O primeiro projeto conhecido de uma bicicleta é de 1490, a partir de um desenho de autoria do artista plástico Leonardo da Vinci, descoberto anos mais tarde. Provavelmente muitas crianças iniciaram a vida esportiva através da bicicleta. Para pedalar basta apresentar o mínimo de equilíbrio, mesmo tendo poucos anos de vida. E quando se é criança, andar de bicicleta é uma tarefa ainda mais fácil, afinal a bike tem rodinhas que facilitam o equilíbrio. As primeiras pedaladas levadas mais a sério aconteceram na vida de João Marcelo Pereira Gaspar quando ele tinha 14 anos, incentivado pelo amigo e primeiro treinador, Jonas de Souza Rodrigues. Na família, o atleta não conseguiu o apoio que esperava, afinal no país do futebol o mais natural seria que o garoto optasse pelo esporte jogado dentro de campo e com a bola nos pés, sem falar que o ciclismo é um esporte considerado caro. Mas como é impossível mandar nos sentimentos, o coração de João Marcelo bateu mais forte pelo ciclismo estrada e hoje ele é destaque por onde passa.
Essa modalidade do ciclismo é considerada um clássico dentro do esporte, disputada mais comumente em duas fases: a prova individual contra o relógio – modalidade olímpica desde 1912 - e a prova estrada propriamente dita. As bicicletas usadas pelos atletas do ciclismo estrada são mais leves, com quadros de carbono, e materiais que fazem o peso mínimo não ultrapassar dos 6,8kg. O guidão, por exemplo, é baixo por questões aerodinâmicas, assim o ciclista pode economizar energia e ganhar mais velocidade no percurso. Nos dias de hoje, essas bicicletas contam com até 20 marchas, utilizadas para todos os tipos de trechos, como montanhas, descidas e linhas retas.
O atual programa olímpico desta modalidade é formado por quatro provas, sendo duas para homens e duas para mulheres. Vence quem terminar primeiro o percurso, de aproximadamente 250km para homens e 140km para as mulheres – no feminino, a prova só entrou no programa dos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles e em 2016 será disputado no Rio de Janeiro. Todos os competidores largam juntos, e quem cruzar a linha de chegada primeiro fica com a medalha de ouro. A conquista do profissionalismo dentro do esporte na vida de João Marcelo aconteceu em 2011, quando as oportunidades de competir nas primeiras provas oficiais realmente se tornaram concretas. Mesmo antes de se tornar profissional, João Marcelo já se inscrevia para participar de competições, apenas pelo prazer do esporte.
Em 2010, por exemplo, o garoto conquistou o seu primeiro título de expressão, quando se consagrou campeão estadual de resistência na categoria Junior. “Entre os principais títulos de toda a minha carreira, quero destacar o brasileiro de estrada, tour do Rio e tour do Brasil que foram provas que ficarão marcadas na minha memória devido ao esforço da equipe que se empenhou ao máximo para que chegássemos ao triunfo”, recorda o atleta. Graças ao ciclismo, João Marcelo conquistou a característica de ser uma pessoa disciplinada, humildade e com determinação. “O esporte me ensinou ser assim”, diz.
UM ATLETA COMPLETO
João Marcelo nasceu em Sete Quedas em Mato Grosso do Sul e atualmente vive em Americana, no interior de São Paulo. O atleta é ciclista, competindo pela modalidade ciclismo de estrada, ou seja, uma derivação do ciclismo. As principais regras desta modalidade estão em não ultrapassar o peso limite da bike (6,8kg); não fazer uso de substâncias proibidas, e usar os equipamentos de segurança: capacete, luva e óculos. “Muitas pessoas perguntam por que andamos um seguido do outro no pelotão. O atleta que está na frente tem um gasto de força 25% a mais do que o outro que está atrás”, diz atleta. João Marcelo se destaca nessa modalidade por ter muita facilidade em subida. “Também me defendo bem em terreno plano e em chegadas, ou seja: me considero um atleta completo”, revela. Quem pensa em seguir o mesmo caminho de João Marcelo precisa ter humildade, disciplina, companheirismo e muita força de vontade. “A pessoa que está iniciando nesse esporte está ganhando muito mais com sua saúde e mente do que uma pessoa sedentária.
É uma sensação de liberdade muito boa. Indico a todos!”. E por ser este atleta completo é que foi selecionado pela Confederação Brasileira de Ciclismo, no programa de intercâmbio, a participar de uma nova fase em sua carreira, tendo a oportunidade de treinar e competir durante seis meses na Europa. João Marcelo partiu para a Suíça no mês de março, na companhia do ciclista Caio Godoy. Durante esse período os brasileiros terão treinamentos supervisionados pelos técnicos do Centro Mundial de Ciclismo, além de participarem de várias competições do calendário internacional. A vontade de vencer é o que move este atleta e a prova disso está no box com a quantidade de prêmios conquistados por ele. O detalhe é que o quadro contém apenas os principais títulos e esses já são muitos! Como todo atleta sonha, João Marcelo mira o seu foco na disputa de uma olimpíada. “Meu objetivo é estar integrado a alguma equipe profissional da Europa em 2015”, diz. Atualmente João Marcelo está em terras europeias, em uma temporada de disputas por lá. E que assim seja, afinal a torcida já está pronta para ver mais essa vitória.
