ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Cravo, canela e dedo-de-moça são conservantes naturais

Com a crescente demanda por alimentos saudáveis, tem se pensado em garantir um produto final que atenda as exigências do mercado

Cravo, canela e dedo-de-moça são conservantes naturais

Com a crescente demanda por alimentos saudáveis, tem se pensado em garantir um produto final que atenda as exigências do mercado. No que diz respeito aos conservantes, um exemplo seria a atenção das indústrias para a substituição de aditivos sintéticos por alternativas naturais, como o uso de antioxidantes provenientes de ervas e especiarias.

Os lipídeos, podem se deteriorar pela oxidação, conhecida como ranço, provocando uma redução da vida útil destes produtos, com perdas de parte de suas qualidades nutricionais, alteração do sabor, textura e até cor. Em vista disso, a pesquisadora Ana Paula Marques Pino Sichieri desenvolveu através do Programa em Ciência e Tecnologia de Alimentos (USP/ESALQ), um estudo sobre o uso em potencial de antioxidantes naturais extraídos de especiarias e adicionados sob a forma de extratos hidroalcoólicos no óleo de soja.

A pesquisadora submeteu a testes os extratos de cravo, canela e pimenta dedo-de-moça. A pesquisa comprovou que, tanto para as análises físico-químicas quanto sensoriais, o cravo foi a especiaria que proporcionou ao óleo de soja maior proteção contra a oxidação lipídica, seguido da canela e por fim da pimenta dedo-de-moça.

Comentários