NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esportes: Skate Vertical com Karen Jons

Tri-campeã mundial, Karen Jonz é pioneira nesse esporte sobre rodas, sendo a primeira campeã brasileira da história

Nutrição e Esportes: Skate Vertical com Karen Jons Karen Jons
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

 Os desenhos animados apresentados para as crianças através da televisão são capazes de despertar uma criatividade muitas vezes fora do comum. Contribuem para o enriquecimento do imaginário infantil e juvenil, e muitas vezes é o elemento motivador para uma escolha para a vida. Os skates que deslizavam nas histórias de Bart Simpson e o Menino Maluquinho despertaram em nossa atleta desse Nutrição e Esporte, no início o seu hobby e hoje sua profissão.

Karen Jonz é uma das maiores representantes do país nesse esporte. Pioneira por aqui, Karen atravessou fronteiras e é sucesso também em terras estrangeiras, ostentando o título de tri-campeã mundial de skate vertical feminino, sua categoria nesse esporte. Do inglês skateboarding ou ‘tabua de patins’, esse esporte foi inventado na Califórnia, nos Estados Unidos, e consiste em deslizar sobre a prancha no solo e por obstáculos.

 Karen sabe muito bem se manter em equilíbrio sobre essas rodas, desenvolvendo manobras pra lá de radicais. Aos 17 anos, a atleta conciliou sua rotina de estudos na fase colegial para se dedicar ao skate, antes despretensiosamente, e futuramente sua verdadeira paixão. O que antes parecia apenas um hobby se tornou ‘brincadeira séria’ quando em 2003, soube de uma competição em San Diego, nos Estados Unidos e decidiu participar.

 Num prazo de 15 dias, lá estavam o passaporte e o visto conquistados para que a menina de Santo André/SP, conquistasse a América. E foi assim que aconteceu. Ela entrou para vencer e venceu. E não parou por aí. Dois anos mais tarde, Karen conquistou o primeiro lugar, dessa vez em um campeonato europeu. No Brasil, sua última vitória aconteceu na 10ª edição do maior evento de skate brasileiro, o Jump Festival, no final de 2013.

 “Fui campeã mundial e campeã dos X Games (a Olimpíada dos Esportes Radicais). Me dediquei muito. Era rígida em relação à alimentação, musculação, sessões e sono. Por um ano fui uma atleta perfeita. Depois encontrei meu equilíbrio”, conta a campeã. E equilíbrio é literalmente a base desse esporte.

 Imaginem uma menina em cima de um skate. Qual seria o estilo dela? Para a prática desse esporte, é preciso muita desenvoltura corporal, afinal as manobras exigem isso. Para tanto, a melhor alternativa está nas roupas mais confortáveis possíveis e nesse caso, Karen optou pelas masculinas, afinal não era muito comum ver uma garota deslizando um skate por aí. Com a falta de opções no mercado, Karen foi mostrando seu estilo próprio e um tempo depois criou a própria marca.

 A Monstra Maçã leva a assinatura de Karen em tudo o que produz. São diferentes opções de camisetas, calças, bonés, toucas e uma infinidade de acessórios que garantem o conforto necessário ao esporte, sem falar no estilo e esse ela tem de sobra. Formada em Rádio/TV e Design Gráfico, a atleta também viveu o universo da moda. Além de sua marca, já assinou também uma linha exclusiva de tênis.

 Amante do desenho desde pequena, Karen traça em folhas de papel toda a imagem que curte e do papel ela segue para estampar o que e produzido por sua marca. Em uma temporada na Europa, chegou a expor suas obras, conseguindo vender muitas delas. Com estilo próprio, os desenhos variam em traços escuros ou desenhos mais coloridos e vibrantes.

 Sua veia artística não para por aí. Filha de músico, Karen teve desde sempre uma afinidade com as notas musicais, tanto que sabe tocar guitarra, piano, bateria, gaita e violino. Além de tudo se arrisca como cantora. Todo esse talento é somado ao do namorado Lucas em projetos musicais. Lucas Silveira é vocalista da banda Fresno. O apoio da família e do namorado são garantidos e fundamentais em cada conquista de Karen.

 A atleta coleciona muitos fãs. Pelas redes sociais, ela se comunica através de mensagens e vídeos, sempre mostrando sua irreverência e seu jeito despojado de falar sobre sua vida. Atualmente, Karen posta com frequência uma série de vídeos através do Facebook, que vem fazendo sucesso com dicas de moda. Muitas delas são intituladas de ‘ bizarras’ por ela. Em uma, por exemplo, ela dá a dica de transformar uma jaqueta de moletom em mochila.

