Hum! O Gourmet desta edição com certeza vai te fazer lembrar os tempos de criança, os dias de compras no mercado com a mãe, aquele monte de guloseimas no carrinho e vários momentos deliciosos. Por exemplo, que criança nunca quis ter uma geladeira recheada de iogurtes? Ou melhor, uma geladeira cheia de danoninho?
O tradicional danoninho, famoso entre as crianças, tem uma fórmula adaptada às necessidade nutricionais; é um concentrado de leite que fornece cálcio, vitamina D, proteínas e fósforo, necessários para o crescimento e desenvolvimento normais dos ossos. Possui o mesmo conteúdo de gordura que o leite gordo e menos açúcar que um iogurte de fruta.
O nutricionista Victor Hugo Silvestre desenvolveu uma receita para satisfazer os prazeres dos adultos e principalmente, dos que vivem em dieta e são viciados em doce. Afinal, ninguém é de ferro, não é? São muitas vitaminas e muitos benefícios para a saúde, e a principal vantagem da guloseima é o sabor, delicioso!
A receita do danoninho proteico é simples, deliciosa e além de ser rica em proteínas tem zero açúcar! É importante lembrar que o açúcar é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, cortá-lo 100% não é saudável e, não é radicalizando que você irá perder mais ou menos peso. O açúcar é responsável pela energia do nosso corpo, sem ele não teríamos forças para o dia a dia.
Porém, o benefício da receita está no fator zero açúcar, pois pessoas com diabetes, sobrepeso e até mesmo atletas podem consumir esta sobremesa, que apesar da não conter adição de açúcares tem um ótimo sabor. “Outro ponto interessante é que a maioria dos produtos diet, acrescenta alta quantidade de sódio e gorduras, para oferecer um sabor e este também não é o caso desta sobremesa”, explica o nutricionista, que também ressalta o fato das sobremesas zero oferecerem proteínas de baixo valor biológico, por utilizar proteína animal. Mas vale lembrar que esta receita oferece proteína de alto valor biológico, rico em aminoácidos e a adição da caseína.
Os ingredientes são fáceis de serem encontrados e devemos nos atentar a importância da clara pasteurizada. “Uma vez que a sobremesa será consumida sem ser levada a fervura, deve-se usar exclusivamente clara pasteurizada, assim evitando uma possível contaminação alimentar, como a salmonela”, afirma Victor Hugo. E sobre o queijo cottage? De acordo com Victor, “É ele o responsável pelo sabor azedinho que o danoninho tem, além de ter menos gorduras e lactose comparados aos outros queijos”.
Ingredientes:
300 ml de clara pasteurizada 400g de queijo cottage 1/2 saquinho de suco artificial de morango 4 scoops de caseína sabor morango 10 gotas de adoçante Modo de Preparo: Simples, misture tudo no liquidificador, até atingir o ponto, ou seja consistencia. Leve para a geladeira por 30 minutos e pronto! Rendimento: 4 porções de 200ml Valor Nutricional: Carboidratos: 6,0g Lipídios: 0,5g
Proteínas: 34,5g
Comentários