Servir de inspiração para alguém não é uma tarefa tão simples como parece. Conquistar uma imagem de exemplo numa sociedade tão questionadora é uma dádiva. A motivação é a palavra chave nos tempos atuais e um recurso que muita gente precisa e escolhe para seguir em frente e ser feliz na vida.
Sem pretensão de conquistar o título de maior blogueira fitness do país (mas já conquistado!), Gabriela Pugliesi é, sem dúvida, a motivação ideal para quem pretende ter uma vida saudável ou mais saudável do que já tem. Quem passa a conhecer percebe de cara que sua rotina de treinos e alimentação regrados é uma alternativa pra lá de acertada para manter o corpo são. Quem já é seguidor, fica ligado a cada nova dica divulgada e coloca tudo em prática, afinal não há vitória sem ir à luta, certo?
Exagerar na comilança mesmo sendo jovem demais não é garantia nenhuma de uma vida saudável. Muitas são as pessoas que já nascem com a tendência de ser mais ‘cheinha’. Para elas, a restrição já começa pela boca. A vida de Gabi sempre foi dessa maneira.
Gordinha na infância, ela chamava a atenção pelas bochechas redondinhas e pelas dobrinhas do corpo. Essa aparência a acompanhou e começou a ser notada pelo incomodo que gerava quando Gabi chegou à adolescência. Seu presente pelos 14 anos foi uma mudança radical. Nesse momento ela percebeu que deveria brecar essa situação e correr atrás do prejuízo. “Dessa fase em diante vivo restrita, afinal tenho tendência em engordar. Mas atualmente, me alimentar bem já faz parte da rotina, então não existe a mesma cobrança de anos atrás. Me alimento bem porque eu gosto. Esse é meu estilo de vida”, conta.
Para perder os quilos indesejados, Gabriela tentou mil e um tipos de dietas e anos mais tarde começou a sorrir diante do espelho. “No começo do tratamento, um médico me sugeriu uma medicação e eu aceitei. Esse tratamento durou um único mês. Detesto me sentir fora de mim e o remédio me proporcionava reações de angústia e ansiedade nada agradáveis. Prometi que nunca mais tomaria remédio algum e cumpri a promessa”, detalha. Hoje, Gabriela se diz ‘natureba’. Ela não toma café, por exemplo, e tem pavor de termogênicos.
“Aos 16 anos percebi que meu corpo foi mudando naturalmente e eu fui gostando do que eu via. A auto-estima melhora e isso dá o ânimo necessário que eu precisava para me sentir bem. Tudo muda, o sono, a pele. Aos 13 anos, por exemplo, eu tinha uma pele péssima e percebi que a alimentação refletia direta e positivamente nessa questão”, confidencia.
Mas qual era o objetivo de uma pessoa até então gordinha? Ficar magra, bingo! “Sempre quis ser mais sequinha e anos de restrição me fizeram chegar aonde queria. Hoje busco a definição muscular, sem exageros. Quero permanecer magra e saudável, sem pretensão de ser forte ou sarada. Por isso invisto naquilo que acredito que seja bom para a minha saúde e tem dado super certo. Descobri que manter o equilíbrio é a melhor maneira de me manter magra”, conta Gabi, que nesse período de mudança do corpo, teve sempre consigo uma equipe de profissionais para auxilia-la.
Atualmente seus anjos da guarda atendem pelos nomes de Alessandra Luglio e Thiago Pugliesi. Alê cuida do cardápio mega saudável de Gabi e Thiago é quem assina o seu treino. Quem logo fez associação com o sobrenome dos dois está certo. Thiago e Gabriela são casados. Dele, ela herdou o sobrenome fitness mais famoso da internet. Personal trainer, é ele quem fornece todas as dicas que ela precisa para manter seu treino sempre em dia. “Nossa parceria é de sucesso”, conta.
Alessandra ensinou a blogueira a comer sem restrição radical dos alimentos. Esse acompanhamento já dura quatro anos. “Minha nutri virou minha amiga e precisando, a gente se fala, mesmo que seja pelo what’s up”, confidencia a bela.
#GERAÇÃOPUGLIESI
Quem motiva precisa de motivação? Claro que sim! Esse sem dúvida é um círculo que não se acaba. Foi Thiago quem incentivou a esposa a criar um dos blogs de maior credibilidade na atualidade. O tips4life.com.br é o endereço utilizado por Gabriela Pugliesi para divulgar o que acredita ser um estilo de vida desejado e ideal.