 

VIDA SOBRE RODAS

 A partir de sua escolha, Karen não abandonou mais o skate. Hoje, com 28 anos, a atleta contabiliza o sucesso dia a dia, visto não só nas pistas, mas também nas entrevistas que concede, sempre enaltecendo o esporte e dando dicas preciosas a quem pretende seguir esse mesmo caminho. E para seguir em frente, Karen diz o que é preciso: “Calma, disciplina, aproveitar o momento, respeitar o corpo. Hoje não me machuco tanto porque conheço meus limites, mesmo que o objetivo seja sempre superá-los. Isso é fundamental!”, diz.

 Mais do que esse misto de comportamentos e atitudes, é preciso preparar o corpo para ser campeão. No caso de Karen, treinar dentro e fora da academia é uma boa alternativa. “Ando de skate todos os dias, por umas duas horas. Faço academia duas vezes por semana. Quando sei que não tenho competição me dedico um pouco mais”, conta. Além da musculação, leve, com pretensão apenas em definição, Karen curte ainda correr e andar de bicicleta. A yoga também sempre a acompanhou.

 A dedicação esta também na hora de alongar o corpo. A atleta faz alongamentos diários em casa, alem de massagem esportiva toda semana, o que a ajuda e muito, já que esse esporte exige tanto da mobilidade do corpo. “Hoje em dia sou bem mais tranquila, ando para me divertir e acabo aprendendo muito mais e tendo qualidade de vida. Às vezes quando preciso acertar uma manobra passo um pouco do limite e fico toda dolorida no dia seguinte, mas vale a pena!”, revela.

 E aos finais de semana, o descanso merecido e nada de exercícios... “Raramente. Sempre pratico algum esporte, nem que seja uma caminhada”, conta. Quando as competições chegam perto, Karen diminui o ritmo. “Na semana mesmo, faço apenas reconhecimentos de pista sem forçar”, diz.

 Quanto à alimentação, Karen já é restrita por natureza. “Como tudo o que quero pelo simples fato de saber controlar. Não tomo refrigerante, pois não gosto, fritura também evito muito, mas se der vontade eu vou na feira comer pastel. Como doce e não deixo de fazer exercícios, é saudável. Sinto quando as coisas vão me fazer mal. Não ingiro nada que eu saiba que vá prejudicar meu corpo”, conta a atleta, que hoje não conta mais com a ajuda de nutricionistas para se alimentar bem.

 A loira de olhos claros e estilo despojado, também cuida da pele. “Sempre dou preferência a legumes, integrais, frutas, sucos. Faz parte da minha vida comer bem. Indico as pessoas fazerem essa conscientização para incorporarem uma alimentação saudável sem neurose”, sugere. Especificamente voltada ao esporte, à dieta deve-se basear em vitaminas, proteínas e carboidratos, principalmente durante os treinos. Na lista de suplementos, whey protein. “Ela mantém meu corpo pronto pra tomar ‘porrada’ na pista e melhorar ao máximo meu desempenho”, diz.

 

Karen Jonz

 

Data de nascimento: 29/09/1985

Local de nascimento: Santos/SP

Modalidade: Skate vertical

Categoria: Feminino

Peso: 57kg

Altura: 1,63m

Patrocinador: Element, Mary Jane (tênis) e Yeva (óculos).

 

Principais títulos:

2013 –  Jump Festival, no Brasil

2005 – Campeã Europeia, na Alemanha

2003 – X-Games, em San Diego (EUA)

 

* Três vezes campeã mundial + 3 medalhas no X-Games

 

NO PRATO DA KAREN

 A atleta consome whey protein em dois momentos do dia: ½ pós-treino e ½ antes de dormir. Na refeição, tudo aquilo que for mais natural, mas que garanta a energia que ela precisa detonar nas pistas mundo afora.

 Ao todo são 2,5 mil calorias consumidas diariamente, divididas entre cinco ou seis refeições, em café da manhã, lanche, almoço, lanche, suco, jantar e snack à noite, sempre com muita variação dos alimentos.

 

 

Contatos:

Redes sociais:

Twitter: @karenjonz

Instagram: @karenjonz

Facebook: karenjonz

Comentários