SUPLEMENTOS

Fitoterápicos - Os naturais na briga contra a balança

Com ações que variam de reduzir a ansiedade até aumentar a sensação de saciedade, os produtos feitos à base de ervas, plantas, algas e extraídos de alguns alimentos são conhecidos como Fitoterápicos

Fitoterápicos - Os naturais na briga contra a balança

Com ações que variam de reduzir a ansiedade até aumentar a sensação de saciedade, os produtos feitos à base de ervas, plantas, algas e extraídos de alguns alimentos são conhecidos como Fitoterápicos e também podem auxiliar as dietas de redução de peso

Você até já deve ter ouvido falar, mas talvez não tenha ideia de como os Fitoterápicos podem auxiliar em sua dieta. Os produtos que, conforme explica a nutricionista da Herbarium Laboratório Botânico, Stefania Valente Silva, têm em sua composição elementos extraídos exclusivamente de vegetais podem dar uma força extra na hora de saciar a fome, regular o funcionamento do intestino, reduzir a retenção de líquidos e amenizar a ansiedade. E tudo isso pode fazer uma grande diferença na balança e na sua silhueta.

Listamos os mais conhecidos e desvendamos como atuam no organismo, mas antes de achar que os efeitos são milagrosos e rápidos a especialista alerta: “É preciso ter paciência!”. “O uso dos produtos deve ser contínuo e atingir pelo menos três meses para que os efeitos sejam significativos”, completa. A dieta balanceada também é exigência para os resultados.

Apetite domado

Um dos primeiros passos para conseguir emplacar a dieta e reduzir quilos e medidas é amenizar a sensação de fome que a redução de cal orias pode trazer. De acordo com a nutricionista Natália Lautherbach, da rede de lojas Mundo Verde, algas e ervas podem contribuir para preencher esse ‘vazio’. Uma das mais conhecidas é a Espirulina (Spirulina máxima), uma alga unicelular rica em minerais e vitaminas. “No organismo, a Espirulina se expande formando uma espécie de esponja”, explica. “Esse efeito faz com que a sensação de saciedade seja maior e a absorção dos carboidratos seja feita de forma mais lenta pelo organismo”. Quem também tem função de reduzir o apetite é o cacto nacional Cereus sp. Por esse motivo o extrato feito a partir da fruta, da flor e do caule da planta passou a ser utilizado na fabricação de produtos para auxiliar nas dietas de emagrecimento. “Em sua composição é possível encontrar boas quantidades de tiramina, que diminui a vontade de comer, betalaina e indicaxantina, que são diuréticos, ômega 6 e 9, ótimos para reduzir o colesterol, e antioxidantes como a vitamina C”, esclarece o médico Nutrólogo Maximo Asinelli. “Além de aumentar a sensação de saciedade, tirando a fome, o princípio ativo também ajuda na queima das gorduras corporais”.

Em paz com o intestino

Uma barriga lisinha é sinônimo de que o organismo está funcionando em harmonia e isso inclui o intestino! Pouca gente se lembra, mas é ele o grande responsável pela absorção da água e dos nutrientes que chegam ao nosso organismo por meio da alimentação. É neste órgão que acontece a separação entre aquilo que será aproveitado e o que será eliminado, por isso mantê-lo funcionando de maneira regular é fundamental para ver secar alguns quilos. Nessa tarefa as fibras são grandes aliadas.  Com base em dados disponíveis no IBGE, estima-se que o consumo per capita médio de fibras da população brasileira seja de 9,8g/dia, 46% abaixo do recomendado por autoridades como o Ministério da Saúde do Reino Unido, que sugere a ingestão de 18g de fibras por dia. Alguns especialistas brasileiros recomendam uma ingestão de 25g/dia para mulheres e 38g/dia para homens. Frutas como o maracujá, a maçã e a laranja são excelentes fontes de fibras solúveis, principalmente da pectina, uma substância que em contato com o organismo absorve água e se transforma em um gel capaz de prolongar a sensação de saciedade e de dificultar a absorção de carboidratos e dos açúcares. “Ela também ajuda na formação do bolo fecal, auxiliando a eliminação daquilo que não foi utilizado pelo organismo”, lembra Nathália.

O problema é que a maioria dessas fibras se concentra na casca e em outras partes que raramente são ingeridas e então entram em cena os fitoterápicos. Nas prateleiras de lojas especializadas, farmácias e até de alguns supermercados é possível encontrar uma grande variedade de fórmulas e produtos desta categoria, que tanto podem trazer as três frutas combinadas quanto sozinhas. A apresentação mais comum é em forma de pó. As fibras devem ser ingeridas várias vezes ao dia como ingredientes de várias receitas ou acompanhamento de sucos, vitaminas e sopas. “O consumo das fibras deve estar sempre associado à ingestão regular de água e outros líquidos”, recomenda Nathália. Vale lembrar que a orientação é de que sejam ingeridos pelo menos dois litros de água por dia!

Stefania ressalta ainda que para saber a quantidade exata de fibras que deve ser suplementada nas refeições, é preciso medir a quantidade que obtemos da substância em nossa alimentação regular. “Isso pode ser feito por um profissional de nutrição que vai avaliar os hábitos alimentares”, diz. “Quem não come frutas, legumes, verduras e cereais certamente vai precisar de reforço para ingerir o recomendado diariamente”. Algumas ervas também contêm substâncias que podem auxiliar o acerto dos ponteiros com o intestino: hibisco (Hibiscus sabdaria), cáscara-sagrada, (Rhamnus purshiana), zedoária (Curcuma zedoaria), psilium (Plantago psyllium) e fucus (Fucus vesiculosus).

Retenção hídrica

Os líquidos também influenciam em nosso peso e silhueta, por isso a retenção também deve ser combatida por quem está em busca de um corpo mais belo e saudável. “Muitas vezes eliminando a retenção de líquidos é possível notar uma clara diferença no peso e no visual de quem está fazendo dieta”, revela Stefania. Para estes casos, a dica são os produtos diuréticos, como os que têm a erva chamada cavalinha (Equisetum arvense). “Ela é uma planta que interfere em todo o sistema diurético”, frisa. “Atua também como auxiliar em infecções moderadas do trato urinário baixo, como cistite e uretrite”, diz a especialista. A quebra-pedra (Phyllantus niruri), o dente-de-leão e a salsa (Petroselium sativum) também são ervas com efeito diurético e o mais comum é encontrá-las em forma de folhas para infusão ou em cápsulas.

Bye bye ansiedade

Um dos grandes inimigos de qualquer dieta ou reeducação alimentar é a ansiedade.

O sentimento que é descrito por muitos especialistas em comportamento como o mal do século é, também, um dos motivadores da falta de controle sobre o que se come. “Grande parte das pessoas que apresentam sobrepeso ou obesidade demonstram alguns transtornos de ansiedade”, conta Stefania.

Para conter a danada e segurar a vontade de atacar os doces e alimentos gordurosos, a dica da especialista são os fitoterápicos que agem sobre o sistema nervoso central. “O maracujá e os produtos à base de passiflora têm ação ansiolítica e atuam amenizando as tensões e o nervosismo que podem atrapalhar as dietas de redução de peso”, diz a nutricionista da Herbarium.

Outras ervas também podem reduzir a ansiedade e estão presentes em diversos fitoterápicos, entre elas as mais utilizadas são: a Melissa (Melissa o± cinalis), a Kava-kava (Piper methisticum), o Hortelã (Mentha piperita), Capim-limão (Cymbopogon citratus), Camomila (Matricaria chamomile) e o Ginseng (Pfa± a glomerata).

Comentários