NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Crossfit com Antonelli Nicole

O esporte do fitness

Nutrição e Esporte: Crossfit com Antonelli Nicole Antonelli Nicole
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

O CrossFit nada mais é do que o condicionamento físico geral, como um todo. Logo, para que um atleta seja um bom praticante de CrossFit, ele deve logo ser bom em tudo o que envolve o corpo. Precisa ser forte, resistente, flexível e ágil, acima de tudo, afinal este é o esporte da exigência física. Nele são trabalhadas as dez capacidades físicas de um treinamento: força/resistência, muscular/resistência, cardio-respiratória, potência, agilidade, flexibilidade, precisão, coordenação, equilíbrio e velocidade. Está preparado? Apresenta a maioria ou todas as características em questão? Então, seja bem-vindo ao CrossFit!

Quem nos apresenta esse esporte do fitness é a atleta Antonelli Nicole, uma verdadeira campeã. A paulista de Salesópolis assistia a um vídeo pelo canal Youtube há três anos, quando conheceu e logo se apaixonou pelo CrossFit, indo em seguida a um ginásio para treinar. Antes de se aventurar nessa prática, Antonelli já havia conquistado toda a preparação física necessária, através de anos de dedicação no ballet clássico, handebol e capoeira.

Por sempre estar envolvida com esporte de uma maneira geral, Antonelli tem muito apoio de sua família em tudo o que está proposta a fazer. No CrossFit não seria diferente. Formada em Educação Física, a atleta não só compete nessa modalidade como ensina a prática esportiva. “Ainda não consigo viver só como atleta e nem gostaria de parar com as aulas, afinal é o que me ajuda muito para que não me prejudique nos treinos, preparações, etc.”, conta Antonelli, que compete desde 2012 e hoje, dois anos depois, já soma resultados significativos nessa carreira.

“Ganhei minha primeira competição em 2012, após um único mês de CrossFit. Confesso que não queria ir, pelo simples motivo de ser muito novata. Mas Joel Fridman (meu treinador), insistiu que aquele seria um bom motivo para adquirir experiência. E fui!”, e ela acertou em cheio quando aceitou essa dica do treinador, afinal em uma competição com 50 competidoras, ela levou o primeiro lugar!

A atleta havia participado do Campeonato Brasileiro de 2012, quando ficou em 3º lugar e desejava a conquista da primeira posição da próxima disputa: o Torneio CrossFit Brasil 2013. “Treinei muito, me dediquei muito para essa competição, pois no Brasil essa é a prova mais importante”, conta e completa:

“Essa foi a única competição até hoje onde minha cabeça funcionou melhor, meu psicológico estava muito bom. Ganhei provas e parecia que estava tudo dando certo. Mas não consegui o 1º lugar, ficando um ponto apenas atrás da vencedora. Foi muito duro, me culpei muito, durante algum tempo. Mas quando a emoção passa e você consegue raciocinar, você passa a enxergar as coisas de outra maneira e tirar daquilo, coisas boas. Com certeza essa competição me fez crescer como atleta e pessoa. Foi muito doloroso, mas muito importante na minha trajetória”, revela.

Com a projeção na carreira, Antonelli começou a conquistar o mundo. Em 2013, participou do Regional da América Latina, no Equador, sendo sua primeira experiência internacional, com apenas um ano e um mês de CrossFit. “Estava muito feliz em ter me classificado para competir. Mas alguns meses antes da competição, descobri que estava com uma lesão no ombro, me impossibilitando de fazer bastante coisa. Não parei de treinar, mas tinha que adaptar muitas coisas, para que não agravasse o problema”, detalha.

Para não haver complicações, Antonelli investiu em fisioterapia esportiva quase todos os dias, trabalhando o fortalecimento. “Essa lesão só me deixou mais ansiosa. Duas semanas antes de viajar, meu ombro estava um pouco melhor, ai tentei treinar algumas coisas que eram impossíveis de fazer, doía, mas era suportável. Fiquei mais animada e confiante”, conta. Nesse torneio ela ficou em 6º lugar, além de uma prova dentro da competição.

E 2014, os títulos vieram aos montes. Primeiro no Regional da América Latina, no Chile, conquistando a 3ª colocação. Em seguida, veio o Torneio CrossFit Brasil. “Dessa vez, consegui unir mente e corpo e ter o resultado que tanto queria: o 1° lugar”, diz a atleta. O Monster Games foi disputado também. Essa foi a primeira vez em que Antonelli teve a chance de competir com três atletas que já competiram no Mundial.

Ela conquistou a 3ª colocação na competição, ficando atrás apenas de duas atletas americanas. “Esse foi o melhor resultado até hoje de um atleta brasileiro em um Regional, que é a segunda competição mais importante do CrossFit Mundial, competição esta que é classificatória para CrossFit Games”, diz. No ano que vem, Antonelli busca estar entre as 48 mulheres da América Latina no Open 2015, com objetivo de ir para o Mundial.