Esse incentivo surgiu durante as festas de final de ano, logo após a volta do casal de lua de mel. Durante o período em que estiveram viajando, Gabriela engordou 3kg e pirou. “Lá mesmo entrei em contato com minha nutricionista e disse que mudaria aquela situação. Aquela rotina de restrição que durava de segunda a sexta, passou a não ter mais dias de descanso”, conta.
Gabriela aproveitou então os próximos dias de recesso para se alimentar bem e publicar todas as suas refeições no Instagram. Pouco tempo depois, as postagens foram se tornando um vício e Gabi foi ganhando curtidas e seguidores a cada minuto. “Sou muito curiosa e sempre fui atrás de várias especialidades médicas em busca do corpo ideal. Até o ‘Vigilantes do peso’ eu tentei. Como consegui chegar ao meu ideal, por que não compartilhar essa ideia?”, diz.
Pensando em expandir esse universo de postagens, Thiago sugeriu que Gabriela criasse um blog. “Fiz o meu blog em dois dias e diariamente compartilhava a minha rotina”. Hoje, o tips4life.com.br é uma febre na internet. Com a proposta de oferecer bem-estar, ele já faz parte da vida de milhares de pessoas. “Recebo uma média de 100 e-mails por dia de pessoas que me procuram a partir dessa exposição no blog”, diz. O conteúdo do blog serve também para as postagens do Instagram e vice-versa.
Gabi deixou um escritório em que trabalhava com moda para se dedicar exclusivamente à vida de empresária do próprio negócio e não poderia mesmo ser diferente. “No trabalho sempre fui a única a levar marmita. Ninguém nessa época fazia o mesmo e assim fui atraindo muita gente que não era da minha rotina para me seguir nas redes sociais”, conta. Nessa época Gabi tinha apenas 1,6 mil seguidores; hoje são mais de 680 mil e quase 6 mil publicações.
A blogueira, que tem formação em Desenho Industrial, mantém uma média de mil seguidores por dia. “Hoje sou uma empresa e vivo para ela”, conta. E a procura pelo nome de Gabriela Pugliesi é desenfreada. Marcas de produtos a procuram a todo o momento para experimentar, indicar e ser garota propaganda. “Indico aquele que me faz bem, sempre!”, diz.
E esse sucesso vem crescendo de uma maneira espantosa. Com apenas 1 ano e meio de criação, ele já parte para a sua primeira grande reformulação, recebendo um formato diferenciado onde os vídeos são a atração principal. “Neles estamos produzindo um material com entrevistas com pessoas que contem suas histórias, suas rotinas de treino e alimentação. Pretendemos motivar cada vez mais”, conta Gabi, que com certeza terá êxito nessa missão. “O futuro da internet está no vídeo e é nele que estamos investindo”, diz a blogueira.
Hoje quem mais a motiva é o seu público, afinal com tanto retorno por parte deles, continuar a desenvolver esses conteúdos se torna uma felicidade. “Onde eu vou tem gente que me aborda. Já me acostumei e adoro isso. É engraçado porque as vezes penso que minha ficha realmente ainda não caiu, mas enxergo isso de uma maneira muito positiva. Acredito que o blog está criando uma consciência nas pessoas. Vejo muitas pessoas postando fotos nas academias, mostrando seus shakes e seus treinos, compartilhando sua dicas. Criou-se um movimento, é o futuro”, conta. E criou-se mesmo. Parte de suas seguidoras intitularam todo esse movimento como #geraçãopugliesi. “Adoro todo esse carinho!”, diz.
Toda essa atmosfera positiva resultou no convite para que ela lançasse um livro e assim, eternizasse sua história. No primeiro semestre deste ano foi lançado em todo o país, o ‘Raio-X, de Gabriela Pugliesi’, uma publicação de sua história, com seus treinos e alimentação, trazendo dicas de profissionais, receitas e um montão de curiosidades sobre a bela.
MOTIVAÇÃO PARA SEGUIR EM FRENTE
Essa sem dúvida é a palavra que trouxe Gabriela ao sucesso e a sua companheira para a vida toda. “Sou motivadora, não pretendo ensinar, mas sim motivar. Muitas pessoas confundem o conteúdo que posto com o meu conhecimento a respeito daquilo. Não sou nutricionista, apenas busco compartilhar o que sei com quem me segue”, diz.
