SAÚDE

Precaução com a eferverscência

Você é adepto de opções efervescentes em analgésicos e vitaminas? Saiba então que cautela é fundamental para o uso de tais opções.

Precaução com a eferverscência Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO

Você é adepto de opções efervescentes em analgésicos e vitaminas? Saiba então que cautela é fundamental para o uso de tais opções. Um estudo recém-publicado no British Medical Journal demonstrou que a utilização de medicamentos efervescentes solúveis teve relação no aumento de problemas cardiovasculares em comparação aos indivíduos que tomaram as mesmas medicações, mas com formulações como em solução ou cápsulas.

O artigo alerta para a prescrição das formulações efervescentes que contêm sódio, pesando riscos e benefícios. O estudo se baseou na análise do banco de dados do UK Clinical Practice Research Datalink, que possui uma base de dados de 500 centros de atenção primária da Inglaterra. Foram avaliados os dados de mais de 1,3 milhões de pacientes maiores de 18 anos, em um período de sete anos. Os principais achados foram a associação a 16% mais eventos cardiovasculares (incluindo infarto não fatal, AVC não fatal ou morte por causa vascular), 22% maior ocorrência de AVC, 28% maior mortalidade por todas as causas e sete vezes mais ocorrências de hipertensão arterial. Precaução é necessária para o uso de opções efervescentes.

Em caso de dúvida, sempre opte pela avaliação de profissionais da área médica.

Comentários