FAÇA DIFERENTE

Faça diferente com Renata Camargo

Chegou a hora de conquistar a definição muscular desejada! Anote as dicas da Barbie do Figure, Renata Camargo e força nas pernocas!

Quem frequenta religiosamente a academia sabe muito bem que para estar preparado para exibir o corpo em dia em qualquer que seja a estação do ano é imprescindível que haja dedicação total nos mais de 360 dias que completam o calendário. Esqueça o tal ‘projeto verão’ e inclua em sua lista de prioridades os projetos das quatro estações, afinal seu corpo estará lindo e sarado o ano todo, topa?

        Quem sabe muito bem o que é estar em dia com seu shape é a personagem deste Faça Diferente. A bodybuilder Renata Camargo está definida e promete definir qualquer mulher que queira elogios, com suas dicas de treino. Jogadora de vôlei quando criança e adolescente, Renata desistiu do sonho de ser atleta desse esporte quando, aos 17 anos, foi cortada da seleção brasileira pela falta de altura.

        Ela descobriu que não cresceria mais através de um exame de desintometria óssea. A alternativa para permanecer no esporte seria a de mudar de posição na quadra. Atacante até então deveria ser levantadora ou desistir. Renata saiu de quadra literalmente e naquele momento, para fugir da tristeza, foi apresentada ao universo da musculação e dele nunca mais saiu.

        O ano era 2002 e foi então que as competições de bodybuilding foram surgindo na vida da fisiculturista. Na primeira delas, Renata já levou um troféu para casa quando ficou em terceiro no Estreantes, aos 17 anos. “Minha influência é de um grande amigo chamado André Morganti que me ensinou a gostar desse esporte. Ele me ajudou a competir pela 1ª vez no Figure, quando conquistei o 4° lugar”, conta. Com seu envolvimento nesse universo, cursar Educação Física só viria mesmo beneficiar os futuros passos de Renata neste esporte.

        Após se formar no Brasil, e concluir uma pós-graduação em fisiologia do exercício, a atleta rumou para San Diego, nos Estados Unidos para cursar um mestrado em nutrição esportiva. Lá chegando conheceu um dos maiores centros de fisiculturismo daquele país e logo começou seus treinos em terras estrangeiras. Não era sua pretensão, mas não teve jeito, Renata começou a competir pelo amador e inclusive participou do Mr. Olympia. Com os exercícios intensos, ela foi crescendo e tomando uma proporção normal para os padrões norte americanos, mas nem tão normais por aqui.

        “Fiquei muito grande. Cheguei a pesar 84kg e minhas proporções eram de um grande bodybuilder. Fui me incomodando, já não tinha mais roupas. Minha categoria era Fitness e quando via as meninas das categorias menores do que eu, me sentia muito mal. Comecei como uma menina do fitness e cheguei a categoria bodybuilder, sem o menor jeito de menina, a única coisa que me restava de mulher eram os cabelos”, conta a atleta que decidiu voltar ao Brasil nesse momento para mudar novamente o seu corpo.

        Em terras brasileiras e grandes proporções, arrumar um emprego foi praticamente impossível. “Sofri preconceito! Fiquei praticamente três anos sem trabalho. Ouvi muito que era travesti e irmã do He-Man. Eu andava na rua só ouvia piada. Entrava em academias e permanecia por pouco tempo nelas, porque me diziam que eu era estímulo ao uso de anabolizantes”, revela. Para tirar essa imagem negativa, Renata iniciou um tratamento para emagrecer, com ajuda de um ortomolecular, uma nutricionista e um psiquiatra. “Foi um investimento de R$20 mil, durante um ano, em que consegui emagrecer 20kg de massa magra, voltando ao meu peso de 64kg e me vendo menina de novo”, conta.

