Você sabia que as proteínas são pequenos tijolos que compõem o alicerce da nossa ‘casa’, ou seja, do nosso corpo? Esses tijolinhos estão presentes dos cabelos aos ossos, da pele aos músculos. Sua ingestão é de extrema importância para a manutenção da saúde e, principalmente, para a recuperação do sistema imunológico e regeneração muscular depois dos exercícios.
De acordo com a nutricionista, Kassiane Fagundes da NeoNutri Suplementos Alimentares, isso depende do tipo de atividade física que é realizada. “Os exercícios de alta resistência, com longa duração podem alterar os músculos e os tendões, fazendo com que o aporte adequado de proteínas para a regeneração dos tecidos lesados seja aumentado e que tenha melhora da performance. A indicação de proteínas, para atletas e esportistas desse tipo de modalidade, como triathlon e corrida, é em média 1,5 a 1,7g/kg de peso corporal ao dia”.
Já para a musculação, por exemplo, é preciso mais proteínas, afinal as chances de causar lesão na fibra muscular são grandes e para se regenerar, acabam desenvolvendo outras fibras ao redor daquela que se rompeu, aumentando o músculo e otimizando o processo recuperativo. Por ser tão difícil obter a ingestão adequada de proteínas de alto valor biológico apenas pela alimentação, os suplementos são necessários para complementar os nutrientes. “Whey protein é uma forma prática e funcional de substituir as proteínas advindas das carnes vermelhas”, explica a nutricionista.
Comentários