SUPLEMENTOS

Termogênicos: Protagonistas do verão

Conheça os suplementos e alimentos que vão incendiar suas gorduras e garantir a alegria e a beleza do seu verão

Termogênicos: Protagonistas do verão O consumo de apenas duas fatias pequenas ao dia já é suficiente para sua ação termogênica.
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Temos praticamente o ano todo para realizar as mudanças necessárias para atingirmos a tão sonhada boa forma, mas como de costume a maioria das pessoas decide seguir os bons hábitos somente agora que o verão bateu na porta da frente. Para correr contra o tempo e lançar mão de algumas estratégias é praticamente inevitável. Nesse momento todas as ações que favoreçam a definição corporal são muito bem-vindas: praticar exercícios físicos e fracionar as refeições está no topo das primeiras mudanças, mas para completar tudo isso podemos, e devemos, contar com a ajuda dos famosos termogênicos, seja nos alimentos ou na suplementação. Todas as atividades realizadas pelo nosso corpo consomem energia e isso inclui todos os nossos processos fisiológicos desde a respiração até a digestão dos alimentos. Substancias ou alimentos termogênicas possuem ação direta no nosso metabolismo, alterando nossa termogênese e favorecendo os processos de emagrecimento. Ao consumirmos estes alimentos ou utilizarmos suplementos com esta finalidade a intenção sempre será fazer com que nosso organismo aumente seu gasto calórico durante a digestão e também nos processos metabólicos.

VARIAÇÃO SAUDÁVEL

Na alimentação temos uma variedade de opções termogênicas que vão desde chás, passando pelas pimentas até chegar na água gelada, vejamos:

- chá verde (Camellia sinensis): este chá, já muito conhecido e utilizado, favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia em função do seu estimulo metabólico. Visando sua ação termogênica seu consumo deve ser de cinco xícaras de chá por dia, por um período de três meses.

- chá de hibisco: menos conhecido que o verde, mas também com excelente ação termogênica, assim como os outros termogênicos ele aumenta a temperatura do corpo durante o processo de digestão, aumentando consequentemente o metabolismo. Seu consumo em torno de um litro por dia garantirá um efeito positivo.

- pimentas: temos com maior destaque a ação da pimenta vermelha, um tipo específico, rica em capsaicina, substância que favorece a quebra de gorduras no tecido adiposo, podendo aumentar em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de 3g por dia, sendo comumente utilizada em saladas e pratos quentes principalmente como tempero.

- canela: muito utilizada para realçar o sabor dos alimentos, polvilhada por cima de doces e fruta, um alimento termogênico que além de aumentar o metabolismo basal possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento.

- gengibre: responsável pelo aumento de mais de 10% do gasto calórico, é uma raiz que pode ser consumida de várias formas como cru, temperos e até chás. O consumo de apenas duas fatias pequenas ao dia já é suficiente para sua ação termogênica. Ricos em ômega 3, alimentos como peixes, salmão e atum, e oleaginosas favorecem o aumento do metabolismo basal, favorecendo ainda a melhora da retenção de líquidos e a comunicação entre as células.

- água: além de favorecer o bom funcionamento do nosso organismo a água quando consumida gelada também favorece o emagrecimento, pois nosso organismo despende de energia para elevar a temperatura até chegar na quantia adequada pelo corpo (36° e 37°C). Na realidade seu efeito é leve quando comparado aos alimentos termogênicos, porém na somatória das ações podemos ganhar mais alguns pontos no processo de emagrecimento.

OS SUPLEMENTOS ALIMENTARES

Nos suplementos alimentares a principal substância termogênica conhecida é a efedrina, porém a proibição do seu consumo tanto no Brasil como nos EUA, faz com que esses produtos aqui no Brasil tenham como base à cafeína, diferente da efedrina e da anfetamina que possuem efeito mais agressivo ao organismo. O corpo se adapta facilmente à cafeína e quando utilizada para a pratica de exercícios, pois ela otimiza o desempenho esportivo aumentando força, resistência, concentração e foco. Alguns estudos demonstram que seu efeito é ergogênico, permitindo um melhor desempenho em exercícios prolongados, exercícios de alta intensidade e de curta duração, retardando a fadiga e favorecendo os processos de emagrecimento e definição corporal. É importante lembrar que o efeito da cafeína varia de pessoa para pessoa, sendo esta variação dependente das características individuais como peso corporal e regularidade com que é ingerida, sua concentração de consumo máxima permitida diariamente é de 420mg. A ação destes termogênicos é extremamente interessante e positiva quando pensamos na redução de peso corporal, mas existem algumas restrições que devem ser levadas em consideração: crianças, gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, hipertireoidismo, úlcera e alergias devem ter atenção redobrada no consumo destas substâncias para que suas ações benéficas e de emagrecimento não se transformem em efeitos colaterais como aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia. Nesse contexto de ações termogênicas não podemos deixar de ressaltar a importância da pratica de exercícios físicos, pois este se torna um agente termogênico na medida em que aumentamos o consumo de oxigênio pelas células e aumentamos a temperatura corporal, além disso, maiores níveis de massa muscular magra também garantem maior gasto energético do organismo para preservação destes tecidos o que faz da musculação um bom aliado na diminuição de gordura corporal. Termogênicos a parte, o que se sabe com certeza é que não existem milagres e muito menos fórmulas mágicas quando o assunto é perder peso. Uma alimentação saudável e balanceada associada á prática de exercícios físicos ainda é o primeiro passo na busca do corpo ideal, só precisamos aprender a dar o primeiro passo e continuar caminhando!

Comentários