ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Biomassa de Banana Verde

A estrela da vez é a substituição perfeita para os ingredientes que contenham leite, tanto nas receitas doces, como nas salgadas. Quer saúde? Dá-lhe biomassa!

Biomassa de Banana Verde Crédito: BANCO DE IMAGENS

A grande aliada da gastronomia funcional do momento sem dúvida nenhuma é a biomassa de banana verde. Se você ainda não ouviu falar nela, de repente até já experimentou uma receita doce ou salgada com esse ingrediente. Atualmente ela é usada por nutricionistas como uma fonte hiper saudável, rica em nutrientes, apresentando baixa caloria. Porém falar em banana verde pode parecer estranho, não é mesmo? Esqueça o paladar que parece ‘amarrar a boca’ quando se consome este fruto ainda sem amadurecer. A cor verde da banana é importante por ser fonte de amido resistente. “Ele atua como se fosse uma fibra insolúvel, baixando o índice glicêmico da refeição e controlando a glicose sanguínea, além de favorecer a saúde intestinal, aumentando o bolo fecal, reduzindo o esvaziamento gástrico e dando maior sensação de saciedade”, explica a nutricionista Ana Flávia Ferrari. Por substituir perfeitamente os alimentos lácteos da dieta, a biomassa de banana verde pode ser considerada a estrela do momento. “Ela pode substituir o leite, o creme de leite e o leite condensado, perfeitamente”, diz Ana Flávia Ferrari. Além dessas propriedades, a biomassa apresenta característica espessante e não possui sabor marcante, podendo ser utilizada em preparações doces ou salgadas. Para a nutricionista esportiva Priscila Di Ciero, a biomassa de banana verde pode ser agregada a sucos, feijões, no preparo de bolos, tortas, nhoques, vitaminas, mingau, etc. Tanto Priscila, como Ana Flávia oferecem aos leitores da SuplementAção duas receitas deliciosas nesta matéria, uma doce e a outra salgada, contendo esse ingrediente tão poderoso. Um dos fatores positivos para a utilização da biomassa em receitas é a preparação de baixo custo, sem falar nos benefícios à saúde. “A banana verde é rica em potássio e vitaminas do complexo B, além das fibras e do amido resistente. Já existem evidências que a biomassa contribua para redução do colesterol total e do LDL colesterol (o ruim). Além disso, dependendo da forma em que for agregada à alimentação, favorece o controle da glicemia”, explica a nutricionista Ana Flávia.

 

PREPARANDO EM 3, 2, 1...

Para se ter uma ideia, uma colher de sopa (20g) contém cerca de 25kcal, 6g de carboidrato, 0,3g de proteína e quantidade insignificante de gordura. “Este não é um alimento calórico, mas eu insisto sempre na qualidade da dieta. Contar calorias já não é a melhor opção de tratamento para a maioria das pessoas. O foco da nutrição funcional é a qualidade e em qual momento devemos consumir determinados alimentos. Faz toda a diferença!”, orienta Ana Flávia. Bom, já se sabe quais são as propriedades desse preparo, certo? Falta saber então como ela realmente deve ser feito e qual é a banana mais indicada a ser utilizada. Priscila Di Ciero gosta de usar a banana nanica. “A opção pode ser a que agradar mais ao paladar. As orgânicas são ótimas também por serem ainda mais saudáveis!”, diz. O processo todo de preparo leva de 15 a 20 minutos. Ingredientes e preparo 4 bananas-nanicas verdes ou banana d´água 1- Coloque as bananas com a casca em uma panela de pressão e cubra com água. 2- Cozinhe entre 15 e 20 minutos em fogo baixo e escorra. 3- Retire a casca e passe no processador de alimentos a polpa ainda quente, até formar um purê. 4- Espere esfriar bem e guarde o que não for usar em saco plástico hermeticamente fechado em geladeira por até cinco dias.

 

 

TÁ NA MESA PESSOAL!

Strogonoff de frango com biomassa de banana verde (sem lactose) Priscila Di Ciero

Ingredientes:

- 500g de peito de frango temperado em iscas

- 2 colheres (sopa) de mostarda

- 4 tomates maduros (ou 1 xícara de molho de tomate caseiro)

- 1 dente de alho - 2 colheres (sopa) de azeite de oliva ou óleo de coco ou de girassol

- 1,5 xícaras de biomassa de banana verde

Modo de preparo: Refogue o alho, pouco sal e temperos a gosto no óleo e acrescente a mostarda. Acrescente as tirinhas de frango e mexa até dourar. Misture o molho de tomate e a biomassa e deixe cozinhar. Se necessário, acrescente um pouco de água ao molho do strogonoff, para deixá-lo mais ralo, de acordo com sua preferência. Acrescente 1 xícara de cogumelos picados, cozinhe por mais 3 minutos e serva.

Dica: Substitua o frango por legumes cortados em cubos grandes, como por exemplo, abobrinha, cenoura, batata, palmito. O tempo de cozimento é menor e você tem um delicioso prato vegetariano. Utilize produtos orgânicos sempre que possível.

 

Suco de frutas com biomassa de banana verde Ana Flávia Ferrari

Ingredientes:

1 folha de couve

1 maçã pequena ou 1/2 grande, em casca e sem semente

1 lasca de raiz de gengibre ou 1 colher (café) de gengibre em pó

Suco de 2 limões (preferencialmente siciliano)

1 rodela fina de abacaxi sem o miolo ou 1/2 pepino sem casca

1 copo de 200ml água gelada

1 cubo de gelo

1 colher (sopa) de biomassa de banana verde

Agave néctar, mel ou adoçante

Modo de preparo: Bata tudo e tome imediatamente

Comentários