Um bumbum durinho e empinado é o desejo de dez entre dez mulheres e no caminho para conquistar esse verdadeiro sonho de consumo é bom seguir as orientações de quem é expert no assunto. Confira - e copie - os segredos revelados do treinamento da campeã Sul - Americana de Body-fitness, Loana Muttoni de como manter em dia essa preferência nacional e os outros músculos do corpo.
Atleta e personal trainer, Loana Muttoni estreou recentemente em grande estilo em sua nova modalidade conquistando o Campeonato Sul-americano de Body-fitness 2009. Para deixar as mais de 200 atletas de diferentes países sem o lugar mais alto do pódio, a paulista que é autora do livro “O Segredo da Boa Forma” se dedica muito. Conheça e inspire-se na loira que já foi atleta da patinação do gelo e participou do quadro a “Dança do Gelo”, no programa Domingão do Faustão.
Dieta e Suplementação
Para manter a forma estando ou não em época de competição, Loana tem uma rotina alimentar bem definida e itens como gorduras, principalmente as saturadas, açúcares, carboidratos simples e não integrais passam longe das refeições da moça. “Minha alimentação pode variar um pouco conforme o período competitivo”, diz. “Mas basicamente se resume a proteínas de alto valor biológico pobres em gorduras como peixe, carne magra, clara de ovo e peito de frango, carboidratos complexos como aveia, arroz integral, batata doce e gorduras boas como azeite, salmão e castanhas em geral”.
Com a rotina de trabalho e exercícios puxados a campeã lança mão dos suplementos alimentares para complementar sua alimentação e obter os resultados que deseja. “O uso de suplementos se tornou essencial, eles me ajudam a ter uma recuperação mais rápida e complementar a alimentação”, ressalta.
“Utilizo Whey Protein, dextrose, maltodextrina e BCAA logo após o treino de musculação, CLA uma vez ao dia, Designer Femme durante o dia como substituto ou complemento de alguma refeição e proteína gradual antes de dormir”.
Musculação como trabalho
Loana tem a agenda cheia principalmentenos meses em que estáse preparando para uma competição. O dia começa bem cedo com exercícios e termina tarde também na academia. “Acordo às 5 horas e faço uma hora de exercícios aeróbicos, por volta das 7 horas início minhas aulas de personal”, diz a moça. “Na parte da tarde volto para a academia às 15 horas para o treino de musculação. Em seguida faço mais 1 hora de aeróbico e já começo meu segundo turno de aulas”, detalha. “Saio da academia às 23 horas”.
Os treinos de musculação variam dependendo da fase em que a atleta está. “Em geral costumo fazer um músculo grande por dia ou conjugado com um menor, e repito duas vezes na semana a região em que pretendo dar ênfase”. Os treinos da moça não costumam passar de uma hora. “Procuro fazer com pouco intervalo entre as séries, para aumentar a intensidade”. A atleta divide os grupos de músculo da seguinte maneira: segunda-feira é dedicada aos ombros; terça às costas; quarta aos músculos da perna toda, quinta aos ombros e tríceps, sexta-feira às costas e bíceps e sábado a parte posterior da perna e peito.
A atleta e personal trainer é a favor da inclusão de exercícios diferenciados - e por que não dizer personalizados - na rotina de treinamentos principalmente quando o objetivo é trabalhar detalhes do corpo. A única ressalva é de que os exercícios básicos não sejam esquecidos.“Eles são a base para construção do corpo”, acredita. “Então procuro mesclar, mas sempre dando prioridade aos básicos e complementando com algum diferente.”
Segredo de profissional
Exercitar o glúteo com cargas altas, de forma eficiente e sem forçar a coluna é uma tarefa difícil. Por isso, Loana e seu treinador Fabiano Rhein criaram o Hack Horizontal Invertido Unilateral : uma versão de exercício excelente para trabalhar a região sem tensionar a lombar. O segredo da série é o apoio do aparelho. “Deitada no Hack Horizontal a pessoa deve posicionar o tronco e as pernas lateralmente, como se estivesse deitado de lado”, explica. “Primeiro vire-se em direção ao lado esquerdo, posicione a perna direita na plataforma, em sentido horizontal e deixe a perna esquerda livre, estendida pra fora do aparelho, de forma que apenas a perna direita execute o movimento”. A série deve ter entre 12 e 15 repetições para cada lado, de acordo com a atleta a carga pode ser moderada ou pesada, mas não pode interferir no desempenho do movimento. “Caso isso ocorra, diminua o peso!”, alerta. Outra dica para potencializar ainda mais o exercício é dificultar sua execução colocando um step na plataforma do aparelho. “Isso aumentará ainda mais a amplitude do movimento”, explica Loana.
Perfil da Atleta
Nascimento: 08/11/1980
Local: Cruzeiro- SP
Equipe: Fabiano Rhein (Treinador)
Altura: 1,58 m
Peso: Competição 57kg/ Fora de Competição 64kg
Busto: 90cm
Cintura: 65cm
Quadril: 90cm
Coxa: 57cm
Profissão: Personal Trainer
Patrocinador: DNA Suplementos - www.dna.ind.br
Principais Títulos:
Campeã Sul-Americana de Bodyfitness
Campeã Absoluta de Bodyfi tness
2x Campeã Mundial de Fitness
3x Campeã Brasileira de Fitness
Campeã Sul-Americana de Fitness
Comentários