Estar com os músculos em dia não é uma tarefa tão fácil e rápida como parece. Para quem frequenta a academia sabe muito bem que conquistar um corpo torneado requer muito suor, literalmente. Não basta apenas querer, tem que ir à luta, arregaçar as mangas, agitar o shake e dá-lhe frango com batata doce!
Para começar, matricule-se em uma academia, encontre um profissional e diga a ele qual é o seu objetivo. Pois bem, escolha os halteres e inicie o treino. Comece pelos mais leves, pouco a pouco intensifique a carga e aprecie cada movimento. Para alcançar sua meta, estabeleça a saúde através da atividade física como prioridade e perceba que não será tão difícil como pensa.
Pensando desta maneira, o atleta Alan Silva está trilhando seu caminho dentro do esporte. O alagoano que vive em Paulínia (SP) desde os dois anos de idade, sempre sonhou com o universo das competições de bodybuilding e aos poucos está marcando presença. A próxima, por exemplo, é o Mr. Santos em dezembro, e para isso a preparação já começou. Antes de falar sobre essa dedicação específica, é válido contar um pouco sobre a história desse alagoano no esporte. Alan já pensava em ser bodybuilder quando era criança. Os filmes de Arnold Schwarzenegger sempre foram inspiradores para o menino. Quando teve a chance de começar a treinar, lá estava ele.
Aos 19 anos, Alan iniciou sua rotina de academia e oito anos depois, de lá não saiu mais. Profissionalmente, são três anos de dedicação extrema. Os treinos começam logo cedo e no restante do dia, o foco é em suplementação alimentar. Alan trabalha em uma loja de suplementos e lá, além de aprender muito a respeito desse reforço para a saúde, ainda sugere o que o consumidor pode levar para a casa, sem riscos e com garantia de sucesso.
O dia é composto ainda por idas à academia do patrão, onde motiva quem treina por lá. Além de ‘chefe’, Nilton Sousa é seu treinador e acima de tudo, seu amigo. “Somos parceiros”, diz Alan. No dia em que esteve junto com a reportagem, para a produção deste Faça Diferente, lá esteve ele, o fiel parceiro Nilton. “Estamos juntos o dia todo. Nos conhecemos há 11 anos. Já somos irmãos”, diz Nilton.
Essa parceria, além da amizade, tem outro grande benefício: o sincronismo na hora do treino. Quem se exercita com um treinador capaz de orientar o exercício certo para o objetivo correto só pode mesmo ter o carisma do aluno, pois o resultado é sentido literalmente na pele.
“É engraçado vê-lo nos palcos de competição; me vejo lá em cima com ele. Plantei uma sementinha e hoje estou colhendo. O Alan tem um potencial incrível”, conta Nilton. Para se ter uma ideia, essa amizade é tão forte, que para iniciar nas competições, Nilton decidiu competir no mesmo campeonato de Alan para lhe dar a força necessária nesse momento.
“Em uma preparação, a gente faz o que precisa ser feito e assim sempre vai dar certo no final. O bodybuilding no Brasil é um sonho, mas é um desejo que pode ser realizado, basta querer!”, completa o treinador. Voltando ao Mr. Santos, Alan já se preparava há 20 dias quando fez este Faça Diferente. O trabalho pode ser conferido pelas fotos e vídeos já disponíveis no canal da SuplementAção.
“É preciso estar sempre em dieta. Assim é certeza que o físico estará sempre preparado para qualquer competição que surja pelo caminho, ou mesmo um convite, como este que recebo da SuplementAção para estrelar essa seção”, diz Alan. Com tanta dedicação, foi inevitável começar a competir.
PREPARAÇÃO CONSTANTE
O treinador Nilton Sousa foi quem deu o empurrãozinho necessário para que Alan pudesse iniciar sua carreira como bodybuilder. “Tive ainda a indicação de outros amigos que viam que eu tinha potencial”, explica. Antes da musculação, Alan se aventurou no Vale Tudo, - bom somente para o condicionamento físico -, mas percebeu que sua vontade era mesmo levantar barras e halteres; esse era o seu forte literalmente.
“Ele sempre foi determinado, mas foi na academia que ele conquistou uma disciplina sem deslizes”, explica Nilton. Alan é tão focado que vive o ano todo em dieta. Só foge mesmo do cardápio habitual para comer, raramente, em algum restaurante japonês. O atleta tem a companhia da esposa. Ela trabalha em um cargo administrativo, totalmente fora da realidade de Alan, mas o incentiva a crescer cada dia mais nessa carreira.
“Tenho minha família e meus amigos ao meu lado”, diz. Alan não vive ainda do esporte, mas com a conquista de três patrocínios e a dedicação às competições, logo logo lá estará ele no hall da fama das grandes feras deste esporte. “Espero logo viver disso”, conta.
Para chegar lá, Alan vai para a academia por volta das 6h30 e lá permanece de 50 minutos a uma hora, fora o aeróbico que ele faz sempre em jejum. Ele treina cinco dias da semana, com dois dias de descanso. “O descanso é fundamental para os músculos”, orienta Nilton. Todos os seus exercícios são feitos sempre em quatro séries, com repetições até a fadiga e carga limite. A intensidade maior fica para o treino de pernas, o favorito do atleta. O treino de abdômen é dividido sempre durante a semana do atleta.
