Naquele dia em que você pode-se dar ao luxo de dar uma escapadinha da dieta já se vem em mente opções bem ‘osas’: saborosas, deliciosas, gordurosas! Mas você que sempre está ligado nas dicas preciosas desta seção, sabe muito bem que existem mil e uma alternativas para sair da dieta, de bem com a vida.
Já imaginou experimentar um suculento petit gateau na sobremesa final de semana? Esse seu desejo pode se tornar realidade agora mesmo com uma receita fit. Desenvolvida pelo nutrólogo Henrique Miranda Teixeira, um profissional apaixonado por musculação e alimentação saudável, essa receita foi criada com o intuito de favorecer o processo deadesão de qualquer pessoa a uma dieta e uma reeducação alimentar. “Foi necessário aprofundar meus conhecimentos em Tratados de Nutrologia e de Nutrição Humana, com o objetivo de estudar os melhores ingredientes que quando combinados podem oferecer o máximo de desempenho, resultados e nutrição”, conta o profissional.
O petit gateau fitness do Henrique é hiperproteico, não contém açúcar, tem zero de gordura e contém um carboidrato rico em amido resistente e já conhecido por aqui: a farinha de banana verde. “Essa é uma receita funcional, pois o amido resistente (não é absorvido no trato gastro-intestinal) funciona como fibra solúvel, acelera o metabolismo, promove a queima de massa gorda e promove a saciedade”, explica.
Para escolher cada ingrediente, Henrique Teixeira priorizou aqueles que seriam de baixo índice glicêmico, desta forma evitando os picos de insulina na corrente sanguínea e consequentemente o acúmulode gordura no tecido adiposo. Para quem gosta muito de chocolate, por exemplo, a whey protein de baunilha poderá ser substituída pela whey de chocolate e a alfarroba pelo cacau em pó zero açúcar. “Porém cabe lembrar que mesmo sendo saudável, o índice glicêmico do cacau 100%, é maior do que o da alfarroba”, salienta.
Quem apeteceu ao ler cada linha acima pode se preparar para comprar os ingredientes, pois qualquer pessoa que tenha como objetivo principal perder gordura, ganhar músculos, manter o bom funcionamento intestinal, prevenir a obesidade e outras patologias como o diabetes tipo II e hipercolesterolemia, pode e deve consumir esse petit gateau. “Por ser uma receita funcional, baixa em calorias, com ingredientesque favorecem a queima de gordura, promove a saciedade e a saúde, o petit gateau pode ser consumido a qualquer momento do dia, tanto no café da manhã quanto na ceia”, completa o nutrólogo.
Petit Gateau Fit by Henrique Miranda Teixeira
Ingredientes para o bolo:
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de banana verde1 scoop de whey protein de baunilha2 colheres (sopa) de farinha de alfarroba ou cacau em pó zero açúcar2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado8 colheres (sopa) de adoçante para forno e fogão sucralose1 colher (sopa) de fermento em pó6 claras1 xícara (chá) de leite desnatado ou leite de soja zero açúcar30 gotas de adoçante
Modo de Preparo:
Misture bem todos os ingredientes. Em seguida despeje a massa em seis forminhas de silicone para petit gateau e leve ao forno pré-aquecido em 240ºC por 20 minutos
Ingredientes para a calda:
Opção 01
1/2 iogurte grego zero gordura e zero açúcar sabor tradicional1 scoop de whey protein de baunilha
Opção 02
½ scoop de whey de chocolate½ xícara (chá) de leite de soja ou leite desnatado
Para a calda é só misturar os ingredientes e pronto! A combinação é perfeita!
Valor Nutricional:
Calorias: 147,8KcalCarboidratos: 22,2gProteína: 12,1gFibra: 2g
Comentários