FIQUE POR DENTRO

Idosos em campo!

Homens de até 75 anos receberam, neste mês, o aval da ciência para continuar as peladas de fim de semana: elas fazem bem à saúde!

Idosos em campo! Os resultados indicaram que o futebol funciona como uma intensa atividade intervalada que provoca picos cardíacos, períodos com alta rotatividade de e
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO – ANO 07 – EDIÇÃO 31

Nunca é tarde para sair da frente da televisão ou das cadeiras do estádio e dar os próprios chutes a gol. Homens de até 75 anos receberam, neste mês, o aval da ciência para continuar as peladas de fim de semana: elas fazem bem à saúde! Pela primeira vez, foi investigada a resposta fisiológica aguda ao treino de futebol recreativo em idosos e avaliados os efeitos das partidas na capacidade funcional deles. Os dados foram apresentados em três artigos publicados na Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports por pesquisadores da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, liderados por Peter Krustrup, professor do Centro de Copenhagen para Esportes Coletivos e Saúde. A equipe analisou a intensidade do treino de futebol e os efeitos na saúde em idosos não treinados com pouca experiência no esporte. Para chegar a esses resultados, foram convocados 26 homens destreinados com 63 a 75 anos. Os resultados indicaram que o futebol funciona como uma intensa atividade intervalada que provoca picos cardíacos, períodos com alta rotatividade de energia anaeróbia e impacto musculoesquelético.

Comentários