TREINOS SÃO FUNDAMENTAIS
Nas mãos do treinador Edgardo Simon, João Marcelo mantém uma rotina bem acelerada de treinos. “Temos um calendário formado das competições do ano todo. Visamos as principais provas e começamos um trabalho no mínimo três meses antes. Primeiro com uma boa base de quilometragem que varia de 120km a 200km por dia, e durante esse trabalho tiramos um dia da semana para descanso total. Com um mês de base começamos os trabalhos específicos nas montanhas ou em terreno plano, conforme o circuito da prova. E na reta final da preparação faltando 10 dias fazemos treinos de 2 horas por dia para poder assimilar o trabalho feito durante esse período”, conta detalhadamente. A estrutura franzina de João Marcelo é uma conquista dessas muitas horas de treino e claro, muitas pedaladas. “Faço apenas alguns exercícios aeróbicos.
É importante porque trabalhamos muito essa parte em cima da bicicleta”. Para garantir uma excelente performance, o atleta conta com o auxílio de alimentação de qualidade acompanhada, é claro, de um belo mix de suplementação. “Preciso dos suplementos porque nosso esporte exige muito do corpo durante os treinos, e assim eles me ajudam a suprir as necessidades que preciso”, diz o campeão.
Perfil:
Nome completo: João Marcelo Pereira Gaspar
Data de nascimento: 19/02/1992
Local de nascimento: Sete Quedas – MS
Modalidade: Ciclismo estrada
Categoria: Elite
Peso: 56kg Altura: 1,67m
Equipe: Team Ironage/colner/shimano
Patrocinadores: Ironage Isotônicos/Colner Bicicletas/Dogo Seguridad privada/Italomat Materiais de Construção.
Apoio Shimano Principais
Títulos:
2014
1º lugar de montanha tour do Brasil
1º lugar sub 23 tour do Brasil
1º lugar 5ª Volta de Ciclismo Internacional do Estado de São Paulo
2º lugar 5ª Volta de San Juan, Argentina
4º lugar 6ª Volta de Ciclismo Internacional do Estado de São Paulo
3º lugar Volta de Ciclismo Internacional do Estado de São Paulo 2013
2º lugar 1º Torneio de Verão 2º lugar
2º Torneio de Verão
2º lugar na classificação geral do Torneio de Verão
1º lugar na 3ª Volta Ciclista do Pará
1º lugar no Desafio das Américas
Campeão brasileiro de estrada sub 23
Campeão de montanha tour do rio
Campeão sub 23 tour do rio
Campeão de montanha desafio das Américas
Campeão sub 23 desafio das Américas
Contatos:
Redes Sociais:
Facebook: joaomarcelo.gaspar.9
Twitter: @marcelo20081991
CARDÁPIO FERA
Para manter seu físico sempre em dia, João Marcelo precisa consumir um cardápio balanceado em carboidratos, fibras, muito líquido e sais minerais, contendo de 2 mil a 3 mil calorias por dia. Sair da linha só um dia na semana. “Nesse dia posso comer o que quero. Mas não exagero muito, só como algum chocolate ou um pedaço de pizza”, entrega o campeão, que procura não comer doces.
O ciclista faz de quatro a cinco refeições todos os dias e tem facilidade em perder e ganhar peso.
“Todos os dias subo na balança pra ver se estou mais pesado ou mais leve, porque tenho que estar no peso ideal para competir. Durante meu período de descanso chego a engordar até 6kg, mais quando volto a rotina perco isso bem rápido”, conta.
Café da manhã: 2 pães com queijo e geleia, 100g de granola e uma banana, 1 copo de suco de laranja
Almoço: 200g de feijão, 150g de arroz, 200g de carne de frango ou bovino e saladas à vontade como alface, tomate, couve e outros legumes
Lanche da tarde: 2 bananas, 2 maçãs
Jantar: 300g de macarrão, batatas cozidas com azeite, com um pouco de sal em todas as refeições
Suplementação
Pré-treino BCAA e complexo vitamínico
Pós-treino Repositor e antioxidante
Meia hora antes do treino (manhã) 4 cápsulas de BCAA 1 de complexo vitamínico
Pós-treino 1 medidor respositor para 200ml de água mais um antioxidante 4 cápsulas de BCAA (noite)
Comentários