista praticante de futebol e que procura por uma chuteira de alta tecnologia, quanto para aquele que busca o lazer e quer uma barraca de camping adequada para passar o fim de semana com a família no interior, por exemplo”, frisa Renato. Com um faturamento de R$1 bilhão em 2012, a Netshoes busca oferecer o melhor serviço de e-commerce e a prova disso está nos mais de 27 prêmios que a empresa já ganhou nos mais variados segmentos dos últimos quatro anos, como por exemplo o prêmio do Reclame Aqui, principal portal de defesa do consumidor. Hoje a Netshoes soma 1800 colaboradores na América Latina, com mais de 38 mil itens distribuídos em mais de 30 categorias esportivas, fitness, running, moda casual, skate, bike, futebol, entre muitos outros esportes que podem chegar em qualquer cidade brasileira.
O DNA da Netshoes é digital e a empresa é um dos maiores anunciantes online. É através da tecnologia que a empresa visa, cada vez, mais oferecer ofertas assertivas de acordo com cada público. A publicidade na TV e patrocínios no futebol também permitiram atingir um público mais amplo e construir a marca fora do ambiente online, estratégia que chamou atenção até de publicações internacionais como o jornal britânico Financial Times. Agora, a empresa está diversificando e investindo em outras categorias. O patrocínio ao UFC Fighter Daniel Sarafian é um exemplo disso. Pela primeira vez, a loja virtual está apoiando um atleta individualmente e também nas artes marciais. Ainda assim, a empresa não deixou de lado a sua veia digital. “No caso do Facebook, fomos apontados como o maior anunciante do Brasil pela comScore em 2012. Todas essas ações são importantes para construir a marca agregando qualidade de serviço”, afirma o gerente corporativo Renato.
Suplementação on line
A Netshoes lançou a categoria de suplementos no ano de 2007, quando a variedade do mercado ainda era pequena. “Neste ano, tínhamos cerca de 110 itens na categoria. Hoje, já são mais de 2,1 mil itens, o que traz aos consumidores uma vasta gama de opções para os mais variados perfis e objetivos”, conta Renato Mendes. Por esse motivo a empresa foi eleita pelos leitores de nossa revista, como melhor site de vendas de suplementos alimentares de 2011. O desafio é ser compreendido pelos iniciantes e pelos praticantes, pois não são todos que sabem a diferença entre, por exemplo, um WheyProtein hidrolisado ou concentrado. “Os Centros de Distribuição da Netshoes também foram adaptados para armazenar e manter a qualidade desses produtos”, afirma.
Linha do tempo •
2000 - Inauguração da primeira loja, na Rua Maria Antônia, em São Paulo •
2002 - Primeira iniciativa no mundo online, através do Shopping QualiVillas •
2004 - Entrada na plataforma Fast Commerce: a Netshoes passa a ter um site próprio •
2007 - Fechamento das 7 lojas físicas Inauguração do primeiro Centro de Distribuição próprio (Barueri) •
2009 - Inauguração da nova sede na Liberdade •
2010 - Implantação da nova plataforma ATG Lançamento do novo site A Netshoes adota o posicionamento “Sem limites entre você e o esporte” •
2011 - Começam as operações no México e Argentina A empresa torna-se uma das 150 melhores para trabalhar de acordo com o Guia Exame/Você S/A •
2011 - Primeiro e-commerce de material esportivo brasileiro com uma loja mobile •
2011 - Representante Oficial da NBA na América Latina •
2011 - Inaugura-se o segundo Centro de Distribuição, em Itapevi •
2012 - Inauguração do novo prédio Vergueiro e do 3º Centro de Distribuição, em Recife • 2012 – Eleita novamente uma das 150 melhores empresas para trabalhar
2012 - Patrocínio ao UFC Fighter Daniel Sarafian •
2012 - Eleito melhor site de vendas de suplementos alimentares pela Revista SuplementAção
Comentários