A quem prefira ir para a academia sem a companhia de ninguém e lá realizar toda a série da ficha de treino, sozinho. Mas existe aquele grupo de praticantes de exercícios físicos que não dispensa a companhia de um personal trainer ou mesmo a de um amigo. Seja com ou sem alguém, no final o que é preciso é realizar tudo aquilo que foi proposto pelo educador físico, segundo a ficha. Desculpa não cola para quem quer ter um shape digno de elogios e sempre em dia, não é mesmo? Mas existe uma máxima inegável, a de que “a união faz a força” e é a mais pura verdade. Com o auxílio de alguém para carregar a máquina de pesos, levantar uma barra ou um halter, ou mesmo garantir apoio em um exercício que requer equilíbrio, o treino só pode ser campeão. E é pensando em um resultado sempre em dia que o casal de bodybuilders Vanessa Lopes e Luiz Bliujus treina unido. Ela é natural da cidade de São Paulo e ele de Arujá, na região metropolitana paulista. Os dois se conheceram em 2008 em uma balada e desde então começaram a namorar. Na época ela concluía o curso de Educação Física e ele, já formado, era dono de uma academia. Os dois treinavam musculação por questões claramente estéticas e visando qualidade de vida, sem o objetivo de competição. Logo no início do namoro, Vanessa foi convidada a dar aulas na academia de Luizão, como é conhecido.
Juntos há seis anos, Vanessa e Luizão garantem que estar juntos na hora do treino faz toda a diferença. Dentro da academia, seguem um treino focado e super profissional, afinal ambos são educadores físicos. Em ambientes externos, o casal gosta de treinar em escadas e corridas na rua. Tudo aquilo que for útil ao treino e servir para lazer e diversão, sem deixar a responsabilidade do foco das competições de lado.
Tanta motivação gera inspiração. “O fato de sermos um casal dentro das competições acaba passando uma confiabilidade em quem nos vê. Notamos uma procura maior pela musculação por parte da família e principalmente dos amigos”, diz Vanessa. A palavra descanso não existe no dicionário de Vanessa e Luizão, afinal o casal vive em competições. Portanto, a presença dos dois é notada de domingo a domingo da academia.
PAIXÃO PELO ESPORTE
E por falar em inspiração, foi ela a responsável por levar Vanessa ao esporte. Acompanhando Luiz nas competições, quando ele iniciou em 2010 competindo por duas vezes, ela notava que aquela rotina era encantadora. “Ele me incentivada pra caramba. Foi aí que eu comecei a treinar forte e preparar meu corpo. Conquistar o padrão feminino desejado pelo esporte é muito complexo e demorei para conquistar um corpo ideal”. Mas não demorou muito para que as conquistas de Vanessa chegassem. “Em 2011 estava competindo pelo título do paulistão e fui vice campeão, fiquei muito triste na época por não ter conseguido vencer.
Aquilo ficou martelando na minha cabeça e falei pra mim mesmo que em 2012 eu voltaria e seria campeão do paulistão 2012 overall. Foi 1 ano de treinos árduos e focado nisso”, conta Luizão que além de ter sido campeão do paulistão 2012 e campeão overall também, comemorou ainda a vitória de Vanessa no título de campeã na categoria figure do paulistão 2012, sendo campeã overall também. “Nos encontramos no final do campeonato e fomos os últimos a sair do palco como casal campeão overall do paulistão 2012, uma emoção sem palavras por tudo que passamos na preparação”, conta emocionado o atleta que ainda dá uma dica: “Faça sua parte que lá na frente Deus sabe o que faz , foi um presentão dele pra nós, às vezes você tem que passar por situações difíceis mas lá na frente sempre vem a recompensa. Luta, perseverança e fé. Foi um desafio e tanto!”, diz Luizão. “Foi o dia mais feliz para mim no bodybuilding”, revela Vanessa. Bliujus começou a competir em 2010, sendo praticante de musculação há 13 anos. “Descobri esse esporte através de revistas americanas. Desde menino sempre de músculos, descobri tudo sozinho mesmo”, conta.
“Cada treino é uma sessão de exercícios levada a sério para um determinado esporte, no meu caso treino musculação de alto rendimento para esculpir o corpo com pesos. O bodybuilding serve para alcançar um objetivo proposto tanto para qualidade de vida, saúde ou alto rendimento (levar o corpo até o limite do desgaste físico, mental e psicológico)”, revela o atleta. A meta de Luizão é ser campeão brasileiro, mundial e Mr. Universo pela NABBA. Sua preparação agora é para as competições que acontecerão no mês de fevereiro. Vanessa, portanto compete há três anos também. “Minha meta é me profissionalizar como atleta. E os projetos são para competir na NPC. Estou me preparando para competir nesse primeiro semestre de 2014, mas ainda estou analisando essa possibilidade pelo fato de ser uma federação internacional e pelo fato de que a categoria Women’s Physique no amador ser diferente no profissional”, conta.
