MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Arnold Schwarzenegger

Confira a história do mito Arnold Schwarzenegger

Mitos do Bodybuilding: Arnold Schwarzenegger Sua chegada aos Estados Unidos aconteceu na década de 60
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Nascido na Áustria em 30 de julho de 1947, Arnold Schwarzenegger conquistou seu passaporte para a América graças ao bodybuilding e iniciou seu treinamento físico aos 14 anos de idade. Sua chegada aos Estados Unidos aconteceu na década de 60, a convite de Joe Weider, o pai do bodybuilding, reconhecendo o potencial de alguém que já tinha visibilidade graças ao físico surpreendente para um adolescente, sem falar no conhecimento do fisiculturismo em artigos que assinava em publicações de Joe. A partir de então, Arnold começou a ganhar títulos de Mister Universo e Mister Olympia antes de se aposentar para se dedicar à atuação. Mais tarde, ele viria a ganhar um diploma universitário na Universidade de Wisconsin e orgulhosamente se tornou um cidadão dos EUA. Arnold tornou-se ícone de filmes de ação de Hollywood, interpretando papéis inesquecíveis como “Conan, o bárbaro” e “O Exterminador do Futuro”. Seus filmes arrecadaram mais de US$3 bilhões no mundo todo. A fama longe das telas de cinema e do universo bodybuilding ganhou destaque internacional quando filiado ao Partido Republicano, foi eleito governador da Califórnia pela primeira vez há exatos dez anos. Reeleito em 2006, foi nomeado ainda como uma das 100 pessoas que ajudaram a moldar o mundo, pela revista Time.

Arnold continuou a ser um rosto importante no fisiculturismo mesmo após sua aposentadoria, em parte devido à sua popularidade em academias e revistas de fitness. O mestre já presidiu inúmeros concursos e premiações e continua incentivando o esporte por onde passa, inclusive o fez em passagem recente ao nosso país, durante o Arnold Classic Brasil. O amigo do Arnold A SuplementAção bateu um papo com um brasileiro considerado amigo do astro Schwarzenegger. Com quinze anos de dedicação divulgando um dos mais reconhecidos eventos do fisiculturismo no mundo o Arnold Classic, o empresário Celso Kalaf conheceu o astro de perto em um dos momentos mais importantes da vida dele. Uma estátua que homenageia o atleta Arnold foi inaugurada em 2012 em Ohio, nos Estados Unidos, e Celso esteve presente como fotógrafo neste evento. “A emoção foi ter sido chamado por ele para fazer uma pose especial para outros fotógrafos, desta vez do mundo todo, um momento mágico para um fã como eu. Ali ele me falou que estava muito feliz e que todos os presentes contribuíram para que ele houvesse chegado onde chegou!”, diz. A representatividade do astro na vida de Kalaf tem uma importância fundamental. “Conheço a história da vida do Arnold e para mim ele é um sinônimo de perseverança, dedicação, otimismo e vitórias.

Pois Arnold chegou aos Estados Unidos com apenas cinco dólares no bolso, se tornou um grande empresário, um dos melhores bodybuilders do mundo, um dos melhores atores de filmes de ação de Hollywood e governador da Califórnia fazendo da sua história um grande sucesso. Arnold é uma inspiração para a prática de exercício físico e vida saudável, usando sua imagem para conscientizar as pessoas a cuidar da saúde com prática esportiva”, finaliza o amigo. Arnold classic Brasil O país foi o local escolhido para receber a edição de um dos melhores eventos esportivos voltados à prática do bodybuilding do mundo: o Arnold Classic. Realizado no mês de abril no Rio de Janeiro. O Arnold Classic Brasil contou com a presença especial daquele que batizou o evento. Os visitantes puderam sentir a presença do próprio Arnold Schwarzenegger em suas aparições pelos corredores do evento, durante a entrega de premiações, estando próximo ao público admirador de seu perfil esportista e tão fundamental ao bodybuild mundial. A empresária Ana Paula Leal, responsável pela vinda do astro à Cidade Maravilhosa conversou com a SuplementAção e confidenciou passagens interessantes do ídolo Arnold em nosso país. Trazer um evento deste porte ao país só foi possível por um trabalho de pesquisa e, Ana Paula visitou ao longo de dois anos os principais eventos do setor no mundo e o evento que mais a chamou atenção foi o Arnold Sports Festival.