Mas nem tudo são flores nesse caminho e lidar com as críticas não é nada fácil. “No começo chorava todos os dias, fiz terapia por dois meses. Não estava acostumada com a exposição. Sou muito tranquila, muito caseira. Isso é o que prega a minha religião, então me assustei muito com o julgamento das pessoas, achando que eu tinha que dar satisfação de tudo da minha vida. Hoje não fico mais chateada, já sei lidar com isso. É mais momentâneo”, conta.
Além da religião, Gabi encontra nos momentos de relax dos finais de semana em casa (bem raros!) para curtir a casa, o marido, os livros, os filmes e seriados. “Tem momentos em que ficar o dia inteiro em casa relaxando é o que mais quero na vida!”, confidencia. A rotina da empresária é bastante agitada. Gabi acorda às 7h da manhã, toma um café reforçado e parte para a academia. Lá, treina e parte para o trabalho. “Faço muitas reuniões com a própria roupa da academia. Não tenho tempo de voltar para a casa”.
Entre entrevistas, fotos, vídeos e inúmeras dicas, Gabriela encerra esse agito todo no final da noite quando chega em casa e lá inicia outra jornada. Nela ela responde parte das centenas de e-mails que recebe diariamente, além de produzir o conteúdo para o blog. Ela tem uma agência que a auxilia nessa produção, além de um assessor e da irmã Marcella, que sempre a acompanha. “Busco produzir o conteúdo e eles me ajudam a divulgá-lo”,diz.
CONHECENDO A GABI
Quem também está sempre junto dela é a cor rosa. Na mochila, no laço de cabelo, na capa do iphone, no esmalte e até no desodorante, lá está ela. “Amo essa cor, mas tenho que prestar a atenção para não parecer uma Barbie”. Corpinho da boneca ela já tem não é mesmo? Os olhos claros também exaltam a beleza da empresária. A cor morena é uma herança baiana. Gabi nasceu na Bahia e se mudou para São Paulo aos dois anos. “De lá só trouxe mesmo a cor!”, diz, realçada pela grande quantidade de cenoura que ela come.
Gabriela adora consumir seus shakes e seus preparos ‘naturebas’ com a cenoura. No suco do dia da entrevista lá estava ela. A cenoura, com maçã e gengibre. Ela coloca o suco em uma garrafa de vidro e o mantém gelado para conservar mais os nutrientes. “O gengibre porque acelera o metabolismo, a cenoura porque gosto e realça a minha cor, e a maçã é uma fruta light e com muita água”. Inclusive ela fornece uma receita super nutritiva de um bolo, oferecido por outra grande musa inspiradora: Gracyanne Barbosa. É só conferir nessa matéria. Além dela, outra receitinha pode agradar os nossos leitores, hummm!
A baiana não dispensa um bom cardápio. Ela adora frutas e vegetais, e ama salpicar chia e erva doce nos preparos, sempre frescos. Gabi tem uma feira-livre bem na rua de sua casa e um supermercado próximo. “Eu mesma tento fazer as minhas compras, seja no domingo ou à noite. Compro o suficiente para uma semana. Não é bom estocar comida, o lance é ser o mais fresco possível”, diz.
Normalmente ela prefere se alimentar de shakes com vegetais, frutas e meia dose de whey. A outra meia dose é consumida pós-treino. “Gosto do shake, por ter uma absorção mais rápida me dá energia mais rápido possível. O shake não pesa muito e me dá disposição. Cada dia é de um jeito. Mandioca cozida também é uma opção”, conta. Há quatro anos a loira é adepta de suplementação por orientação nutricional. “Eu amo!”. Na lista estão a whey, a glutamina e o BCAA, basicamente. A variação da suplementação vem sempre nas derivações da whey: isolada ou concentrada. “Gosto muito de variar”.
Na pele de Gabi, além da cor morena o que realça é a quantidade de tatuagens. São 13, sendo três estrelas coloridas na nuca e outras espalhadas pelo corpo na cor preta. Três delas trazem frases em homenagem à mãe Vera (outra mulher linda do fitness), o nome de Gabi em grego e o lema ‘mente sã em um corpo são’, em latim. Nas próximas ela deve tatuar os nomes dos filhos, quando os tiver. “Sou uma metamorfose ambulante. Uma hora quero pra já e outra pra depois. Hoje quero pra ano que vem, mas tudo pode mudar”. Além de todas essas marcas, a bela leva sempre consigo uma marca roxa, graças as batidinhas que leva por onde passa. “Principalmente na academia. Vivo com pomada na bolsa. Sou muito desastrada”, conta. E lá Gabi treina sem luvas. “Como não sou de levantar muito peso, prefiro dispensá-las”. E falando em academia, é só nela que Gabriela costuma treinar hoje. “No começo, como me bancava sozinha, achava muito caro investir em uma academia, então usava uma pracinha perto de casa pra correr e fazer abdominais, às 6h, numa rotina bem puxada. Lá consegui emagrecer bons quilos”, conta.
