NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Kart com Luir Miranda

Pegue carona, com adrenalina e velocidade no carro de Luir Miranda, um campeão dentro das pistas

Nutrição e Esporte: Kart com Luir Miranda Luir Miranda
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

O automobilismo é um esporte completo e repleto de níveis. O kart é o primeiro e mais importante estágio para um futuro piloto. É nele que a maioria dos bons pilotos se forma. Assim como em outros esportes de nível profissional ou amador, o kart é dividido em categorias, de acordo com a idade e experiência de cada piloto. E foi na experiência encontrada na carreira de Luir Miranda que encontramos a história para contar neste Nutrição e Esporte.

A carreira desse piloto teve início aos nove anos em uma das modalidades do kart, o indoor. “Meu primeiro treinador foi o piloto André Nicastro. Devido aos bons resultados obtidos nos karts indoor, passei a disputar competições de kart profissional, com motores dois tempos de alta performance tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo”, conta o piloto.

Do kart passou a competir na Fórmula Futuro, categoria de carros do tipo fórmula criada pelo grande nome do automobilismo dessa geração, o piloto Felipe Massa. “Venci duas corridas e fui vice-campeão. De lá, passei aos modelos de turismo no Trofeo Linea, onde enfrentei pilotos da Stock Car e ex-pilotos de Fórmula 1”,conta Miranda.

Nascido em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, Luir Miranda entrou para o esporte, sem chance de sair dele. Sua trajetória começou a ser trilhada aos nove anos e aos 13 já começava a encarar as competições de nível profissional, quando levou seu primeiro título. Seu grande destaque aconteceu no Campeonato Paulista de Kart, reconhecido como um

Campeonato Brasileiro que dura o ano todo.

“Ele é dividido em dez etapas muito disputadas e é preciso muito treino para vencê-lo, porque, além das variações de traçado, a cada etapa os adversários evoluem pois o torneio é longo. Um competidor que começa mal pode virar o jogo, é preciso ficar atento o tempo todo. É um torneio de longo prazo”, explica o piloto. Já o Campeonato Brasileiro é disputado em uma única semana.

O piloto conta que essa é uma disputa complicada, porque tudo o que há de melhor na temporada em termos de equipamento e preparação está reunido na mesma pista. “As exigências são outraspois é um torneio de tiro curto, embora nesta semana disputemos vários treinos e corridas”, conta.

O vice-campeonato da Fórmula Futuro garantiu ao atleta a visibilidade nacional que ele esperava, pois o torneio contava com cobertura televisiva e muita mídia. “Venci duas provas, mas por causa de uma quebra inexplicável, perdi o título. Já o mundial de quatro tempos é o meu título mais recente, conquistado em 2014 por equipes. Na disputa individual não me classifiquei para a final, mas o título por equipes foi muito difícil pois pilotei por quase duas horas seguidas”, diz Luir. “Para ser um campeão nas pistas é preciso dedicação e investimento. Busque profissionais em diversas áreas para trabalhar com você. Tenha um técnico com experiência em diversas categorias, pois isso economiza tempo do seu desenvolvimento. Tempo, em automobilismo, representa muito dinheiro. Obter patrocínio é a maior dificuldade dos pilotos”, detalha.

Segundo o piloto é preciso ter: “Ética, respeito ao adversário e sinceridade, além dos aprendizados técnicos e mecânicos. Aprendi também, a saber ganhar e a saber perder”. Além disso é preciso ter uma enorme capacidade de concentração e uma enorme capacidade cardíaca, mais até do que massa muscular exagerada. O kart é um esporte de força, mas principalmente de resistência.

Seu diferencial é a capacidade de concentração e a habilidade para ‘conversar com o carro’, saber o que acontece e como pode melhorar. Os próximos passos a serem dados nessa carreira são em busca de uma colocação na Stock Car. “Tenho vontade de vencer e de superar limites. Entrar na pista em busca de títulos é algo que me motiva muito”, diz Miranda.

TREINO É FORTE

A modalidade de automobilismo em que mais se treina é o kart. Por isso ele é considerado, ao mesmo tempo, uma categoria profissional e uma escola. Isso acontece pela facilidade de realizar os treinos sob o ponto de vista logístico e, também por razões de custo. O próprio kart representa um treino físico e de reflexos, de modo a complementar o trabalho em academia.

Tanto é que nos dias em que Luir anda muito de kart, faz pouco ou nenhum trabalho de musculação, ele treina grupos musculares menos exigidos na pilotagem. “A rotina de treinos de um piloto, infelizmente, depende muito mais de sua capacidade financeira do que, propriamente, de sua vontade ou necessidade. O ideal seria que treinássemos todos os dias, como em qualquer modalidade, especialmente porque em uma corrida, não se pode errar”, conta o piloto.

Segundo ele, um erro considerado pequeno em outro esporte pode ser uma catástrofe no automobilismo, então a exigência física e psicológica é muito grande. “Minha rotina depende, dos meus patrocínios. Quando estou em uma boa temporada, treino de duas a três vezes por semana. Nos períodos pré-competições importantes, treino até cinco vezes. Já na época do kart indoor, que é bem mais barato, eu treinava todos os dias”, detalha o campeão.

