A matemática da soma alimentar-se mais exercitar-se é sem dúvida a maneira mais eficaz para se estabelecer uma vida saudável, uma recomendação da SuplementAção em todas suas edições, afinal ter saúde através de uma alimentação correta, com a ingestão de suplementos adequados é a nossa bandeira. Para sugerir essa ou aquela fórmula mágica aos nossos leitores, um fundamento muito precioso é utilizado como caminho e o mundo deve esse entendimento, em grande parte, à vida de Josef E. Weider. Por possuir uma estrutura franzina e deficiente, Joe, como era assim carinhosamente chamado, atribuiu à musculação a garantia de seu futuro através da qualidade de vida. Pesos caseiros foram desenvolvidos por ele para auxiliar nesse trabalho. Até uma barra feita de um eixo de carro compunha sua “academia”.
Nasce assim o “Pai do Bodybuilding”. Nascido em Montreal no dia 29 de novembro de 1919, o canadense é co-fundador da International Federation of BodyBuilders (IFBB), juntamente com seu irmão Ben Weider, falecido em 2008. Sua importância não se resume em uma co-fundação. Joe é o criador do Mr. Olympia, Ms. Olympia e dos extintos torneios de fisiculturismo Masters Olympia. Atuou como editor de diversas revistas relacionadas ao fisiculturismo e ao fitness, como os grandes nomes Muscle & Fitness, Flex, Men's Fitness e Shape, sendo as primeiras revistas a oferecer informações sobre treinamento, nutrição e musculação, tanto para homens, quanto para mulheres. Joe Weider é reconhecido como o homem que mudou a maneira como o mundo entende a conexão entre o exercício, a nutrição e a boa saúde. Ele criou, popularizou e vendeu máquinas e pesos de academia, além dos suplementos nutricionais que foram fundamentais para a formação da indústria de suplementos. Nos últimos anos, Joe Weider doou grande parte de suas recordações de musculação para a Universidade do Texas, em Austin. A mensagem foi dita por Joe e sem dúvida deve ser transmitida às futuras gerações. Joe deixa princípios, fundamentos e saudades. Mr. Olympia Uma das competições internacionais de fisiculturismo mais famosas que existem.
Sua primeira edição aconteceu no dia 18 de setembro de 1965 em Nova York, sendo realizada até hoje. O destaque para recordistas de vitórias vai para Lee Haney e Ronnie Coleman. “Joe Weider teve a maior influência na minha carreira de musculação, mais do que ninguém”, diz Ronnie Coleman, oito vezes campeão dessa competição. Ms. Olympia Reconhecendo o esforço das mulheres para o mesmo esporte, criou em 1980 a versão feminina da competição, o Ms. Olympia, premiando as mais belas mulheres fisiculturistas. Realizada anualmente pela Federação Internacional de Bodybuilders (IFBB), essa competição tem sido realizada simultaneamente ao Mr. Olympia. As maiores vencedoras de todos os tempos são: Lenda Murray (8x), Iris Kyle (8x), Cory Everson (6x) e Kim Chizevsky (4x).
NASCE A IFBB
Criada pelos irmãos Joe e Ben Weider em 1946, a Federação Internacional de Bodybuilders (IFBB) é o mais alto nível de fisiculturismo competitivo no mundo. A IFBB foi presidida por Ben Weider por 30 anos quando em 2006 passou a ser comandada pelo espanhol Rafael Santonja, no cargo até os dias atuais. Desde então a IFBB vem crescendo de forma exponencial e é hoje a sexta maior federação esportiva internacional do mundo. “Uma mistura de emoções e lembranças vem à minha mente, colocando todas as atividades em espera. Joe Weider deixou para trás o legado de uma vida intensa, cheia de realizações, a criação de uma inspiração para milhões de pessoas em todo o mundo, que através de sua grande sabedoria mudou suas vidas para melhor. Joe Weider era um soldado, o grande comandante na luta por um mundo melhor e ele pode fechar o seu recorde de serviços e orgulhosamente dizer: missão cumprida. Agora, o tempo não é para a melancolia. Vamos seguir seu exemplo e lição. Vamos continuar a lutar por um mundo melhor através de fitness”, lamenta o presidente da IFBB internacional Rafael Santonja, em comunicado oficial. “Não há como pensar em saúde, performance ou estética sem pensar na nutrição. O exercício é fundamental para estimular o corpo humano a adaptar-se, mas a qualidade e quantidade dessa adaptação depende diretamente da disponibilidade dos nutrientes corretos para cada tecido do corpo, estimulado pelo exercício, se recuperar de maneira eficiente. Isso só se consegue através de uma alimentação e suplementação adequadas, bem como dos horários em que os alimentos são ingeridos. Nesse contexto, a contribuição de Joe Weider é fundamental”, explica o presidente da IFBB Brasil, Mauricio de Arruda Campos.
ARNOLD, FILHO DO BODYBIULDING
Joe trabalhou e preparou fisiculturistas para suas competições, e um dos primeiros atletas treinados por ele foi Arnold Schwarzenegger. As páginas das revistas editadas por Joe serviram de inspiração para a carreira de Arnold no universo bodybuilding. Anos depois ele foi convidado por Weider para escrever artigos para essas publicações por 100 dólares semanais. Eles se conheceram pessoalmente em 1969, quando Arnold viajou aos Estados Unidos, a convite de Joe, para competir na IFBB Mr. Universo. O fisiculturista concordou em seguir o sistema de Joe Weider, que consistia em formação + exercício + dieta.
Com tanta dedicação, Arnold ganhou sete vezes o Mr. Olympia. “Perdi um amigo querido e mentor, e o mundo perdeu um de seus mais fortes defensores de um estilo de vida saudável. Joe Weider foi um titã da indústria de fitness e um dos homens mais amáveis que eu já conheci. Ele deixa um legado fantástico de um mundo mais apto. Poucas pessoas podem pretender ter influenciado tantas vidas como Joe fez através de suas revistas, seus suplementos, seu equipamento de treino, e sua personalidade de grande coração”, afirmou o fisiculturista austríaco e astro de Hollywood em seu site oficial.
Comentários