HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos Brasil - MIDWAY

A Midway, mais uma empresa da nossa série especial, teve grande participação no processo de massificação dos suplementos alimentares no Brasil

História dos Suplementos Brasil - MIDWAY Outro aspecto que favorece a visibilidade da Midway no mercado é a associação da marca com personalidades que são referências em diversos segmentos es
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Há 18 anos um jovem emprendedor, apaixonado pelo universo da musculação , dava origem a uma ideia que tinha como propósito oferecer novas oportunidades para melhorar a qualidade de vida de atletas e de pessoas comuns que almejavam um corpo perfeito. Wilton Bastos Colle - que praticava exercícios físicos desde a adolescência - aprendeu muito cedo a importância dos suplementos alimentares no desempenho dos esportistas e, impulsionado por este conhecimento, decidiu criar uma fabricante do segmento que fosse capaz de suprir todas as necessidades dos clientes. E a aposta deu certo. O VIT GLAFT 100 Tabletes, primeiro produto lançado pela Midway, causou grande impacto no mercado brasileiro devido à sua inovadora combinação. A fórmula exclusiva continha BCAAs, Arginina, Ornitina e L-Carnitina. Essa combinação estimula naturalmente o organismo para a prática de atividades, combate o esgotamento físico e mental de quem a consome e ainda revigora sua força. Aumenta a disposição e o ânimo, favorecendo as funções cerebrais. Mas este não era o único motivo do sucesso imediato. Trabalhar com um amplo e rigoroso controle de qualidade sempre foi uma das prioridades da empresa, fazendo com que o público logo se identificasse com a marca e associasse credibilidade a ela.

Em 1994, com apenas três anos de existência, já tinha produtos em todo o Brasil e estes ainda eram exportados para a Argentina, México e Uruguai. A relação com os estrangeiros é uma estratégia comercial que há muito tempo é utilizada pela empresa - que desde 1992 mantém alianças com países da Europa, Ásia e EUA.

A capacidade de criar suplementos alimentares com qualidade internacional dentro do território brasileiro vem da influência da cultura norteamericana no trabalho desenvolvido pela Midway. Colle conta que seu pai viveu durante muitos anos nos EUA e que, quando voltou, trouxe consigo as novidades e informações pertinentes sobre o consumo de vitaminas e suplementos. “Eu e meu irmão crescemos dentro desta filosofia, consumindo produtos naturais e suplementos nutricionais. Com o decorrer do tempo descobrirmos neste estilo de vida uma grande vocação para as atividades físicas e um impulso para a visão comercial”, revela.

A experiência de vida do empresário, junto com sua especialidade na área de marketing, fez com que a Midway tivesse um desenvolvimento rápido e sólido. Se no início a empresa contava com apenas 20 funcionários e um profissional de farmácia, hoje os números surpreendem: são 250 trabalhadores diretos; farmacêuticos, engenheiros de alimentos, nutricionistas, químicos, engenheiros, administradores, advogados, matemáticos e outros especialistas com MBA e PHD. São 150 produtos distribuídos no Brasil e 16 nos EUA.

Apesar da intensa velocidade com a qual se consagrou, a empresa teve que enfrentar diversas barreiras durante este período. Colle explica que grandes entraves burocráticos impediram uma expansão maior. “O Brasil é o país mais atrasado no mundo no que diz respeito à legislação para complementos nutricionais. Isso impede que as empresas nacionais façam grandes investimentos no setor”, detalha. O fundador da Midway cita o próprio VIT GLAFT como exemplo destas dificuldades. Desde 2001 a fórmula original do produto não pode ser comercializada no Brasil, devido à falta de registro na ANVISA. O que acontece, segundo o empresário, é que o pedido de registro deste suplemento foi protocolado no ano de 1992 e nunca teve um resultado. “Diante disso a agência suspendeu arbitrariamente a venda do produto no Brasil”, pontua.