       

SUCESSO NA VIDA E NO ESPORTE

        A mudança corporal foi necessária para que a felicidade voltasse a reinar na vida de Renata Camargo. À volta à rotina de trabalho, ao círculo de amizades, sempre com apoio do marido e da família, foi inevitável. O trabalho era como personal trainer em academias da cidade de São Paulo. O sucesso chegou imediatamente e Renata era procurada por um grande número de pessoas interessadas em ouvir as experiências e o conhecimento da atleta.

        Com um rotina super atribulada, a fisiculturista decidiu atuar em um outro ramo de personal, atendendo desta vez idosos em busca de reabilitação. “Como fiz minha pós em fisiologia do exercício e adorava atuar nessa área, decidi voltar a trabalhar com idosos e foi muito gratificante, cuidar de pessoas que antes praticamente não andavam e no final do tratamento já abriam o carro e dirigiam. Eu chegava em casa e tinha a certeza que tinha ganhado o dia!”, conta.

        Esse desafio durou quatro anos e só foi interrompido, pois Renata tinha o desejo de ser mãe e precisava iniciar um tratamento para engravidar. Jurada oficial do concurso “Garoto e Garota Fitness”, a atleta descobriu em uma edição deste evento que seu desejo tinha se tornado realidade. “Naquele dia além de ser jurada iria me apresentar como fisiculturista, mas não consegui. Já em cima do palco comecei a sentir muito enjoo e me desculpei com o público achando que tivesse algo errado. Não deu tempo de terminar, coloquei tudo pra fora ali mesmo no palco e desmaiei. Foi uma correria, fiz uns exames, descobri que logo mais seria mãe”, diz.

        Além de não ter encerrado o tratamento que levaria ainda mais de dois anos para ser concluído, Renata ficou ainda mais surpresa ao saber que a gravidez já tinha chegado no seu quarto mês.

         A rotina foi voltando aos poucos, o corpo sendo remodelado através da suplementação e as aulas voltaram a ser dadas, e claro, os campeonatos também ressurgiram. Hoje ela treina de segunda a sábado e dorme pouco, por volta de quatro a cinco horas por dia. “Isso acaba me prejudicando porque não consigo engordar”. Atualmente Renata é treinada por Samoel Munhoz. Ele é o responsável por garantir a disciplina da atleta. “Sou muito elétrica e ele está me dando o equilíbrio necessário. O Samoel me preparou para ficar mais sequinha e claro, definida. Conto muito com a ajuda do atleta Alex dos Anjos também, meu grande amigo”, diz.

        Esse acompanhamento está acontecendo desde a Expo Nutrition 2013, quando a partir de então as mais recentes competições foram surgindo com esse personal. Lá Renata foi a sensação por cada estande que passava. “Todo mundo queria conversar comigo. Quando parava para cumprimentar grandes nomes como Jay Cutler, Ronnie Coleman (que treinavam juntos com ela nos Estados Unidos), o pessoal pirava, pois percebia que eu tinha grande experiência nesse meio”, conta.

        A imagem de Renata divulgada hoje é a de Barbie do Figure. “Tenho uma estrutura muito forte e masculina. Estou sendo moldada como boneca e me apresento com uma roupa rosa, afinal voltei a ser menina e até aula de ballet eu fiz para conquistar essa fama. Minha inspiração foi a atleta italiana Giovana Rosa, ela é uma lady”, brinca. Hoje Renata entra na academia e é parada pelas meninas. “Estou conseguindo trazer as mulheres para a musculação, sem preconceito, sem julgamento. Mulher pode ser musculosa, maquiada e linda! O Samoel me fez enxergar uma nova mulher em mim. Hoje treino até maquiada”, diz.

        Sua personalidade forte e marcante faz de Renata uma atleta muito determinada. “Quando entro, é para vencer”. Só para provar o que ela diz, no início deste ano a atleta competiu o Estreantes Paulista pela NABBA e foi campeã e Overall. No Paulistão foi o mesmo sucesso; em seguida surgiu o Brasileiro e Renata conquistou o segundo lugar. Em breve, Renata competirá o Sul Americano e em outubro, o Universe. “Meu desejo é ser campeã mundial e Universe e vou ser Overall!”.