Gabi prefere sempre se hospedar em hotéis que tenham academias. Caso não dê certo, ela utiliza as próprias dependências para se exercitar, seja dentro da piscina ou ao redor dela. “Não gosto e não posso ficar parada”, conta. E ela mostra essa realidade em seus vídeos, cada dia mais incentivadores. O clima descontraído com que Gabriela trata de assuntos sérios, garante muitos seguidores a ela.
Gabi tem no marido um estimulador na hora do treino. Por trabalhar em academias diferentes das que ela frequenta, Gabi treina hoje com Thiago Parra. “Ele mantém o mesmo treino do meu marido, um treino mais metabólico. Gosto de ser magra e não quero ser forte”. Gabriela foca em musculação e aeróbico através da corrida. Ela já fez muay thay, balé fitness e quando vai à praia, investe em stand up paddle.
Para Gabriela Pugliesi, a garantia de sucesso de um corpo ideal é o conjunto da alimentação com os exercícios. “Treinar com dedicação e muita vontade, sem corpo mole, é o segredo. Não existe treino sem uma alimentação adequada. Treinar com frequência também é ideal. Independente do tipo de treino o sucesso é o quanto você se dedica e se alimenta bem”, finaliza a empresária.
RECEITAS DA GABI
Flan proteico
O flan da Gabi faz o maior sucesso por ser proteína pura.
Ingredientes:
400ml de leite de sua preferência (A opção da Gabi é por leite de amêndoas)
1 pacote de gelatina incolor sem sabor
2 scoops de whey protein chocolate ou baunilha
Modo de preparo: Amorne o leite sem ferver. Dissolva a gelatina de acordo com o fabricante. Junte ao leite e bata no liquidificador por 1 minuto. Coloque o preparo em forminhas e leve à geladeira até endurecer, por volta de cinco horas.
“É uma delícia, sacia e é bom para comer à noite pela falta de carboidrato”
Receita fornecida pela Fit4lifebrasil, by Raquel Uzai
Bolo de cenoura
Essa receita foi um presente de Gracyanne Barboza para Gabi e agora para todos nós!
Ingredientes:
8 claras
300g de cenoura crua batida no liquidificador com um pouco de água
8 colheres de farinha de aveia (Gabi usa farinha de arroz pois opta pela falta do glúten)
4 colheres de adoçante (Ela usa o truvia, mais natural)
2 colheres de óleo de coco
4 colheres (sopa) de whey protein de baunilha
2 colheres de fermento
Modo de preparo: Bater todos os ingredientes na batedeira. Deixe em forno baixo por 30 minutos. Untar a forma com óleo de coco e a própria farinha da receita.
“Faço em casa toda a semana. Amo!”
RAIO X
GABRIELA PUGLIESI
28 anos
Altura: 1,70m
Peso: 60kg
Nutricionista: Alessandra Puglio
Patrocinadores: Optimum e Bodytech
Redes sociais:
Twitter: @gabipugliesi
Instagram: @gabrielapugliesi
Facebook: gabriela.pugliesi.75
CARDÁPIO DA GABI
As refeições de Gabriela Pugliesi são assinadas pela nutricionista Alessandra Luglio. Gabi adora frutas, castanhas e muitos vegetais. Seu ponto fraco são os doces. “Mas os consumo raramente. Adoro comer um docinho depois do almoço em um restaurante, por exemplo. Brownie de chocolate com sorvete é uma delicia irresistível!”, conta.
Café da manhã (pré-treino imediato em torno de 30’antes do treino)
½ dose de whey protein hidrolisada batida com água + 1 banana + morangos + 2 col. de sopa de quinua em flocos + 1 scoop de BCAA em pó OU
½ dose de whey protein hidrolisada batida com 1 copo de suco verde + 1 bolacha de arroz grande com geleia sem açúcar.