“Esse evento reunia características relevantes como: a expo, com as grandes marcas do segmento da nutrição esportiva, mais competições das mais diversas modalidades, reunindo num mesmo espaço: público geral, atletas, lojistas, dirigentes de clubes, associações esportivas, e ainda, movimentando toda a cidade, restaurantes, hotéis, aeroportos, academias, etc. Enxerguei o Brasil naquele evento e ainda, com a presença do Arnold Schwarzenegger, o grande ícone do setor. Sabia que teríamos algo inédito em nosso país”, afirmou a organizadora. Quando a pergunta é específica ao astro Arnold, Ana Paula é categórica: “ele é dedicação ‘full time’!”. Segundo a empresária, Arnold segue à risca toda a agenda preparada e dedica-se ao sucesso do evento. “Ele não empresta apenas o nome ou a imagem, o evento é dele e ele quer que dê certo e quer interagir com o maior número possível de atletas e modalidades esportivas. Sempre salienta a importância de termos as crianças participando, pois elas são o futuro. O astro gosta ainda de servir de exemplo para a nova geração através da divulgação da prática do esporte como geradora de saúde e integração social. Posso dizer que ele vivenciou intensamente o evento ACB e quis retribuir ao público presente o carinho que estava recebendo”. Ao Brasil e ao esporte, na visão de Ana Paula, as contribuições de Arnold são inúmeras. “O setor da nutrição esportiva ganhou uma exposição muito grande não apenas para os lojistas, mas para o consumidor que pôde entender a dimensão e o potencial deste setor em franco crescimento e os benefícios da nutrição esportiva para o melhor desempenho na prática esportiva e para a saúde em geral. Ele proporcionou a exposição de modalidades esportivas ainda pouco conhecidas e valorizadas e isso, para as confederações, federações e atletas é muito importante. O evento envolve a família, o atleta de alta performance, o lojista, o empresário… é um evento abrangente. Para a cidade, para o país, houve geração de muita receita, pois movimentou hotéis, entretenimentos, pontos turísticos, restaurantes e ainda, divulgação do Brasil para o mundo”.

E os números falam por si só! Superando todas as expectativas, a feira teve a participação de mais de 60 mil pessoas que esgotaram todos os ingressos. Cerca de 160 marcas expositoras foram as responsáveis por gerar mais de R$ 60 milhões de negócios. A 1ª edição do Arnold Classic Brasil trouxe para a cidade todo um universo que englobou feira de nutrição, vestuário e equipamentos, apresentações, além de 3.500 atletas que competiram em 19 modalidades esportivas espalhadas pelo Centro de Convenções SulAmérica, Cidade do Samba, Clube de Regatas Botafogo e Miécimo da Silva. Com um público marcado pela diversidade que reuniu atletas, adeptos de academia, curiosos e até famílias com crianças, o evento exibiu atrações menos conhecidas no país – como Powerlifting e Bodybuilding – com a participação de grandes nomes internacionais nas respectivas modalidades. As modalidades das competições foram: Strongman PRO, Strongman Amador, Luta de Braço, Pole Dance, Powerlifting, Luta Olímpica, Jiu-Jitsu, Karatê, Amateur Fitness, Figure e Bikini Amateur Men’s & Women’s Bodybuilding, Dança de Salão, Bike Indoor, Remo Indoor Octogono – MMA e Ring Girl, Jungle Fight Arnold Classic, Bodybuilding PRO Ginástica Artística. As empresas de suplementos não mediram esforços, investiram em grandes estandes modernos e cheio de atrações, além da presença ilustre de nomes que marcaram a história do fisiculturismo mundial, veja um pouco mais desse show em nossa cobertura completa.

Comentários