Atualmente Luir Miranda se dedica muito aos treinos físicos. Como combina a musculação tradicional com exercícios funcionais, normalmente treina três vezes por semana em cada atividade, onde cada treino dura uma hora e meia e são realizados na academia e numa quadra de areia. “No período pré-competição os treinos são moderados ou até mesmo regenerativos para não chegarmos no fim de semana da corrida com o corpo cansado. A musculação ajuda muito sob vários aspectos”, explica o piloto.

A musculação é primordial para os pilotos, pois o kart é um equipamento em que o piloto fica solto, sem sinto de segurança, quase como em uma motocicleta. O banco prende somente metade das costas, então é preciso ter uma boa estrutura física, não apenas para aguentar as corridas, mas também para aguentar os acidentes. O pescoço, os braços e a região abdominal são muito exigidos.

“Quando direcionei minha carreira para as categorias de fórmula, tomei muito cuidado para não exagerar no ganho de massa muscular, pois é mais exigido de um piloto explosão e resistência. A musculação também é importante para proteger as articulações e, assim, diminuir o risco de lesões”, conta.

SUPLEMENTAÇÃO CAMPEÃ

Na lista de Luir Miranda estão BCAA, whey protein e complemento vitamínico, além do HMB. Quando treina apenas no kart, ele procura ingerir proteína logo depois de sair da pista, para facilitar a recuperação muscular. “Os suplementos são importantes, pois ajudam na recuperação muscular e no desenvolvimento de um corpo capaz de suportar as exigências desse esporte”, completa.

Por mais que eu tenha uma alimentação balanceada, meu nutricionista trabalha em conjunto com o meu preparador físico para que eventuais déficits sejam compensados. No meu caso, a proteína tem mais efeito reparador, porque não tem a necessidade de grande ganho de massa”, explica.

Outros suplementos estão envolvidos dentro desse esporte. “Há uma teoria relacionada à questão da cafeína. Normalmente os pilotos de categorias muito velozes, como as do tipo fórmula e até mesmo o kart, praticamente eliminam a cafeína da dieta e minutos antes da competição, tomam uma dose maior. Isso estimula os reflexos, é algo que nunca ouvi falar em outros esportes”, confidencia.

Sua alimentação é acompanhada pelo nutricionista Rainer Moreira. Em pré-competição, Luir evita comer carne vermelha devido à lentidão na digestão e come mais carboidratos, como o macarrão. Normalmente, o piloto evita doces e outros alimentos com gorduras trans, açúcar e frituras, além da lactose e o glúten. Bebidas alcoólicas são igualmente vetadas.

“Gosto muito de comer e minhas comidas preferidas são muito calóricas. Por isso meu peso se baseia muito na fase da carreira em que me encontro. Nas categorias do tipo fórmula, em que a exigência física é maior, cheguei a ter 5kg a menos do que tenho hoje, que retornei ao kart quatro tempos e optei pelas modalidades quatro tempos e o limite de peso exigido pelo regulamento é maior”, conta.

Quando os treinos são mais pesados e Luir faz muitos exercícios aeróbicos, chega a consumir 3500kcal por dia. Normalmente, o piloto tem uma dieta que varia de 2500 a 3000 calorias.

Luir Gagno de Miranda

Data de nascimento: 03/11/1993Local de nascimento: Nova Iguaçu – RJModalidade: AutomobilismoCategoria: KartPeso:72kgAltura: 1,68mEquipe: Mota Ferramentas BrasilPatrocinadores: Mota Ferramentas Brasil

Principais Títulos:

2014 - Campeão Mundial de Kart 4 Tempos (KWC) por equipes2011 - Vice-campeão da Fórmula Futuro2010 - Bicampeão Brasileiro de Kart2008 - Campeão Brasileiro de Kart2008 - Bicampeão Paulista de Kart2007 - Campeão Paulista de Kart

Redes Sociais:

Instagram/Twitter: @luirmiranda Facebook: www.facebook.com/luir.miranda

INVESTIMENTO EM SUPLEMENTAÇÃO

O atleta Luir Miranda é adepto da suplementação alimentar dividindo o consumo nas sete refeições que faz durante o dia.

Café da manhã

1 copo de leite com café 2 fatias de pão integral, queijo branco ou peito de peru1 fruta1 cápsula de complexo vitamínico

Lanche da manhã

1 frutaWhey protein

Almoço

6 colheres de arroz ou o equivalente em macarrão1 concha de feijão150g de carne branca (peixe ou frango)Salada à vontade e porções de legumesSuco de frutas1 fruta de sobremesa

Lanche da tarde #1

1 banana ou uma barrinha de cereal ou iogurte desnatado

Lanche da tarde #2

Whey Protein

Jantar

70% da quantidade do almoço, sem feijão

Lanche da noite

1 fruta ou biscoitos de polvilho

Pré-treino

2 cápsulas de BCAA

Pós-treino

2 cápsulas de BCAA 2 scoops de whey protein

Antes de dormir

1 cápsula de complexo vitamínico

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