MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do BodyBuilding: Ronnie Coleman

Sua estrutura campeã e sua simpatia com os fãs, garantiram filas imensas no maior evento do setor de nutrição esportiva do Brasil, a Expo Nutrition

Mitos do BodyBuilding: Ronnie Coleman Mr. Olympia, Ronnie Coleman detém ainda o título de maior vencedor em competições profissionais pela IFBB, com 26 vitórias.
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Enfrentar longos e preciosos minutos em uma fila, após passar horas dentro de um carro, em um trânsito caótico de uma grande metrópole como a cidade de São Paulo, vale mesmo à pena quando se sabe que estar próximo do seu ídolo será uma realidade em pouco tempo. Tudo é uma questão de espera e de controlar a ansiedade. Chegou o grande momento de estar frente a frente de um dos mais renomados bodybuilders mundiais da atualidade: Ronnie Coleman, o maior ganhador do campeonato profissional fisiculturista da IFBB de todos os tempos! Nascido em 13 de maio de 1964, o astro norte americano Ronald Dean "Ronnie" Coleman marcou presença na última edição do maior evento do setor de nutrição esportiva do Brasil, a Expo Nutrition, com participação especial no estande do site de vendas Corpo Perfeito. A equipe da SuplementAção lá esteve para garantir uma entrevista exclusiva com Mr. Big Ron para a mídia brasileira, afinal uma presença tão ilustre como essa no país, não poderia ser deixada no esquecimento. A estrutura peso pesado do astro pode ser facilmente aplicada a outras profissões, que garantam a segurança de qualquer um, como a de um policial, por exemplo. Pois bem, para quem não sabe, Mr. Big Ron, além de ter a formação em contabilidade, foi membro da polícia nos Estados Unidos por um período de 13 anos. “Para ser honesto, muitas pessoas não sabem disso. Eu levantava de manhã e não via a hora de ir para a academia e treinar. Após acabar o treino eu já estava ansioso para ir trabalhar. Na academia, eu focava e concentrava no que eu tinha que fazer lá. Eu tinha que estar focado em uma situação totalmente diferente e estar em outra sintonia e isto me evitou de ficar pensando e focando na mesma coisa o dia todo e todos os dias”, revelou Coleman durante a entrevista, um ser humano focado em tudo aquilo que faz. Seus músculos fortes que garantiam um preparo digno de um fisiculturista o fizeram escolher o caminho mais acertado de sua vida: ingressar no universo bodybuilding. O ingresso na profissão de fisiculturista teve início no final da década de 80, por influência de amigos. Recordista de oito títulos no maior evento de fisiculturismo do mundo, o Mr. Olympia, Ronnie Coleman detém ainda o título de maior vencedor em competições profissionais pela IFBB, com 26 vitórias. Na carreira são 36 vitórias em duas décadas de profissão. Seu maior vilão, segundo ele, durante todos os anos seria ele próprio. “Todas as vezes que subia no palco eu tentava ser melhor que da última vez. Eu estava sempre competindo contra eu mesmo”.

RECORDISTA MR. OLYMPIA

Oito vezes campeão consecutivo da competição Mr. Olympia, Ronnie Coleman falou para nossa equipe sobre a experiência como recordista de títulos: “Isso é algo que eu nunca pensei que seria capaz de fazer. Quando eu comecei, nem sabia o que era o Mr. Olympia. A única coisa que eles me deram foi um passe livre em uma academia, e isso me levou ao que eu sou hoje. Eu acho que para alguém admitir que isso vai acontecer, se colocarmos a grosso modo, tempo, dedicação, fé é o que é realmente necessário para alcançar e estar no topo e ser o número 1, e para ser bom, você tem que trabalhar duro. Basta sempre tentar conseguir o máximo de conhecimento que você puder, ficar o mais forte e isso te ajudará a chegar onde você gostaria de chegar!”, entrega e aconselha Mr. Big Ron. Antes mesmo de vencer o primeiro campeonato, pensar na conquista do título mais importante no bodybuilding era praticamente impossível, afinal Coleman havia ficado em nono lugar no ano anterior do Mr. Olympia. O ano era 1998 e chegava a hora do anúncio do grande vencedor da competição, quando Big Ron ouviu o nome de Flex Wheeler como o segundo colocado. “Ser o primeiro colocado era algo totalmente fora de cogitação, na verdade nem sonhava com isso, queria mesmo era melhorar a minha colocação. Mas receber o título de campeão me tomou de emoção e aquele foi o momento mais feliz da minha vida”, conta Coleman. A última conquista deste título aconteceu em 2005. No ano seguinte a vitória foi de Jay Cutler, vencedor Mr. Olympia por quatro vezes. Ser oito vezes campeão desta prova era uma marca apenas de Lee Haney, até aquele momento, outro grande ícone no esporte. Atualmente Coleman vive no Texas e segue sua carreira apenas em apresentações em feiras, eventos do segmento, e se dedicando cada dia mais à sua marca de suplementos, porém sem competir. Já são seis anos longe das competições de fisiculturismo.

DETERMINAÇÃO: A MARCA COLEMAN

“Eu conquistei tudo o que sempre desejei. Uma vez que você quebra todos os recordes, você não tem mais motivação para continuar. Eu quebrei todos os recordes e conquistei todos os objetivos possíveis de se alcançar. Então chega a hora de mudar”. O grande recordista de títulos está afastado das competições, mas mantém a dieta sempre em dia. “Eu faço a mesma coisa que fazia quando competia, dieta, treino e descanso. A única diferença é a falta das provas”, diz à SuplementAção. Sua preferência na suplementação é por shakes próprios consumidos nos Estados Unidos. “Em época de competição, manter a dieta era a coisa mais difícil do mundo para mim. A única coisa que me fazia continuar era que eu estava tão motivado e determinado a ser o número 1”, expõe sua determinação. Manter anos de êxito em uma profissão não é uma tarefa simples de ser realizada. Erros podem ser somados pelo caminho e Coleman não esteve blindado deles. “Cometi todos os erros possíveis quanto nutrição, dieta, treinamento. Todos os erros que qualquer um pode cometer eu cometi, e mais uma vez eu repito: quanto mais você sabe, melhor você vai ser, e isso me levou muito tempo. Fazer a coisa certa, trabalhar com as pessoas certas. Com isso eu com certeza não teria cometido tantos erros”, confidencia o bodybuilder.

HISTÓRICO DE COMPETIÇÕES DE RONNIE COLEMAN

São 36 títulos, 26 deles profissionais, em 20 anos de carreira! •

2005 - 1º lugar Mr. Olympia •

2004 - 1º lugar Mr. Olympia •

2003 - 1º lugar Mr. Olympia •

2002 - 1º lugar Mr. Olympia •

2001 - 1º lugar Arnold Classic •

2001 - 1º lugar Mr. Olympia •

2000 - 1º lugar Mr. Olympia •

1999 - 1º lugar Mr. Olympia •

1998 - 1º lugar Mr. Olympia •

1991 - 1º lugar Mr. Universe

O SEGREDO DE CAMPEÃO PARA CAMPEÃO

“O segredo do bodybuilding É o conhecimento. Quanto mais conhecimento você tem, mais forte você fica. Eu não me tornei um Mr. Olympia até eu aprender muito com muitas pessoas. Então quanto mais você aprende melhor, você pode ficar. Eu levei muito tempo para aprender tudo o que eu sei hoje. E me levou muito tempo para chegar ao topo. Não se esqueça: quanto mais você sabe, mais forte você fica no esporte!”

Comentários