Mas este empecilho não impediu que a empresa continuasse evoluindo. A solução encontrada foi direcionar o VIT GLAFT — e outros produtos que estavam envolvidos no mesmo problema — para o exterior, principalmente para os Estados Unidos da América onde é comercializado até hoje. A fabricante cresceu tanto que atualmente é uma das marcas com maior visibilidade no Brasil. O principal motivo é que a Midway — juntamente com a Integralmédica, Probiótica e Labotanick — foi a responsável pela massificação dos suplementos alimentares no país. Wilton Bastos Colle lembra que quando inaugurou sua empresa havia poucos pontos de vendas para estes produtos disponíveis no mercado, restritos às academias e outros estabelecimentos ligados ao setor. O que se tornou possível a partir das parcerias firmadas com grupos de supermercados, farmácias e comércios mais populares, aos quais todo cidadão poderia ter acesso.

Esta iniciativa foi fundamental para o desenvolvimento do mercado brasileiro e continua sendo até hoje. “Estimo que, na próxima década, o cenário nacional dos suplementos alimentares irá dobrar de tamanho a cada dois anos e meio. Isso porque o Brasil já tem o segundo maior consumo em unidades do mundo nesta categoria”, aponta o empresário. Ele acredita que nosso país pode, sim, chegar à primeira posição neste ranking. Mas para isso é necessário que a economia brasileira continue crescendo e que a ANVISA faça sua parte na luta por esta conquista.

Investimento em marketing

Outro aspecto que favorece a visibilidade da Midway no mercado é a associação da marca com personalidades que são referências em diversos segmentos esportivos. A empresa é patrocinadora oficial de atletas do MMA, como Minotauro, Minotouro, Shogun, Ninja e Lyoto; do Taekwondo, como Leonardo Gomes; da Stock Car, como o piloto Ricardo Maurício e Bodybuilding, como Marcelo de Paula.

Embora a empresa trabalhe com ampla divulgação na mídia e em grandes eventos como corridas, jogos de futebol ou maratonas, Colle afirma que nenhuma estratégia de marketing é melhor do que o patrocínio destes esportistas. “Nada substitui a credibilidade do atleta perante a opinião pública”, explica.

Consumidor informado e exigente

A massificação dos suplementos alimentares, bem como das informações a respeito deste universo, resultaram na formação de um consumidor consciente. Diferente do que acontecia há menos de três décadas, hoje é possível adquirir conhecimento sobre estes produtos através da internet, da televisão, das revistas e da mídia de uma maneira geral. Colle acredita que este fator também colabora demasiadamente para o avanço do mercado nacional, mas que ainda há muito a ser repensado.

Neste contexto ele garante que o atual presidente e os diretores da ANVISA têm trabalhado com e. ciência e dedicação. “A agência está focando a evolução das exigências de consumo, atuando democraticamente e com visão”, afirma.

Linha do tempo

1991 - Fundação da Midway em São Paulo com o lançamento do VIT GLAFT, considerado o produto mais avançado da época por sua fórmula exclusiva que continha BCAAs, ARGININA, ORNITINA e L-CARNITINA

1993 - Lançamento do VIT SMILAX e o GH VIT, que foram os primeiros pré-hormonais do Brasil

1995 - Lançamento do DIET WAY, o shake para emagrecimento mais consumido. Até hoje mais de 100 milhões de unidades já foram vendidas

1996 - Ampliação do Parque Fabril com a mudança para Anápolis-GO.

1999 - Lançamento da CREATINA WAY, com grande apoio de mídia, em revistas e televisão

2001 - A MIDWAY se torna a maior empresa de suplementos do Brasil e da América Latina

2002 - A MIDWAY Afirma uma parceria com a RedeTV! Ocasião em que Luciana Gimenez se torna garota propaganda da empresa

2006 - A empresa inicia sua implementação de uma fábrica própria nos Estados Unidos e abre escritórios em Miami, New York e San Diego

2007 - Invade o mundo do MMA com o patrocínio de atletas como Minotauro, Lyoto, Minotouro, Shogun, Ninja, entre outros

2009 - Expande suas atividades fabris para Brasília e Tocantins afim de atender sua demanda

Novidades para 2010

Por saber que o consumidor de suplementos alimentares é bastante exigente e, sem dúvida, ávido por novidades, a Midway está planejando uma série de mudanças para o próximo ano. Uma delas é que a empresa irá retornar com a marca VIT GLAFT para o Brasil, com uma fórmula adaptada de acordo com a nova resolução normativa que será publicada no DOU (Diário Oficial da União) em breve. “Tenho certeza que a proposta que desenvolvemos para 2010 irá atender todas as expectativas do nosso público-alvo”, adianta o proprietário da empresa. É esperar para ver!

 

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