Desde muitos séculos a Chia (Salvia Hispanica) é considerada um alimento funcional para nativos das Américas. Soldados usavam a chia como único alimento durante guerras, índios Tarahumaras do México usavam a chia como alimento para depois caçarem as presas, correndo atrás delas até cansarem. Nativos do sudoeste realizavam marchas de 24 horas com apenas uma colher de chá de chia ingerida antes da marcha. Este alimento pode trazer uma série de benefícios a saúde e é exatamente este assunto que vamos abordar agora. Por que podemos utilizar este suplemento em programas de emagrecimento? Uma das características marcantes da chia é o fato dela ter uma grande capacidade de absorção de água de até 12 vezes seu peso, causando grande saciedade e podendo prolongar hidratação e retenção de eletrólitos em fluídos do corpo. Além disso, por ter lenta digestibilidade ela dificulta a absorção de carboidratos e pode ser uma arma muito eficiente em programas de perda de peso, para diabéticos e pessoas que visem uma menor absorção de carboidratos na dieta.
O suplemento
A chia é comercializada integralmente, moída ou em forma de óleo. O óleo de chia pode ser adquirido de diversos fornecedores de matéria-prima sendo os produtos advindos de processos industriais onde ele é extraído através de prensagem a frio, melhor opção em termos de preservação de todos os benefícios da semente, tornando o produto uma opção de alta concentração para os adeptos de programas nutricionais que incluam óleo de chia em suas estratégias. De acordo com um estudo científico publicado por Giovanni Tosco, quando uma colher de chia é despejada num copo d’água e deixada por 30 minutos, formará como uma gelatina sólida, que é criada devido à fibra solúvel que contém. Pesquisadores acreditam que este mesmo gel é o fenômeno que ocorre no estômago quando a comida contém este tipo de fibra pegajosa conhecida como mucilagem. O gel criado, quando ingerido, produz uma barreira física, que divide as enzimas digestivas dos carboidratos, isto faz uma lenta conversão de carboidratos em açúcar. Tendendo uma digestão lenta e mantendo os níveis de açúcar no sangue, a qual pode ser útil na prevenção e controle da diabetes. Ainda de acordo com Giovanni Tosco, a chia amolecida na água é melhor absorvida e digerida, significando um rápido transporte aos tecidos para ser usada pelas células.
A chia também facilita o crescimento e a regeneração de tecidos durante a gravidez e lactação, ajudando a regenerar músculos para os atletas e fisiculturistas. A chia também é rica em óleos essenciais como é o caso do Ômega 3. Pesquisas recentes demonstraram que a chia tem até três vezes mais ômegas que a linhaça e outras sementes. Estudos realizados em diversas universidades como no American Journal of Clinical Nutrition 2007 demonstraram que o consumo de ácidos graxos essenciais advindos da chia via suplementação pode melhorar o equilíbrio metabólico e assim consequentemente queimar mais gorduras. Esses óleos essenciais são chamados de PUFAs. Para queimar gorduras localizadas nosso corpo necessita da presença de PUFAs, para que isso ocorra de maneira otimizada, ativando a PPAR-Alfa e queimando as gorduras através do fígado. Sem a presença deles isso não ocorre de maneira eficiente. É aí que entra a suplementação de chia que além de melhorar estes pontos citados acima, contribui para melhor absorção das vitaminas A, D e K. A chia contém 3 a 10 vezes mais óleo que outros grãos.
Os ácidos graxos insaturados presentes na chia são essenciais para o corpo, para emulsificar e absorver vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K. A chia é boa para a respiração dos órgãos vitais, ajuda a regular a coagulação do sangue, células da pele, membranas, mucosas e nervos. Contém uma larga cadeia de triglicerídeos LCI na correta proporção para reduzir o colesterol que se adere às artérias. É um bom provedor de cálcio e também contém boro, que atua como catalisador para o corpo, absorvendo e utilizando o cálcio disponível. A chia por conter óleos essenciais e antioxidantes, pode ser usada também em programas de aumento de massa magra devido ao melhor estímulo de hormônios naturais, anticatabolismo e por melhorar a distribuição de nutrientes no organismo. A importância destes ácidos graxos também se dá na saúde cardiovascular, pois tem ação direta na melhora do colesterol assim contribuindo para uma dieta saudável e eficaz. Encontrada em casas de suplementos naturais, o óleo de chia pode ser um grande aliado em programas de perda de peso, aumento de massa muscular, saúde, longevidade e qualidade de vida.
Comentários