O desejo em manter uma vida saudável a começar pelo cardápio se torna cada dia mais crescente em uma sociedade onde falar em qualidade de vida é papo certo nas rodas entre amigos e nos encontros familiares.
Quem é que hoje não pensa várias vezes antes de escolher um prato cheio de opções gordurosas? O novo estilo de vida muitas vezes força a mudança de hábitos, afinal buscamos a praticidade na hora de se alimentar e ainda tentamos conseguir tempo para realizar as demais tarefas do dia a dia. Mas se a mentalidade já está voltada a uma consciência de saúde em primeiro lugar, vale tudo para encaixar nessa agenda cheia de compromissos, uma lista de ingredientes saudáveis a serem consumidos ao longo do dia. Vivendo uma realidade onde a saúde sempre esteve em primeiro lugar, os fundadores da empresa Mundo Verde criaram em 1987 na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, uma ideia que viraria filosofia de vida nos dias atuais. Após residir por um período na Alemanha e nos Estados Unidos, a família decidiu retornar ao Brasil, mas com o desejo de manter os padrões alimentícios aplicados em terras estrangeiras. Mas como manter a mesma estrutura de lá, se por aqui pensar em um cardápio mais regrado em opções saborosas e ricas nutricionalmente falando, era algo muito distante? Simples, basta criar oportunidades, e foi assim que surgiu a loja Mundo Verde.
A família então procurou por fornecedores, mas a dificuldade em encontrá-los era muito grande, tempos depois do retornar ao Brasil, desenvolveram a primeira loja de mais de 250 existentes em todo o país e também no exterior. “A loja foi vista no mercado como modelo e assim novas lojas foram surgindo, quando nasceu também um sistema de franquias. A ideia era tão boa que era vista como algo positivo entre outros empresários. O crescimento foi e ainda é espantoso. A cada semana uma nova loja franqueada é inaugurada”, explica Marcos Leite, diretor de expansão e operações.
A sede continua localizada em Petrópolis. Atualmente 30 novas lojas estão em processo de montagem. Ao todo são 260 em funcionamento até o momento, em 27 anos de história. Apenas em 2013, mais de 50 novas lojas foram abertas. Com o sucesso desta ideia promissora, as fronteiras foram ultrapassadas e hoje, a Mundo Verde também se faz presente em Portugal em duas franqueadas. O país português foi escolhido por ser a porta de entrada para o mercado europeu, que futuramente será focado pela empresa. “Acreditamos que o mercado brasileiro ainda tem muito potencial de crescimento, mas nosso desejo realmente é ultrapassar essa fronteira e atingir outros países”, afirma Marcos Leite. A empresa se caracteriza como varejista, vendendo produtos de uma linha extensa em orgânicos, naturais e de bem-estar.
Atualmente a Mundo Verde se destacou pela criação de uma linha própria, em suplementos alimentares e barras de cereais. “Esse é um grande passo da empresa onde não deixamos de ser um varejista, mas mesmo assim criamos novas opções em produtos próprios. Somos pioneiros neste mercado do bem-estar e procuramos sempre inovar para tornar a empresa cada vez mais reconhecida no mercado como a principal empresa de alimentação saudável e suplementação do país”, diz Marcos Leite.
CONQUISTANDO NOTORIEDADE
Com o passar dos anos, pensar na criação de uma linha própria foi inevitável para os executivos da empresa. Foi então que em 2012, a Mundo Verde apresentou ao público o primeiro item da sua linha de marca própria Mundo Verde Seleção: a spirulina pacífica havaiana. Considerada um superalimento devido a presença de vários nutrientes, como as vitaminas A, K e do complexo B, a spirulina contém ainda pigmentos como a clorofila e a ficocianina que tem ação antioxidante, auxilia na eliminação das toxinas do organismo e retarda o envelhecimento precoce. A spirulina ainda pode ajudar no emagrecimento por conter nutrientes que estimulam a produção dos hormônios relacionados à saciedade. “A criação da marca própria é uma tendência que cresce a cada ano no Brasil e o sucesso desses itens depende da credibilidade da empresa. Por isso, a Mundo Verde acredita que a identificação com a rede trará credibilidade à compra dos itens”, afirma Marcos Leite. Além da spirulina, a Mundo Verde Seleção se destaca por outros produtos como mel, diferenciando-se dos demais por ser orgânico, ou seja, livre de agrotóxicos e 100% natural. Além dele, barras e granolas, shakes, diferentes opções em suplementos para a conquista de massa muscular e perda de peso, entre outros produtos que garantem o bem-estar, afinal esse é o lema da empresa.