 

FAÇA DIFERENTE COM RENATA CAMARGO

        Com o retorno garantido na rotina das competições, Renata Camargo precisa investir em exercícios que realmente possam garantir a ela um corpo digno de receber nota 10! Próprio para mulheres, o abdômen crunch no chão é um exercício seguro que consiste em um agachamento feito pela frente da barra Smith. Sua execução não requer a participação de um auxiliar e sua prática é recomendada pelo menos duas vezes por semana.

        Esse é um treino desenvolvido especificamente na fase de definição e/ou manutenção na preparação da bodybuilder. “Quem for principiante é recomendado usar o peso da barra somente para ir se acostumando. Com o passar do tempo está liberado inserir um pouco de peso para fazer a execução completa e conquistar a perfeição do movimento”, diz a atleta.

        Ao todo são feitas quatro séries de 12 a 15 repetições para todos os exercícios exceto abdômen e gêmeos, onde Renata faz seis séries de 20 a 25 repetições. Para o abdômen ela faz três exercícios sendo crunch no chão com peso e com pé em cima do banco. “Esse ‘faça diferente’ é garantido e define mesmo, basta ter garra. Agora é só esperar os elogios”, finaliza a atleta.

        A fisiculturista ainda faz inferior na passarela com perna semiflexionada, sendo três séries de 20 repetições utilizando apenas o peso das pernas ou no banco deitada, com elevação das pernas esticadas. Nesse exercício, a atleta segura embaixo do banco atrás da cabeça, sem tirar a lombar do banco. No oblíquo são dez minutos com bastão em pé para afinar a cintura e fortalecer a musculatura.

 

CARDÁPIO DA PESADA

Renata tem uma estrutura de dar inveja a muitos bodybuilders por aí. Quando começa o treino, é pra arrasar. Tanta disposição só pode ser conquistada com uma alimentação muito balanceada.  As refeições são feitas de 3 em 3 horas, entre seis e sete refeições ao dia sem contar o shake no pré e no pós-treino.

 

Dieta pré-contest

 

Café da manhã:

2g de vitamina C

60g de aveia com 1 copo de água + 2 scoops de whey hidrolisado e isolado + 1 banana grande

10g de glutamina sem sabor

60g de aveia com 2 scoops de whey protein + 1 copo de água

 

Almoço:

160g arroz branco ou parboilizado ou integral cozido apenas em água com pouco sal, alho e cebola

70g de frango (filet) na chapa grelhada com o mínimo de sal

Alface ou brócolis  temperados com limão

4 cápsulas de BCAA a cada refeição

 

Pré-treino:

1 scoop de creatina

1 dose de BCAA (4 cápsulas)

1 cápsula de HMB

 

Intra-treino:

1 scoop waxy maize + 2 colheres de aminoácido em pó com 1 copo de água durante o treino para não fadigar

 

Pós-treino:

2 scoops de whey protein + 10g glutamina e 1 copo de água

 

Antes de dormir:

1 scoop caseína + 1 copo de água + gelatina diet

 

Perfil da Campeã

 

Nome: Renata Maganha de Camargo

Data de nascimento: 08/01/1981

Local: São Paulo

Altura: 1,68m

Braços: 33cm

Tórax: 99cm

Peso em off season: 65kg

Peso em pré-contest: 62kg

Patrocinador: Loja DARWIN6

Técnico: Samoel Munhoz

Principais títulos:

2014

Campeã Overall Estreantes Paulista – NABBA

Campeã Overall Paulistão – NABBA

Vice-campeã brasileira – NABBA

 

2002

Campeã Novos NABBA – Figure I

3° lugar no Paulista NABBA

4° lugar no Brasileiro NABBA

2° lugar no Biodelta

3° lugar Mr. Santos

Comentários