Quando uma marca chega ao topo e se consolida, sendo sucesso garantido de público, manter-se firme e forte em um mercado extremamente competitivo se torna uma tarefa árdua, com trabalho focado todos os dias para que essa estrutura seja mantida e ainda mais, para que haja crescimento. Quem investe no mercado do suplemento alimentar sabe que deve entrar para ganhar, afinal o crescimento deste setor é notado a todo o momento, devido ao número cada vez maior de adeptos de qualidade de vida através das cápsulas e scoops que garantem um resultado bonito de se ver frente ao espelho. Com o foco na comercialização de toda linha regularizada de suplementos alimentares nacionais e internacionais, a Flex Nutrition é um exemplo de sucesso. Criada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul há mais de uma década, a empresa é, atualmente, a maior rede de importação, distribuição e venda de suplementos alimentares do sul do Brasil. A empresa possui em torno de 70% do share do mercado gaúcho.
Representante e revendedora exclusiva de algumas das maiores marcas de suplementos do mundo, a Flex Nutrition possui a credibilidade de uma marca com mais de 10 anos de atuação no mercado, além de possuir 100% de seus produtos comercializados regularizados na ANVISA e ser revisada e auditada pelo selo ABENUTRI (Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais). “A Flex Nutrition nasceu do sonho de oferecer o que existe de melhor na suplementação mundial para o público brasileiro, aliando a maior gama de produtos importados do mercado nacional ao melhor atendimento e informação sobre o uso e benefícios dos mesmos”, afirma o sócio proprietário da rede, Jason Prass. Com mais de 14 lojas, dentre elas franquias e filiais, é possível encontrar a Flex Nutrition em locais estratégicos da capital gaúcha. “Além disso, nossa central de distribuição on line atende a todo o Brasil, via correio, com rapidez, segurança, garantia de entrega e suporte de pós venda diferenciado”, afirma Jason Prass.
A Flex Nutrition atua ainda na venda, revenda, e assessoria em franquias para a área de suplementação alimentar. Atualmente são 14 lojas, em sua maioria em uma estrutura física de 50 a 120m², com destaque para duas Mega Stores, uma em Novo Hamburgo com 200m² e a outra em Porto Alegre com 350m², possuindo um enorme e variado estoque de produtos. Cada loja atende por dia em torno de 150 pessoas. “Hoje contamos com quase 100 funcionários, colaboradores, franqueados e demais envolvidos no processo de trabalho e gestão de nossas lojas e franquias”, explica o empresário. A sede da empresa encontra-se junto à Mega Store Porto Alegre, que conjuga um espaço além de varejo de 350m², de mais 250m² exclusivamente para a logística de distribuição de atacado e site de vendas on line para atender todo o Brasil. Não só a variedade de marcas e produtos chamam a atenção nas lojas Flex Nutrition, mas principalmente a quantidade, estratégia adotada e transferida para todas as franquias. “Nossa rede de franquias é treinada constantemente para que seu discurso e posicionamento sejam padronizados e que ofereça a mesma experiência de compra e de consultoria que a Flex Nutrition se propõe a oferecer ao mercado”, conta o empresário.
COLHER PARA PLANTAR
Informar, motivar, valorizar e acima de tudo, garantir qualidade de vida em um ambiente extremamente agregador deve ser o plano adotado por todas as empresas que pretendem chegar ao topo na lista das melhores. O endomarketing é uma ferramenta fundamental para transferir ao público interno de uma empresa, em primeiro lugar, a confiabilidade tão almejada a ser ofertada aos consumidores. O investimento em pessoas é uma das estratégias de sucesso da Flex. “
Nossa equipe de vendas é selecionada com muita atenção à sua capacidade de atendimento, estudo, aperfeiçoamento e personalização. Para oferecer o melhor, precisamos possuir os melhores e mais preparados atendentes. Através de constante coach (treinamentos internos mensais), nossa diretoria de gestão apresenta novos produtos, novas soluções, bem como todas as informações necessárias e novas formas de auxiliar a todo cliente que deseja uma vida saudável, aliada a seu objetivo de treino físico”, conta o empresário. O marketing da Flex trabalha para ser a peça chave para o sucesso com o consumidor.
