MODA +

Moda + : Estilo e conforto para os homens

Por que os homens insistem em frequentar a academia com aquela roupa surrada? Essa realidade está mudando!

Moda + : Estilo e conforto para os homens

 É grande o número de homens que curtem frequentar uma academia. Uma constatação muito presente e notória atualmente são esses mesmos garotos, que têm a academia como uma segunda casa, treinarem com estilo. Isso mesmo. Aquela camiseta surrada ou de propaganda que antigamente era reservada para os treinos, hoje já fica em casa e foi substituída por trajes esportivos de qualidade que se encaixam nos padrões da moda.

  Ter estilo dentro e fora do ambiente da atividade física é o que busca o atleta Men’s Physique Thiago Padula. “Sempre procuro ir bem vestido para academia e estar bem vestido em qualquer lugar e ocasião”, conta. Além de competir, Thiago é também educador físico e sabe da importância de trajar roupas que priorizem conforto na hora do treino.

 “Muitas vezes, peças que não são apropriadas podem até impedir alguns movimentos. Pensando nas pessoas que treinam, levam seus esportes a sério e também naqueles que apenas praticam exercícios de maneira mais descontraída, para relaxar e curtir com os amigos, existe a necessidade de peças mais confortáveis”, explica Joice Passo, representante da marca de roupas Cobra D’água.

  Investir em peças que garantem maior mobilidade é o que também pensa o educador físico Luciano Rodrigues. “A escolha da atividade esportiva vai determinar qual modelo a ser usado pelo praticante, pois cada esporte tem movimentos em determinadas articulações e de grupos musculares diferentes por isso a diferença nos modelos e nos cortes da vestimenta. Podemos dizer que a tecnologia envolvida em tecidos para prática esportiva tem buscado cada vez mais uma ‘leveza’ assim permitindo uma ótima ventilação, não deixando ocorrer um superaquecimento, que por fim nos leva a uma queda de performance na prática de atividades ou mesmo nas competições”, explica.

Personal trainer, consultor fitness e editor do canal ‘Saúde na Rotina’ no Youtube, Diego Paladini sabe muito bem que estilo e conforto andam juntos. “Eu sempre recomendo calças, shorts e camisetas de tecidos mais leves, como elastano, poliamida e poliester. Se você só tem uma camiseta de algodão básica, ela está mais do que perfeita pra você treinar. Vejo muita gente colocando a roupa como desculpa pra não treinar. Acho isso erradíssimo. Não espere ter o tênis de 800 reais pra começar a correr”, recomenda.

 

Parceira da atividade

  Para o profissional, a roupa é um componente importante do treino. “Ela serve como facilitadora para alcançarmos nossos objetivos e não como impeditiva, servindo de desculpas para ficarmos parados. Se você tem disposição pra treinar, vá ao médico e comece sem passar no shopping antes”, orienta. “Entrar na academia com uma roupa legal pode ser muito bom pra sua autoestima, pode te ajudar a se sentir incluído. Mas, embora seja minoria, existem pessoas que vão pra academia sempre com a mesma roupa, que até está meio velhinha, por causa do conforto. Acho muito legal!”, diz Paladini.

  Ter mobilidade para treinar é importante e essa sem dúvida é uma preocupação para quem treina. “O que os alunos conversam comigo é que gostam de estar na moda, usando produtos legais, com tecnologias dry fit, por exemplo, mas estão se preocupando cada vez mais com o conforto. As pessoas estão indo nas lojas e experimentando mais antes de comprar. Se elas não se sentem bem com uma camiseta, acabam não levando”, conta Paladini.

 

Fontes consultadas:

Diego Paladini: Personal Trainer e Editor do Canal ‘Saúde na Rotina’ do

Youtube

Joyce Passo: Marca Cobra D’água

Luciano Rodrigues: Educador físico

Thiago Padula Barbosa: Educador físico e atleta Men’s Physique

Comentários