MODA +

Moda +: Treino multicolor

O que a cor da sua roupa fitness pode influenciar no seu desempenho na hora de levantar o halter?

Moda +: Treino multicolor

Ser fitness está mesmo na moda, disso ninguém duvida mais. Quem não frequenta academia, está aderindo cada vez mais às caminhadas e corridas pelas ruas. Quem gosta da rotina da academia, não dispensa estar sempre confortável, e claro, na moda.

Quem gosta de parecer sempre bem para praticar seu exercício físico, investe em qualidade e beleza. Falou em estilo, falou nas cores. Sem um detalhe colorido, parece que não há vida.

Na squeeze, na mochila, no tênis, na camiseta ou na elástico do cabelo, lá está um pingo de cor. Além da preferência de cada pessoa na escolha de cada tom, o que a cor pode influenciar na hora do treino? “Sem dúvida existem cores, como vermelho, laranja e amarelo, capazes de refletir ação e movimento, ajudando a pessoa a se sentir estimulada para realizar essas atividades”, explica a especialista em cromoterapia, Solange Lima.

A escolha de determinada cor na hora de se vestir pode ser aliada aos benefícios da cromoterapia, estimulando sua energia com as cores. A cromoterapia é uma palavra de origem grega (Kromos = cor e Teraphia = terapia), que significa ‘Terapia das Cores’. “A cromoterapia ajuda a deixar sua rotina mais leve e proveitosa. A cor pode ser usada nas roupas, peças íntimas, sapatos, bolsas e nos acessórios”, afirma Solange.

Segundo a especialista, uma peça de roupa ou acessório na cor laranja, por exemplo, pode trazer coragem para enfrentar qualquer medo. Uma peça verde, que é a cor do equilíbrio, ajuda a trabalhar a autoestima e ameniza a ansiedade. Para a diretora da Dani Banani Fitness, as cores das roupas têm bastante influência no humor e no comportamento dos praticantes de atividades físicas. “Cores mais vivas e alegres tendem a dar mais motivação no treino e consequentemente mais energia e queima de calorias”, conta.

Para o consultor de moda, Juan Alves do blog ‘Homens que se cuidam’, é importante articular as cores das peças para não ficar caricato e permitir que elas conversem entre si.

“Sendo assim para facilitar fique esperto nas combinações: rosa cai muito bem com verde, laranja com amarelo, essa que por tabela combina bastante com azul. Para quem quer investir, mas tem receio de exagerar, uma dica simples é apostar em uma camiseta de cor vibrante e uma bermuda mais sóbria. Caso sinta-se seguro tênis ‘coloridões’ podem arrematar um look jovial de muito estilo”, dá a dica.

Veja o significado de cada cor e faça a sua escolha:

Amarelo: ativadora e dinâmica, afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. Cor da inteligência, estudo e criatividade.

Azul: traz equilíbrio, paciência, harmonia e serenidade, tranquilizando o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse.

Branco: pureza, limpeza e harmonia, buscar interiorização.

Cinza: passa neutralidade, geralmente pessoas indecisas, com autoestima baixa optam por essa cor, para passar desapercebidas.

Índigo: trabalha o equilíbrio energético, intuição, proteção, limpeza e purificação de ambientes. Laranja: restauradora e regeneradora, traz recuperação e a capacidade de refazer o que não está certo. Cor da coragem, reconstrução e melhora.

Marrom: traz solidez, segurança, firmeza, é estimulante, usada por pessoas que têm atitude e estão prontas a se posicionarem e agirem.

Preto: passa elegância, frieza. Utilizada por pessoas mais tímidas e que buscam isolamento e introspecção.

Verde: calmante e equilibradora, melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma.

Vermelho: estimulante, afasta a depressão e tira o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade.

Violeta: profundamente espiritual, mística e religiosa. Atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado ou descrente.

Rosa: remete a amorosidade, feminilidade, beleza e envolvimento.

Comentários