A empresa possui um setor exclusivo de marketing e comunicação que fomenta e atua na fidelização de seus clientes através das redes sociais, website, pesquisas de satisfação com clientes, campanhas específicas para clientes fiéis, além de possuir um planejamento anual de investimentos em marketing que compõem mídias tradicionais, mídias online, e monitoramento constante da satisfação dos clientes com pós venda atuante e em constante reciclagem. A Flex investe ainda na parceria em grandes nomes do esporte nacional e internacional como Diego Solares, Sabrina Almeida, Thais Romani, entre outros. No campo de responsabilidade social, a empresa realiza campanhas do agasalho, de apoio no combate ao câncer de mama, e apoia instituições de caridade. Todo o investimento, seja no público interno como no público externo só pode gerar êxito. Em 2013, a Flex Nutrition fechou o ano com um crescimento médio de 50% em relação a 2012, tendo um faturamento anual aproximado de R$20 milhões.
AS CONQUISTAS EM NÚMEROS
A cada ano, a Flex Nutrition possui conquistas em vários campos em que atua. “Essas conquistas não acontecem somente no crescimento exponencial de share de mercado. Por exemplo, em 2012 adquirimos o selo ABENUTRI que garante qualidade, certificação e procedência de nossos produtos”, conta Jason. A Flex vem marcando o território há anos. Há quatro deles, ela iniciou sua propagação das franquias pelo Estado do Rio Grande do Sul. “De lá para cá, abrimos em média, por ano, cinco franquias na região”, explica Jason Prass. O ano de 2011 foi marcado pela primeira aparição da Flex Nutrition em feiras do setor, com atuação diferenciada com estande na Exponutrition, ocorrida no Rio de Janeiro naquele ano.
Em 2012 foi aberta a primeira Mega Store de suplementos alimentares e artigos esportivos do sul do Brasil, um espaço contando com 350m² do que existe de melhor atualmente em suplementação mundial. No ano seguinte, além de chegar ao número expressivo de franquias e lojas, a parceria criada com a ATP Suplementos de Caxias do Sul, que foi então absorvida como integrante da rede Flex Nutrition, tornando-se ATP by Flex Nutrition, torna-se a maior parceria do mercado sulista de suplementos já firmada, criando um gigante para atender todo o mercado de Caxias do Sul e arredores. Ainda em 2013, o projeto Flex Smoothies, o qual engloba a venda de produtos alimentícios com o conceito fitness, exclusivamente voltado para esse público, ganha as suas primeiras unidades franqueadas e novamente cria um marco no mercado.
A Flex Smoothies conta com um cardápio feito inteiramente com frutas orgânicas onde o cliente escolhe e monta seu smoothie ou shake de forma personalizada, contando com alimentos de baixo nível de glúten, lactose e açúcar. O ano passado marcou também o lançamento da primeira edição da revista Flex & Fitness, voltada para o segmento de suplementos alimentares, contendo reportagens com atletas, dicas de treinos, dicas de nutrição, e tudo mais que seja voltado ao mundo fitness e da musculação e saúde. As novidades para este ano de 2014 não poderiam ser melhores. Ao todo, deverão ser abertas mais 15 franquias da rede Flex, principalmente fora do Rio Grande do Sul. “Além disso, a chegada da linha própria importada Flex Nutrition Hardcore Line, tornando-se a primeira rede de lojas nacional a contar com uma linha própria de suplementos fabricada nos mais rígidos padrões internacionais. Atualmente, no Brasil, não possuímos indústria, sendo apenas revendedores, no atacado e no varejo”, conta Jason Prass.
A participação no Arnold Classic Rio de Janeiro, no mês de abril, já está garantida e deve catapultar a empresa para um novo patamar de expansão a nível nacional.
Linha do tempo
2010: Início da propagação das franquias pelo Sul. A partir de então, cinco novas franquias foram abertas na região
2011: Início da participação em feiras com atuação diferenciada, como a Exponutrition/RJ
2012: Conquista do selo ABENUTRI
2012: Abertura da primeira Mega Store de suplementos alimentares e artigos esportivos do sul do Brasil, um espaço de 350m²
2013: Lançamento da primeira edição da revista Flex & Fitness, um veículo informativo com tiragem inicial de 10mil exemplares
2013: O projeto Flex Smoothies ganha as suas primeiras unidades franqueadas e novamente cria um marco no mercado
2013: A parceria criada com a ATP Suplementos de Caxias do Sul, torna-se a maior parceria do mercado sulista de suplementos já firmada
2014: Lançamento de uma linha própria com produção nos EUA: a Flex Nutrition Hardcore Line
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