SAÚDE

Contra o HPV, contra o câncer

O Ministério da Saúde acaba de disponibilizar quatro milhões de doses da vacina contra o papiloma vírus (HPV) já distribuídas gratuitamente na Campanha de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Contra o HPV, contra o câncer

O Ministério da Saúde acaba de disponibilizar quatro milhões de doses da vacina contra o papiloma vírus (HPV) já distribuídas gratuitamente na Campanha de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O insumo, que previne contra o câncer de colo de útero, será aplicada gratuitamente em meninas de 11 a 13 anos em 2014 e, a partir do ano seguinte, será ofertado também para meninas de 9 e 10 anos.

A vacina contra HPV previne contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18). Dois deles (16 e 18) respondem por 70% dos casos de câncer de colo de útero, responsável atualmente por 95% dos casos de câncer no Brasil. O HPV possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. É o segundo tipo de tumor que mais atinge as mulheres, atrás apenas do câncer de mama.A cada ano, 270 mil mulheres no mundo morrem por conta da doença.

O uso do preservativo ajuda, mas não oferece proteção total contra o HPV. A vacinação, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a principal forma de prevenção contra o vírus. A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A vacinação tem eficácia comprovada para mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. O Ministério da Saúde orienta ainda que as mulheres dos 25 aos 64 anos façam anualmente o exame preventivo para verificar se há indício de HPV.

Comentários