Lanche da manhã (sem treino)
1 iogurte magro com 1 fruta
1 barra de proteína
40g de mix de frutas secas com oleaginosas
Pós-treino (após 50’de treino)
1 porção de carboidrato de rápida digestão:
- 1 fruta ou
- 350 ml de água de coco ou
- 1 gel de carboidrato ou
- 3 tâmaras
BCAA: 3g (pó ou cápsula)
Pós-treino (refeição imediata)
¾ de dose de whey protein hidrolisada batida com 1 fruta (opcional: acrescentar água de coco)
Almoço
1 porção de 100 a 150g de proteína: carnes brancas ou ovos (1 ovo + 2 claras) ou
Todos os legumes e verduras à vontade temperados de forma leve (azeite moderado)
4 colheres (sopa) de carboidratos:
- arroz integral ou quinua ou arroz negro ou batata doce ou lentilhas ou grão de bico
Lanche da tarde I (após 3 horas do almoço)
- ½ sanduíche de pão integral com frango, atum ou cottage
- 1 iogurte magro com 1 colher (sopa) de whey protein + 1 fruta ou 1 colher (sopa) de quinua em flocos
- ½ avocado com 1 colher (sopa) de granola + ½ dose de whey protein (blend proteico) com água
- 1 dose de preparado de whey com aveia e baixo teor de açúcar com água
- 1 barra de proteína
Lanche da Tarde II (opcional, fazê-lo somente se o intervalo entre o lanche da tarde e o jantar for maior do que 3 horas)
1 barra de nuts com frutas secas
40g de mix de nuts com frutas secas (amêndoas, castanha de caju, castanha do Pará, sementes de girassol + cramberry e uvas passas)
Jantar
Legumes cozidos + 1 porção de 100 a 150g de proteína magra (carne branca ou omelete) OU
1 iogurte magro + ½ dose de whey protein (blend proteico) + 20g de nuts OU
1 prato de sopa de legumes + 1 omelete (1 ovo + 2 claras)
TREINO MOTIVADOR
Assinado por Thiago Pugliesi, esse treino promete incentivar mais pessoas a frequentarem a academia!
Musc A- treino funcional
Musc B - treino básico
Musc C - hipertrofia super-série superiores com inferiores
Aeróbio 1 - treino forte e fraco
Aeróbio 2 - treino intervalado
Obs: Aquecimento cardio + aquecimento com mobilidade e alongamentos dinâmicos sempre antes da musculação.
Musc A (3 exercícios combinados sem intervalo )
Prancha abdominal no TRX com flexão e extensão de joelhos 3x15
Abdominal canivete 3x15
Abdução de quadril com mini-band (passada lateral) 3x15
Agachamento com salto 3x12
Swing com kettlebell 3x15
Abdominal com rolinho 3x15
Agachamento com desenvolvimento 3x12
Remada no TRX 3x15
Hiper-extensão lombar no solo (superman) 3x15
Stiff unilateral 3x12
Tríceps banco 3x15
Oblíquo alternado 3x20
Aeróbio 1
1km = 10,5 km/h
6x 700m = 12,5 km/h
300m = 9,5 km/h
1km = 11,5 km/h
Total = 8km
Musc B (exercícios isolados com intervalo de 1' )
Supino 4x8/8 drop-set
Agachamento livre com barra nas costas 4x10/10/8/8
Afundo com dumbell com step frontal 4X 10/10/8/8
Levantamento terra 4x10/10/8/8
Stiff (multi-power) 4x10/10/8/8
Remada baixa com triângulo 4x8/8 drop-set
Abdômen cabo sentado 4x10/10
Elevação de quadril paralela 3x15
Aeróbio 2
5 min = 10,0 km/h
8x 1'30" = 14,0 km/h
1' = 5,0 km/h
5 min = 10,0 km/h
Total = 30 min
Musc C (exercícios combinados em super-séries de superiores com inferiores) / intervalo de no máximo 30"
Leg extension 3x12 combinado com flexão de braços 3x12
Agachamento sumô 3x12 combinado com puxador polia alta 3x12
Avanço com barra 3x12 combinado com desenvolvimento com dumbell 3x12
Abdutor com flexão de quadril 3x12 combinado com tríceps francês 3x12
Adutor 3x12 combinado com rosca direta "w" 3x12
Oblíquo no 45 back extension 3x15 combinado com reto abdominal prancha declinada 3x15
Comentários