FAÇA DIFERENTE COM VANESSA LOPES
O treino da Vanessa é o Afundo. Trata-se de uma combinação de vários exercícios específicos com foco no glúteo mínimo. A recomendação deste exercício é voltada para as mulheres, especialmente as que já possuem o hábito de fazer agachamentos. “O afundo é o queridinho das mulheres, mas a diferença aqui é a posição do step, que será colocado na perna de apoio. A perna de traz, juntamente com a amplitude do exercício, já que utilizo o colchonete para descer até o chão”, explica Vanessa. O objetivo do afundo é colocar todo o peso do corpo somente na perna que está à frente, pois a de trás funciona apenas como apoio. “Durante o movimento, devemos manter o calcanhar pressionado no chão, e não a ponta do pé”, frisa a atleta. Esse exercício é perfeitamente seguro desde que a execução seja feita de maneira correta. “É fundamental que a praticante coloque o peso no calcanhar da perna da frente, em relação ao tronco. Ele não deve se manter muito inclinado ou curvado demais”, dá a dica. Outro ponto importante destacado por Vanessa é a manutenção da postura sempre ereta, mantendo apenas uma leve inclinação para ajudar na distribuição correta do peso corporal. Para fazer diferente, segundo Vanessa Lopes não é necessária ajuda de um parceiro. O afundo pode ser feito no smith ou com a utilização de halteres. A regularidade deste exercício é de duas vezes por semana, entre 3 e 4 séries, de 12 a 15 repetições, feito durante o treino de quadríceps ou no treino de femorais. “Quanto a carga não existe um peso mínimo ou máximo, já que existe uma variação de carga em relação às máquinas de cada academia”, lembra a bodybuilder.
FAÇA DIFERENTE COM LUIZÃO BLIUJUS
O treino do Luizão é o Arranque posterior para o deltoide. Trata-se de um exercício de ombros destinado para todas as idades, “Principalmente para aqueles que possuem problemas de postura, em especial na rotação interna de ombros (cifose)”, orienta o atleta. O arranque é dividido por dias da semana e dividido por grupos musculares diferentes do corpo humano, junto com uma periodização mesclando etapas de força (4 séries de 5 a 6 repetições), hipertrofia (4 séries de 8 a 12 repetições) e resistência (4 séries de 15 a 30 repetições) usadas no decorrer do ano a cada 2 ou 3 meses. Esse exercício é realizado com halteres. No “Faça Diferente” do Luizão é fundamental a ajuda de um treinador e profissional de Educação Física especializado em musculação. Para quem já for mestre da musculação, está liberado da companhia desse profissional e pode iniciar esse exercício sozinho. Para fazê-lo é necessário o uso de halteres e um banco reto, com execução do movimento unilateralmente. “Inicialmente os praticantes podem iniciar esse exercício de 2kg a 10kg, sem comprometer a técnica do movimento, pois é um exercício de grau de dificuldade elevada, não dá pra pegar muito pesado”, orienta o atleta que sugere de 8 a 15 repetições.
TREINO ESPECIAL PARA CASAIS
Vanessa e Luizão deram um presente aos leitores da SuplementAção. Durante a sessão “Faça Diferente”, o casal realizou um treino especial exclusivo para todos os fãs de musculação, provando que cada grupo muscular pode ser treinado tanto por homens e mulheres, porém com cargas e repetições distintas, mas executados juntos, mostrando que a união realmente faz a força. Acesse www.revistasuplementacao.com.br e nosso canal no Youtube e não perca esse material exclusivo!
CONSELHO DE BODYBUILDER
Vanessa Lopes: “Converse antes com pessoas que entendem das categorias com o objetivo de encontrar a categoria que mais se adequar em você, devido aos fatores genéticos e biótipo, pois é como a gente diz, muitas vezes não somos nós que escolhemos a categoria, mas ela é que nos escolhe”.
