ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Para perder ou ganhar, faça a escolha certa

Os resultados da suplementação alimentar podem sim ser potencializados com uma dieta balanceada

Para perder ou ganhar, faça a escolha certa É excelente para manter os níveis de colesterol em uma taxa normal
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Os resultados da suplementação alimentar podem sim ser potencializados com uma dieta balanceada. Conheça — e inclua no seu cardápio — frutas, grãos, peixes e outros alimentos que ajudam seu organismo a diminuir as medidas ou aumentar a massa muscular.

Se você quer mais músculos, coma:

Atum

O peixe é uma excelente opção de proteína e pode estar adicionado a qualquer dieta saudável porque geralmente seu teor de gordura é baixo — muitos tipos fornecem 20% ou menos de calorias da gordura. “Comer peixe no lugar de carne vermelha ou de ave gera menos gordura total, o que também pode significar uma menor quantidade de gordura saturada”, explica a especialista em nutrição esportiva Wlamar Cristiane S. Raggio. Entre as espécies, o atum é excelente para quem deseja ganhar massa muscular pelo bom nível de proteína que possui e por ser rico em ácidos graxos essenciais, as chamadas gorduras boas. “Algumas pesquisas mostram que os ácidos graxos diminuem a quebra do tecido muscular, aumentam o crescimento muscular, aceleram o tempo de recuperação, auxiliam na redução da inflamação, participam da secreção hormonal e contribuem para articulações saudáveis”, diz. De acordo com Wlamar, em 100g de atum encontramos 23g de proteínas, 3g de carboidratos e 9g de gorduras. Ela orienta ainda que o alimento pode ser consumido todos os dias a qualquer horário, sendo o mais apropriado antes de dormir. “É durante o sono que os hormônios anabólicos são excretados pelo corpo e você pode facilitar este processo pela ingestão dos ácidos graxos essenciais”, finaliza.

 

Feijão Branco

Se a intenção é queimar gordura, prefira o Feijão branco: possui uma proteína chamada faseolamina, que ajuda no processo de emagrecimento.“A faseolamina é uma glicoproteína que inibe a absorção do carboidrato (amido) encontrado em massas, batatas, arroz, pães, biscoitos, etc. Por este motivo ela pode ajudar a emagrecer, mas isso só é possível pela ingestão da farinha deste grão”, explica Wlamar. A médica especialista em dietas ortomoleculares Sylvana Braga destaca ainda que o alimento é rico tanto em fibras quanto em ferro. A indicação de consumo é simples: meia hora antes das refeições (almoço e jantar) misture uma colher rasa de chá desta farinha em um pouco de água e beba. Não consuma mais do que 1g por dia, pois o excesso pode causar diarreia e não terá o efeito desejado.

 

Gengibre

É um vasodilatador, o que ajuda o sangue a fluir melhor. Acelera em 20% o metabolismo, obrigando o organismo a gastar mais energia o que, consequentemente, auxilia a queima de gordura. “O gengibre aumenta o metabolismo basal dos alimentos e pode ser considerado um emagrecedor”, explica Sylvana. A nutricionista indica o consumo de pelo menos um pedaço de 2 cm, três vezes ao dia. O gengibre pode ser consumido cru, no tempero de aves e peixes; refogado, em forma de chá, ou batido no liquidificador com frutas.

 

Maçã

É excelente para manter os níveis de colesterol em uma taxa normal. “Rica em polifenóis, a maçã exerce um papel de varredora de radicais livres para fora de nosso corpo”, revela Wlamar. Ela auxilia na perda de peso, tem capacidade lipolítica - de destruir as gorduras — e é rica também em pectina, que absorve a água e a gordura. “Quando a acumulação de água é grande, as pectinas arrastam a gordura junto com a água, eliminando-a do nosso corpo”, finaliza.

 

Abacaxi

Para todas as dietas! Chamado de ‘ananás’ pelos índios, que significa ‘fruta excelente’, o abacaxi tem diferentes propriedades nutricionaisEle facilita a digestão porque possui uma enzima natural chamada de bromelina, que atua como um auxiliar no suco gástrico. A esta enzima atribui se ainda a capacidade de direcionar as toxinas para serem eliminadas do organismo através da urina. Com uma alta concentração do mineral magnésio, a fruta também ajuda a manutenção da integridade dos tecidos ósseos. “Ela atua equilibrando o metabolismo dos ossos, isso auxilia a prevenção de fraturas e até mesmo do aparecimento da osteoporose”, diz Sylvana. A fruta também é rica em fibras — essenciais para o funcionamento do intestino — e ainda é um poderoso antiviral e anti-inflamatório.

Comentários