HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos no Brasil - FAST NUTRITION

Com o olhar sempre voltado para a nutrição de todos

História dos Suplementos no Brasil - FAST NUTRITION A Fast Nutrition desenvolve produtos de formulações exclusivas com o objetivo nos bons resultados
Crédito: DIVULGAÇÃO

Quem consome suplemento busca de primeira a whey e quem produz também. Esse foi o foco da marca Fast Nutrition fabricada e distribuída pela empresa Asix Nutrition, logo que iniciou sua carreira nesse universo de suplementos alimentares. Hoje a empresa conta com 5 variações, a versão hidrolisada foi a primeira do Brasil a contar com um pote 100% cromado de design inspirado nos carros da Mclaren.

Os primeiros produtos comercializados pela Fast Nutrition foi a linha proteica, composta pela whey protein concentrada, isolada e hipercalórico, a seguir vieram os energéticos, os tabletes de aminoácidos e as formulações exclusivas dos novos produtos. “A empresa foi fundada por atletas empreendedores e uma sociedade de administradores com experiência em vários setores, como produção, compras e vendas e iniciou com alguns clientes que permanecem fiéis à marca até hoje e são responsáveis por trazer novos clientes, tamanha a satisfação em trabalhar conosco”, explica o administrador da Fast Nutrition, Italo Iosimura.

Com sede atual na cidade de Tietê, no interior paulista, a empresa conta com 15 colaboradores e um setor administrativo com oito funcionários, além de representantes nos estados brasileiros. Aos clientes são oferecidos 109 itens. “A empresa consegue dobrar o número de itens comercializados a cada ano sempre trazendo novidades para o mercado, produtos originais e embalagens projetadas para atrair atenção nos pontos de vendas”, conta Italo.

COMPROMISSO COM A QUALIDADE

“Nosso objetivo é o compromisso com a qualidade e a eficácia de nossos produtos, exaustivamente testados em atletas das mais diversas modalidades. Ser ou estar entre os maiores nunca foi nosso objetivo, mas pode ser uma consequência. O foco estará sempre na qualidade daquilo que produzimos, além de estreitar cada vez mais o relacionamento com nossos clientes”, diz Italo e completa: “Nossa missão será sempre levar ao praticante de atividade física, sejam atletas profissionais ou amadores, produtos de ótima qualidade e que atendam as necessidades de cada etapa de treinamento explorando o máximo da genética”.

Segundo ele o compromisso e o respeito com todos os colaboradores, com consequente valorização das pessoas e de suas funções, virtudes e diferenças sempre serão exaltadas no ambiente de trabalho. “Hoje a empresa possui um expert em cada função e todos se respeitam, um time forte e unido tem tudo pra entregar o melhor resultado”, diz Italo.

Com o olhar voltado para as lojas físicas, a Fast acredita que as body shops são o nicho de mercado onde atuam melhor, pois apreciam o trabalha dos lojistas que se identificam com a marca e com a filosofia da empresa, conseguindo assim fidelizar consumidores. “Suplementação sem informação nunca será nosso lema, uma vitrine virtual não substitui a prestação de serviço que o vendedor da loja física representa para nós, pois crescemos com eles e nos guiamos através das informações passadas nas trocas entre varejista e cliente final”, conta Italo.

É por essas e outras que a Fast Nutrition desenvolve produtos de formulações exclusivas com o objetivo nos bons resultados. Pensando nisso, a empresa alia o investimento em redes sociais para divulgar os produtos e os pontos de vendas que os representam, além de disponibilizar ao cliente amostras e material gráfico. Atenção especial também às embalagens, a criatividade na nomenclatura, a logística e o controle para o produto nunca faltar, a empresa possui ainda um SAC pronto a esclarecer dúvidas, sugestões e críticas.

Uma maneira de divulgação de seus produtos é um catálogo digital, à disposição no site da marca e atualizado quando um novo lançamento é colocado à venda, nele é possível encontrar informações técnicas, comerciais e a lista de ingredientes que compõe o produto.“A empresa patrocina atletas de diversas modalidades, profissionais e amadores, daí o nosso slogan ‘Nutrition For Everyone’ Nutrição para todos. Esses atletas são escolhidos por serem consumidores da marca e passam a contar com esse benefício por terem identificação e confiança total em nossos produtos, só assim eles serão divulgadores ativos”, conta Italo.

Os suplementos da Fast Nutrition são consumidos por quem busca saúde, qualidade de vida e bem estar por isso a empresa investe em modalidades distintas como ciclismo, crossfit e até automobilismo. “Acreditamos que a suplementação auxilie qualquer pessoa que se exercite. Os atletas que nos representam são consumidores da marca por isso tem identificação com nossos produtos”.