A alimentação é super regrada, quando ele se alimenta de três em três horas, e claro, a suplementação acompanhada de perto pelo treinador. Alan usa o BCAA em cápsula, a glutamina e a creatina no pré-treino, e a whey protein zero carbo, o waxy maize e mais glutamina, o BCAA em pós e a creatina no pós-treino.
A dedicação é intensa e os planos são de um futuro promissor. No ano que vem, Nilton pretende competir o Campeonato Paulista Estreantes. Alan quer iniciar com o Paulista e conseguir classificação para o Brasileiro.
FAÇA DIFERENTE COM ALAN SILVA
Quem pensa em ter uma definição na porção medial do bíceps, preste bem a atenção neste Faça Diferente. Trata-se de uma variação da rosca simultânea com halter. Ela foi sugerida pelo treinador Nilton, para que Alan a faça uma vez por semana. No caso do atleta, é feito assim, pois ele trabalha um grupo muscular por dia. “Isso vale para todos àqueles que buscam a mesma definição”, explica o treinador.
Ele sugere ainda uma carga moderada para realização perfeita dos movimentos. A elevação deve ser máxima, até esmagar o bíceps. Para realizá-lo, o praticante pode estar sentado ou em pé. Ele vai precisar de um par de halteres, lembrando que a carga deve ser moderada! As repetições variam de 8 a 12 movimentos.
Os cotovelos devem estar sempre juntos ao corpo. O movimento dessa rosca é o de rotação dos braços para fora. “Este é um exercício 100% seguro e com garantia total de definição do medial do bíceps”, diz o treinador.
Perfil do campeão
Nome: Alan SilvaData de nascimento: 04/09/1988Local: AlagoasAltura: 1,65mBraços: 45cmTórax: 112cmPeso em off season: 88kgPeso em pré contest: 75kgPatrocinador: Planet Muscle – Loja de suplementos esportivosPlanet Gym Academia e Br Foods
PRINCIPAIS TÍTULOS: 2013 - Vice-campeão no Campeonato Aberto de Limeira
STEP BY STEP
ROSCA SIMULTÂNEA COM HALTER POR ALAN SILVA
1 – Esse exercício trabalha a porção medial (interna) do bíceps. Ele pode ser feito tanto sentado, como em pé.2 – Para executá-lo, você vai precisar de um par de halteres. Para iniciar o movimento, os cotovelos devem estar juntos ao corpo, em uma rotação para fora.3 – A diferença deste movimento está exatamente na rotação dos braços para fora, com elevação total do bíceps. É recomendado de 8 a 12 repetições.
TREINO INTENSO
Para estar sempre em dia, Alan Silva treina cinco dias da semana, com dois dias de descanso. Todos os exercícios são feito sempre em 4 séries, com repetições até a fadiga e carga limite. No treino de pernas o peso é o mais intenso. Assinado por Nilton Sousa, o treino de abdômen é dividido sempre durante a semana do atleta. O grupo muscular favorito de Alan são as pernas.
Treino de Peitoral
1. Supino reto2. Cross over3. Crucifixo4. Supino inclinado
Treino de Costas
1. Puxada frontal2. Remada com barra curvada3. Pull down4. Remada unilateral
Treino de Bíceps e Tríceps
1. Bi-setRosca direta barraPulley corda
2. Bi-setPulley inverso na barraRosca simultânea no halter
3. Bi-setPulley na barra curvadaRosca martelo
Treino de ombros
1. Elevação lateral com halter2. Elevação frontal com halter3. Crucifixo invertido
Treino de pernas
1. Cadeira extensora2. Leg 45º3. Smith agachamento
CARDÁPIO RASGADOAlan Silva tem uma meta: estar sempre em dia com seu corpo, afinal, assim que surgir uma oportunidade em competições e na mídia, lá estará o atleta, sempre pronto. A dieta de Alan é composta por batata doce, mandioca, aveia, frango e peixes. A alimentação do atleta varia de seis a sete refeições por dia, em um intervalo de 3 em 3 horas.
CAFÉ DA MANHÃ (7h)
60g de aveiaOmelete com 10 claras de ovos01 dose de whey protein zero carbo
LANCHE DA MANHÃ (10h)
250g de filé de frango200g de batata doce
ALMOÇO (13h)
300g de filé de frango250g de mandioca100 g de brócolisFolhas verdes à vontade
CAFÉ DA TARDE (16h)
150g de atum 200g de batata doce
JANTAR (19h)
100g de batata doce200g de filé de tilápia100g de brócolisFolhas à vontade
DEJEJUM (22h)
200g de filé de tilápia100g de brócolisFolhas verdes à vontade
ANTES DE DORMIR (MEIA-NOITE)
60g de caseína Pré-treino:
4g de BCAA em cápsula15g de glutamina5g de creatina
Pós-treino:
60g de whey protein zero carbo30g de waxy maize15g de glutamina10g de BCAA em pó 5g de creatina
CONSELHO DE BODYBUILDER
“Nesse esporte é necessário ser 100% focado na dieta,treino e descanso e que apesar de ser tão difícil seguir firme nesse esporte é muito gratificante subir no palco e saber que você fez tudo o que podia ser feito”
Comentários