Em cinco anos a empresa disponibilizará até 600 itens, representando 30% dos produtos com a sua marca própria Mundo Verde Seleção. O trabalho de interação com o cliente acontece de diferentes maneiras. Uma delas é através do “Alô nutricionista”, onde o cliente entra em contato com profissionais de nutrição da equipe Mundo Verde para esclarecer eventuais dúvidas sobre alimentação saudável. As redes sociais são ferramentas também muito utilizadas pela empresa, onde um feed back atualizado é conquistado a todo o momento.
A empresa mantém ainda um site completo com informações sobre os produtos comercializados nas lojas, além da história Mundo Verde e as atividades desenvolvidas a todo o momento pela empresa. Em números, a Mundo Verde se destaca por alguns fatores: possui mais de 260 lojas no Brasil, com presença em 23 estados e no Distrito Federal; 100 lojas só no Estado do Rio de Janeiro; 2 franquias internacionais em Portugal; 45 novas lojas abertas em 2012 no Brasil; 50 novas lojas só 2013 no país, sendo 30 já em operação e 20 em processo de montagem; meta de expansão: 450 lojas até 2015; mais de mil funcionários (média de sete em cada loja); mais de 150 mil clientes/dia; mais de 30 mil produtos cadastrados (média de 5 mil por loja); 3 mil a 6 mil itens oferecidos em 19 segmentos em cada loja, e mais de 1,2 mil fornecedores cadastrados (75% micro e pequenas empresas). E os números não param por aí. O faturamento da Mundo Verde em 2013 fechou em R$322 milhões. Para 2014, a expectativa é de fechar o ano em R$435 milhões.
PENSANDO VERDE
A rede criou e ainda desenvolve o Projeto “Mundo do Faz de Conta”, promovendo sessões para se contar histórias com música, brincadeiras e oficinas de arte com a utilização de material reciclável em ONGs, instituições beneficentes e escolas públicas. Durante a visita da contadora de histórias são apresentados e distribuídos exemplares do gibi “Mundinho Verde”, contendo noções de cidadania, responsabilidade social e preservação do meio ambiente. Essa criação já beneficiou mais de 90 mil crianças em mais de 5000 estabelecimentos em todo o Brasil. A iniciativa deste projeto busca incentivar o hábito da leitura desde cedo, despertando nas crianças o interesse pela preservação do meio ambiente. No ano de 2005, o projeto foi reconhecido pelo Prêmio Valor Social, do jornal Valor Econômico. O Mundo Verde agrega em sua essência valores e princípios como o comércio justo, o consumo consciente, a ética nos negócios e a responsabilidade social, cultural e ambiental.
A cor verde contida no nome da empresa diz muito e foca diretamente a importância do Mundo Verde no mercado, a começar pelos uniformes dos funcionários, feitos com fibras de garrafas pet. Além disso, diversas iniciativas revelam a preocupação da rede com a questão da sustentabilidade sócio-ambiental. O Mundo Verde foi uma das primeiras redes varejistas no Brasil a aderir às sacolas retornáveis para substituir o uso de sacolas plásticas nas compras, uma visão arrojada. Os clientes Mundo Verde ganharam um presente há alguns anos. A Revista Mundo Verde que surgiu para trazer ao leitor/cliente um conteúdo de bem-estar. A publicação é distribuída gratuitamente nas lojas da rede.
A capa da publicação sempre traz um personagem conhecido da mídia, por exemplo, a atriz Isis Valverde, a fim de trazer histórias curiosas, interessantes e acima de tudo reais, sobre qualidade de vida. “Acreditamos que a presença de alguém que tenha o carisma do público na mídia traga mais notoriedade ao conteúdo”, diz Marcos Leite. Nas lojas da rede também são distribuídas publicações que apresentam informações sobre produtos naturais, orgânicos, alimentos funcionais, enfim, conteúdo que envolva esse universo de bem-estar da empresa.
Linha do tempo:
1987 – Criação do conceito Mundo Verde, com abertura da primeira loja
Década de 90 – Ampliação do modelo de franquia da marca Mundo Verde
2005 – Reconhecimento do “Mundo do Faz de Conta” pelo Prêmio Valor Social, do jornal Valor Econômico
2012 – Apresentação ao público do primeiro item da linha de marca própria Mundo Verde Seleção, a spirulina pacífica havaiana.
2012 – 45 novas lojas abertas no Brasil
2013 – Ano em que mais de 50 novas lojas foram abertas
Até 2015 – Meta de expansão para 450 lojas
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