SUPLEMENTOS

Goji berry: Sinônimo de Juventude

Por conter um componente cuja função é anti-inflamatória, esse suplemento pode auxiliar quem luta para combater um mal, em sua esmagadora maioria feminina: a celulite

Goji berry: Sinônimo de Juventude A goji berry é uma fruta riquíssima em vitamina C.
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Considerada “sinônimo da juventude”, a goji berry é o suplemento da vez

Sua lista de suplementos alimentares está completa? Tem certeza? Altamente nutritiva rica em vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos e compostos bioativos, a goji berry é o suplemento escolhido para garantir um 2014 repleto de saúde. Para começar, a goji Berry é rica em antioxidantes. Sua função é a de combate a radicais livres, as moléculas responsáveis pelo envelhecimento. Tanto é, que a goji berry na China é sinônimo de juventude.

“A goji traz benefícios para a pele, unhas e cabelos, já que é riquíssima em betacaroteno. Protege o fígado, por apresentar betaína. Contém o aminoácido triptofano, percursor da serotonina, substância responsável pelo bem-estar. Também tem taurina, um anti-inflamatório natural. Além disso, apresenta efeitos positivos no tratamento de doenças, como diabetes, câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e degeneração macular relacionada à idade”, afirma a nutróloga Cristiane Coelho Ognibene.

A goji berry é uma fruta riquíssima em vitamina C, tornando-se um potente estimulante do sistema imunológico. É rica em vitaminas do complexo B, que atuam na melhora da disposição para realizar atividades físicas, atenuando o cansaço. Esse fruto apresenta um potente efeito antioxidante e, além disso, se destaca pelo seu valor nutricional. “A goji berry tem mais vitamina C do que a laranja, mais betacaroteno do que a cenoura, fonte completa de proteínas, rica em vitaminas e minerais”, afirma a nutróloga.

“Por seu poder antioxidante, atua contra o envelhecimento celular. É rica em fibras, dessa forma contribuindo para saciedade e para o bom funcionamento intestinal, que é função primordial para o equilíbrio do nosso organismo”, explica a nutricionista Ana Flávia Ferrari.

O consumo de goji berry está relacionado ainda à redução do risco de doenças cardiovasculares devido ao mecanismo em reduzir o LDL colesterol (colesterol prejudicial em excesso), e aumentar o HDL colesterol, ou seja, é benéfico à saúde do coração. “A fruta contém beta-sisterol, um nutriente cuja função anti-inflamatória pode ajudar nos níveis de colesterol do corpo e também na eliminação de gordura, uma das principais causas do aparecimento e principalmente do agravamento da celulite”, explica a nutricionista da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição), Daniela Cierro.

A cor vermelha deste suplemento é uma grande aliada à saúde. “Frutas com pigmentos vermelhos, são ricas em carotenóides. Essas substâncias previnem doenças do envelhecimento e protegem a pele e os olhos”, conta a nutróloga Cristiane. As antocianinas são os compostos bioativos responsáveis pela coloração das frutas vermelhas. Devido às suas propriedades antioxidantes, as antocianinas ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, anti-inflamatória e anticancerígena. Além disso, atuam na redução do colesterol e fortalecimento do sistema imunológico.

 

AUXILIAR TAMBÉM PARA O EXERCÍCIO

Estudos afirmam que o consumo desse suplemento se assemelha ao da vitamina C. Segundo o American Journal of Clinical Nutrition, cada 100g da fruta contêm 2g de vitamina C, já 100g, ou uma xícara de chá, da versão seca contém 2500mg da vitamina, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja.

Segundo a nutricionista da Asbran, Daniela Cierro, a goji berry faz parte da lista dos considerados “alimentos superpoderosos” por conter uma proteína completa com 18 aminoácidos, incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais. Contêm mais de 20 minerais e é rica em vitaminas e antioxidantes, podendo ser usada em muitas receitas.

“Durante o exercício físico há um aumento na produção de radicais livres. Por isso é fundamental aumentar o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, a fim de combater esse excesso de moléculas danosas. Além disso, a goji é fonte de carboidrato e proteína, nutrientes essenciais na alimentação de quem pratica exercício físico. Pode ser consumida antes, pois vai fornecer energia para o exercício físico e após para ajudar a repor a energia gasta. Por ser rica em aminoácidos, também vai ajudar no processo de aumento ou definição de massa muscular e consequentemente reduzir a flacidez”, afirma Cristiane Coelho.

 

GOURMET GOJI BERRY

Por ser apaixonada por chocolate e por encontrar opções saudáveis limitadas no mercado, a nutricionista Ana Flávia Ferrari encontrou nos bombons de goji berry uma alternativa para unir o chocolate que ama ao suplemento que faz muito bem. “Como pratico a nutrição funcional, gosto de inventar receitinhas com os ingredientes saudáveis que tenho em casa. Dificilmente sigo uma receita. Gosto de ir variando e criando novas fórmulas. Às vezes não dá certo, mas na maioria das vezes elas fazem sucesso”, diz a nutricionista que compartilha suas invenções pelas redes sociais, através do Facebook e do Instagram.

Cada ingrediente da receita foi escolhido a dedo, com a finalidade de saciar a fome de quem busca por saúde. Além disso, o bombom de goji berry é uma opção para substituir o chocolate convencional, industrializado e repleto de corantes, gorduras ruins e conservantes.

“O óleo de coco, além de ser riquíssimo nutricionalmente, pode ser inserido em quase todos os tipos de preparações. É versátil, pois derrete facilmente sobre a ação do calor e endurece rapidamente sobre a ação do frio. Por isso resolvi utilizar este ingrediente como base do bombom. O cacau por ser um alimento antioxidante e não conter açúcar. O mel pra adoçar e também por suas propriedades nutricionais e a goji foi de última hora. Na primeira receita, no lugar da goji coloquei nibs de cacau, que são floquinhos de puro cacau, bem amargos. Eu utilizava a goji em saladas, em frutas e pura mesmo. Resolvi trocar a receita e o resultado ficou muito bom. Um contraste de texturas e sabores bem interessantes”, explica Ana Flávia acrescentando que ficou lindo o contraste do bombom escuro com os pedacinhos vermelhos.

A nutricionista recomenda cautela para o consumo entre os diabéticos. Uma alternativa é a substituição do mel da receita por gotas de adoçante stévia. “Pessoas que tem problemas renais crônicos devem ter cautela com o uso do cacau, que em grande quantidade pode favorecer o surgimento de cálculos renais. Para estes, recomendo a substituição do cacau pela alfarroba em pó”, complementa a profissional. Faça agora mesmo seus bombons de goji berry acompanhando a receita do quadro.

Bombom

Ingredientes:

6 colheres (sopa) de óleo de coco

4 colheres (sopa) de cacau em pó

2 colheres (sopa) de mel

2 colheres (sopa) de goji berry picada

Modo de fazer:

Misture todos os ingredientes em um pote e leve ao freezer em forminhas de silicone preferencialmente por 20 minutos.

Rendimento: 14 bombons

Valor nutricional (1 bombom):

67kcal

3,5g de carboidrato

1g de proteína

5,5g de gordura 

Dica de especialista: “É rápido para ter pronto esse monte de bombonzinho gostoso e funcional. Recomendo consumir um por dia”, diz Ana Flávia Ferrari.

Comentários