A Fast tem um vídeo de transformação - Body Transformation com Junior Batista - feito por um atleta amador que utilizou os produtos da marca e conseguiu um emagrecimento em três meses, um material que virou hit na internet. “Mais que uma empresa comercial, queremos inspirar as pessoas a acreditar na transformação física por questões estéticas, performance e saúde”, explica.

EXPANSÃO FRUTO DO SUCESSO

“A Asix é a fábrica por trás da marca Fast Nutrition, junção das abreviaturas dos fundadores finalizando com o X, símbolo da multiplicação de resultados. O nome Fast foi pensado porque ser rápido no mundo moderno é vital, quem se engaja num programa de treinamentos físicos quer um resultado rápido e temos certeza de que esse resultado chega antes para quem suplementa. Para quem vive numa grande cidade sabe como tempo é luxo e suplemento de certa forma economiza tempo já que é possível, por exemplo, fazer uma refeição líquida em segundos. Por fim, não sabemos quanto tempo teremos, mas sabemos que mais cedo ou mais tarde ele se esgota. Nossa filosofia de vender alimento e resultado que economiza tempo se tornou filosofia”, conta o administrador.

Os itens ofertados cresceram de 12 para os atuais 109, a empresa teve um crescimento exponencial ao longo desse período tanto em produtos quanto a carteira de clientes. Segundo Italo, o grande segredo para o sucesso é a velocidade de lançamento de cada produto, da ideia à execução.“A Fast está sempre antenada com as últimas tendências e pesquisas, participando de feiras de alimentos e ingredientes. A identificação com a área é um grande trunfo, se não praticássemos o que vendemos já estaríamos fora do mercado, visto o grande número de indústrias que tentam explorar esse ramo e acabam desistindo. Para nós mais do que negócio, promovemos um estilo de vida”, conta.

A venda dos produtos é realizada por representantes, após apresentação dos produtos aos lojistas e distribuição de amostras aos seus clientes para que tenham um feedback e façam a compra consciente entre volume e demanda. As entregas até 150km da fábrica são feitas por frota própria e o restante por transportadoras. A Fast Nutrition estima um crescimento de 20% ao ano.

Segundo Italo Iosimura, o mercado hoje está cada vez mais popularizado. “É possível perceber que a classe C já tem familiaridade com os produtos e as empresas vêm se esforçando para atender esse público exigente, busca qualidade a preço acessível. Por outro lado falta conhecimento para grande parte dos meios de comunicação que comparam suplemento alimentar a anabolizantes gerando confusão nos consumidores”, explica.

A principal novidade da empresa está na Linha Magic Blue que foi criada após um dos sócios, que se inspirou em um seriado, para fazer um produto ‘mágico’ com poderes emagrecedores e energéticos, utilizando uma fórmula termogênica natural de corante azul. Essa linha já tem como itens: termogênico em pó, tabletes e um Energy Drink, todos aliando os benefícios nutricionais ao sabor da essência Fantasy.

A Asix não esqueceu das mulheres e provou grande preocupação com as belas com o lançamento de uma linha feminina que vai trazer para as prateleiras o produto Model Shake (shake proteico feminino), três tipos de colágeno e um pré-treino feminino.“Após esses anos, a grande satisfação acontece quando o consumidor se identifica com a nossa marca e aguarda cada lançamento, pois sabe que o produto que chega é fruto de pesquisa e se está sendo comercializado é porque gera resultados”.

Até o final do ano, esperamos surpreender ainda mais nossos consumidores. Estão em testes produtos inovadores e inéditos no mercado da suplementação. Quando falamos em inovação nos referimos a produtos novos criados do zero que pretendem revolucionar a indústria da suplementação.

Linha do tempo:

2010: Início de atividades da empresa, com a linha proteica, composta de proteína concentrada, blend de proteínas, proteína isolada e hipercalórico

2011: Lançamentos da linha de encapsulados – BCAA, Daily Fast e ZMA, com aquisição de novos equipamentos e adequação aos já existentes

2011: Aumento do número de clientes em várias capitais do Brasil. Destaque do produto Fast Meal, um substituto de refeição

2012: Início de vendas para todo o Brasil por representação, com três unidades (duas de produção e uma de logística), na cidade de Cerquilho

2013: Mudança de endereço para Tietê, num galpão de 1.800m2 com espaço e equipamentos para dobrar a capacidade de produção e facilidade de controle de toda a operação

2013: Aumento do número de produtos ofertados e retirada de dois itens que não tiveram a demanda esperada no mercado

2014: Investimento em mão de obra, com programas do Sebrae – Programa ALI e PSGQ (Programa Sebrae de Garantia de Qualidade), com ênfase ao programa 5S e treinamento da supervisão de fábrica

 

 

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