Luizão Bliujus: “Nunca desista dos seus sonhos mesmo que ande sozinho e contrariando a vontade dos outros, vá atrás da sua felicidade muita dedicação, perseverança, paciência, luta é fé. lá na frente será recompensado ‘a dor é temporária, mas a glória é eterna’”. PERFIL DO CAMPEÃO
Luiz Bliujus Atleta bodybuilder
Categoria: Class 3 NABBA
Data de nascimento: 14/09/1979
Onde: Arujá –
SP Altura: 1,68m
Braços: 49cm
Tórax: 148cm
Peso em off: 108kg
Peso em pré: 98kg
Patrocinador: Probiótica Gold Team
Instagram: @luizaobliujus
Principais títulos:
2013 –-3o lugar Brasileiro 2013 NABBA Class 3
2012 - – Campeão Paulistão e overall NABBA Class 3
2012 –- Vice-campeão Brasileiro NABBA Class 3
2011 –- Campeão Paulista estreantes
2011 -– Campeão Paulista do interior e overall NABBA Class 3
2010 –- Overall NABBA Class 3
Vanessa Aparecida Lopes
Atleta bodybuilder
Data de nascimento: 06/11/76
Local: São Paulo
Altura: 1,59m
Braços: 32cm
Tórax: 95cm
Peso em off season: 60kg
Peso em pré contest: 54kg
Patrocinador: Probiótica
Principais títulos:
2013 –- Campeã Paulista Women’s Physique - Estadual – IFBB
2012 –- Campeã Overall Figure – Paulistão – NABB
2012 -– Vice-campeã Brasileira Figure – Brasileiro – NABBA
2012 -– 3ª colocada Figure – Sudamérica Open – NABBA
DIETA REGRADA, DIETA CAMPEÃ
**Vanessa Lopes
A bodybuilder ingere proteínas, com opções em patinho, peito de frango, tilápia e ovos, além de carboidratos, como arroz integral, aveia, batata doce, mandioca, banana, legumes e verduras. 6 refeições por dia:
1. 30g de aveia em flocos, 5 claras + 1 ovo inteiro + 1 banana
2. 50g de batata doce ou mandioca + 150g de tilápia
3. 100g de arroz integral + 150g de patinho (3 tipos de verduras e/ou legumes)
4. 50g de batata doce ou mandioca + 150g de tilápia
5. 50g de batata doce + 150g de frango (3 tipos de verduras e ou legumes)
6. 150g de tilápia
Suplementação:
Pré-treino: 5g de glutamina 5g de BCAA concentrado de morango 1 cápsula de cafeína
Intra-treino: 5g de glutamina 5g de BCAA concentrado de morango com 500ml de água
Pós-treino: 5g de glutamina 5g de BCAA concentrado de morango 30g de waxy maize 30g whey isolada 5g de creatina
**Luizão Bliujus
O bodybuilder faz suas refeições sólidas em um intervalo de 3 em 3 horas. 6 refeições por dia: Proteínas: Filé de frango tilápia filé mignon patinho moído - 250g por refeição
Carboidratos: Arroz, batata doce, mandioca - 300g por refeição
Suplementação:
Pré-treino: 02 scoops de proteína isolada 10g de BCAA concentrado 10g de glutamina 01 scoops de waxy maize batidos com 250ml de água
Intra treino: 10g de BCAA concentrado em 1litro de água Pós-treino: 03 scoops de proteína isolada 10g de BCAA concentrado 10g de glutamina 02 scoop de waxy maize ½ scoop de caseína batidos com 250ml de água
STEP BY STEP – VANESSA LOPES
1- Antes de iniciar os movimentos é preciso ajustar o aparelho na altura ideal para a execução de descida e subida do corpo. O colchonete e o step devem estar posicionados exatamente no lugar. Para iniciar o exercício é preciso manter uma das pernas flexionada.
2- O exercício nada mais é que a flexão das pernas, uma de cada vez, com chegada total ao chão. É importante que o joelho encoste no colchonete. A contração do abdômen é fundamental para o sucesso dos movimentos de descida e subida.
3- O afundo se encerra com a volta à posição inicial, porém com contração do glúteo. É importante que a perna que esteja apoiada no step se mantenha esticada para haver a contração glútea. Só assim o exercício realmente será feito com perfeição.
STEP BY STEP – LUIZÃO BLIUJUS
1- Para este exercício é preciso um banco comprido para apoiar o corpo todo. É importante que tenha um espaço para travar os pés. No chão é necessário um colchonete para apoiar uma das mãos, enquanto a outra realiza o movimento de subida e descida.
2- Deitado no banco com os pés já travados, o praticante deve apoiar a mão no colchonete e com a outra pegar o halter saindo com ele da altura da axila e subindo na altura dos ombros. O movimento de subida e descida lembra a pegada martelo.
3- É fundamental que a execução do movimento seja dividida em duas fases: a concêntrica, ou seja, a de subida do movimento, com expiração do ar; e a de descida, a excêntrica, com inspiração do ar. O exercício é encerrado com a volta à posição inicial, com o halter sempre na linha da axila, da mão apoiada ao chão.
Comentários