Quem gosta dessa modalidade deve procurar o ginásio credenciado mais próximo e conhecer mais a fundo como tudo funciona. “Faça uma aula e tire suas próprias conclusões. Acho que é o jeito mais fácil e legal de se aprender e entender como funciona. Deixe o ego de fora do ginásio e ultrapasse seus limites. Nossa especialidade é não ser especialista. Essa é a regra”, orienta a atleta.

PREPARAÇÃO: SEGREDO DO SUCESSO

“Acho que ainda tem muito ensinamentos por vir. Mas aprendi mais sobre mim mesma a partir do momento em que conheci o CrossFit”, conta Antonelli. Mas como conquistar tantos títulos? Qual é a fórmula secreta para tantas idas ao pódio? A dedicação é a primeira e primordial dica para se chegar lá!

Antonelli precisa ter uma preparação sempre muito impecável, afinal essa é a exigência básica deste esporte. A rotina de treino varia muito, dependendo da periodização. Pode ser seis dias de treino com um de descanso ou cinco dias com dois de descanso. Dias com dois ou três períodos de treino, com uma sessão. A ficha de treino varia devido a exigência de casa competição.

Durante as pré-competições os treinos são diferenciados, mais fortes, com foco nas provas que serão realizadas nos dias de competição. “Seja a prova em si, ajustes mecânicos de movimentos, exercícios para ajudar na performance e muito mais”, conta. Mas nem sempre Antonelli está treinando. Na pós-competição, por exemplo, ela faz no mínimo cinco dias de descanso total, sem fazer nenhuma atividade, nem de leve. “Depois desse período volto fazendo um descaso ativo, dia de treino leve. Para depois voltar aos treinos normalmente”, diz.

Além desse esporte, Antonelli pratica ainda o yoga, a fisioterapia esportiva e a natação. “Já fiz musculação, durante 10 anos; depois que comecei a treinar CrossFit não pratico mais. Dentro da parte de fortalecimento que faço como atividade paralela ao CrossFit, faço alguns exercícios que existem em sala de musculação, mas não com o objetivo em estética ou performance, mas como preventivo e fortalecimento (fisioterápico)”, afirma a atleta. Os treinos de Antonelli variam de duas a quatro horas por período. “Qualquer dia da semana pode ser dia de treino”, diz.

Pela carga de treinamento as necessidades dos macronutrientes (carboidratos, proteína e gordura) são importantes, pois são treinos intensos. Além disso, as vitaminas e minerais ajudam no suporte do sistema imunológico e do metabolismo de energia, por exemplo. A suplementação alimentar ajuda a atingir a necessidade energética de uma forma prática, mas também ajuda na potência, força e resistência que são essenciais no CrossFit.

Antonelli é acompanhada pela nutricionista Mariana Nakamura. Ela assina um cardápio que não se altera muito do normal se for um mês antes da competição, o que muda é a quantidade. Quanto mais horas de treino, mais comida tem de ser ingerida pela atleta. Os carboidratos complexos, a proteína, a gordura (boa), as frutas e os vegetais. São primordiais.

“Antes e no dia da competição ingiro mais carboidratos do que proteínas e gorduras. Porém isso não é uma receita de bula, cada corpo funciona de uma forma”, conta. A atleta não tem facilidade em ganhar peso, por conta de ter o metabolismo bem acelerado. Por isso se alimenta muito bem. Ao todo ela consome até 3,5 mil calorias por dia, de seis a oito refeições diárias.

“Não acho legal sair da dieta toda semana, acho que prejudica e não sinto essa necessidade. Mas quando sinto vontade de comer algo, eu como, mas tudo no mesmo dia. E faço só quando realmente sinto vontade”, conta Antonelli Nicole.

Antonelli Nicole Franco Citrângulo

Data de nascimento: 28/12/1985Local de nascimento: Salesópolis/SPModalidade: CrossFitCategoria: Individual Peso: 59kgAltura: 1,53cmEquipe: CrossFit BrasilPatrocinadores: Reebok Brasil, Integral Médica e Donalindafit

Principais Títulos:

2014 - Campeã Torneio CrossFit Brasil 2014 - 3° lugar Regional da América Latina 2013 - 2° lugar Torneio CrossFit Brasil 2013 - 6° lugar Regional da América Latina

Redes sociais:

Instagram: @antonellinicolecfb

Facebook: www.facebook.com/Antonelli.Nicole

Um dia normal de treino:

Café da manhã

Glutamina + vitaminas e minerais

Pré- treino

Produto à base de cafeína, taurina e beta alanina

Intra-treino

Glutamina e BCAA

Pós-treino

Produto à base de carboidrato, proteínas e aminoácidos. (meia hora depois, um scoop de whey protein)

Antes de dormir

Uma dose de caseína

 

Comentários