SAÚDE

Combata a artrose por meio da prática de exercícios físicos

Pesquisa recente aponta melhorias em pacientes que sofriam do problema após a realização de atividades físicas. Se você sofre deste mal ou conhece alguém que sofra, trate esse malefício com disposição para se exercitar

Combata a artrose por meio da prática de exercícios físicos A pesquisa do Lamspe só reforça ainda mais a tese de que exercícios físicos trazem inúmeros benefícios, inclusive para a artrose.
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Márcio Aldecoa Professor de educação física, pós-graduado em Ginástica Especial Corretiva na UniFMU e em Ergonomia, na Universidade Gama Filho. Realiza atividades voltadas para difusão de informações de bem-estar com grupos Você já ouviu falar em artrose? Trata-se de um malefício causado pelo desgaste de uma articulação, o que ocasiona inchaço, dor e rigidez. Sua causa é pouco conhecida, porém especialistas afirmam que, em geral, os problemas começam a aparecer com o processo de envelhecimento. Com o passar dos anos, mais precisamente aos 55 anos, é comum que a artrose figure com mais presença na vida das mulheres. E onde a dor é mais intensa? Nos joelhos, esses são os maiores ‘sofredores’ de artrose. Mas qual seria a saída para combater o problema? A resposta para tal questionamento é a prática de exercícios físicos. Tal afirmação ganhou ainda mais força após a divulgação recente da pesquisa realizada pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Lamspe). O estudo foi realizado com a participação de 50 pacientes com artrose nos joelhos. Eles foram submetidos a exercícios em grupo, no próprio domicílio, em academias e hidroginásticas durante seis meses. O resultado apontou que 40%, após as atividades, desistiram da colocação de próteses no joelho graças às melhorias por meio da prática de atividades físicas. O restante do grupo (60%) relatou que as atividades diminuíram a dor. A pesquisa do Lamspe só reforça ainda mais a tese de que exercícios físicos trazem inúmeros benefícios, inclusive para a artrose. Exercícios destinados aos pacientes com artrose têm o objetivo de melhorar a resistência e a força. Dependendo do nível de problema, o trabalho dessas atividades deve ser gradativo. A artrose nada mais é que o desgaste das articulações. Portanto, as atividades físicas para este caso merecem cuidados e toda atenção para que não ocasionem mais problemas. É

HORA DE ALONGAR!

O alongamento, por exemplo, deve ser bem cuidadoso e com o tempo ele trará ao paciente a nítida aparência de melhora da região, principalmente quando o problema figura nos joelhos. Os alongamentos devem ser feitos de modo com que a pessoa não sinta dor e respeite sempre os seus limites, de forma leve, sem insistências. A princípio, os alongamentos devem ser feitos com o acompanhamento de um profissional (professor de educação física ou fisioterapeuta) para que a pessoa possa aprender a fazer o exercício. Assim, depois que aprender, pode executar as práticas sem o auxílio do especialista. O joelho é um dos casos de maior preocupação. O certo para este caso é que sejam realizados exercícios leves, de três a cinco vezes por semana, durante 30 minutos, com a frequência cardíaca em, no máximo, 50/70, com tênis apropriado, e a prática da pedalada, mas isso, é claro, dependendo da situação da artrose. É importante que o paciente saiba que antes dele praticar a atividade para melhorar o quadro, é fundamental que ele passe pelo médico e pelo fisioterapeuta para saber o real estado do problema, pois dependendo do caso, pode haver variação da quantidade e dos exercícios que podem ser praticados. As variações, por exemplo, podem acontecer se a região afetada for a patela (rótula). Neste caso, os exercícios que flexionam (dobram) e estende (esticam) os joelhos, como agachamento ou bicicleta, não devem ser feitos, principalmente se provocarem dor. Quando a doença está entre os ossos do fêmur e da tíbia, a corrida não é aconselhável.

POUCA OU MUITA CARGA?

Quem tem artrose parte para a realização de exercícios com pesos ou resistidos, porque quando utilizamos o termo musculação, as pessoas sempre tendem a imaginar àquelas atividades de hipertrofia e visualizam exercícios em que são levantados pesos excessivamente altos. Estes exercícios, os resistidos, feitos com pouca carga, são de fundamental importância para que as pessoas mantenham o nível de força muscular preservando a articulação doente. Os exercícios indicados são feitos com cargas muito altas, e devemos levar em consideração o limiar de desconforto ou dor da pessoa. Caso a pessoa esteja com dor, ela nunca deve se exercitar, devemos primeiramente tirar a dor para depois iniciar os exercícios. Depois de seguir as recomendações corretas, também é ideal fazer as atividades com o acompanhamento do educador físico. Usando o joelho ainda como exemplo, os exercícios a fortalecem a musculatura da perna, diminuem a dor e aumentam a densidade óssea. Portanto, o educador físico vai ajudar no auxílio para que cada exercício seja feito corretamente e que assegure a saúde do paciente: Se o paciente com artrose resolver procurar uma academia para fazer as atividades recomendadas, antes de qualquer coisa, ele deve procurar o instrutor do local e falar a verdade sobre seu problema. Com a informação, ele saberá a melhor forma de ajudar na melhora.

Comentários