Grupo Natulab | Max Force
A tacada de mestre no mercado que mais cresce no Brasil: o universo dos suplementos alimentares. Sucesso contabilizado a cada dia!
Incentivo é o passo necessário para começar a caminhar. A orientação de pai pra filho é fundamental em um crescimento pessoal para a vida toda. É essa visão de pai, com sua maturidade e experiência que muitas vezes garante o sucesso de muitas histórias. Milton Sampaio é o responsável pelo início da caminhada de êxitos dos filhos Marconi e Milton Júnior.
Há quinze anos, completados em 2015, surgiu aquela empresa de credibilidade, geradora de bons frutos: o Grupo Natulab. Ao longo desses anos, empresários italianos, além dos executivos Roger Viana, Claudio Neves e Renata Pires, com capacidade e experiências complementares aos acionistas fundadores, foram convidados para o grupo.
Com metas ambiciosas de crescimento, o Grupo Natulab se associou ao Fundo Pátria, o que resultou em um casamento perfeito: ambos têm fortes características de empreendedorismo e um longo histórico de sucesso. O Fundo foi escolhido após a diretoria ter estudado o mercado e optado por se associar a um parceiro, que colabora não apenas com recursos financeiros, mas também com o pessoal qualificado em gestão para garantir o crescimento da empresa.
Com aproximadamente 1000 colaboradores, a empresa funciona no município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano. O Grupo Natulab fabrica e desenvolve medicamentos, suplementos alimentares, nutracêuticos, alimentos enterais e funcionais e suplementos para atletas, obedecendo a todos os padrões de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Com tantas conquistas somadas nestes primeiros 15 anos de atividade, o Grupo Natulab atualmente aparece na lista das dez maiores corporações farmacêuticas do país na venda de medicamentos populares, segundo o IMS Health (líder global em informações, tecnologia e serviços para a área da saúde) e entre as 25 maiores corporações farmacêuticas do país em unidades comercializadas, entre todas as corporações.
Segundo o IMS, o Grupo Natulab ultrapassa 2% de participação em unidades no mercado de Marcas e Similares. O Grupo Natulab possui um faturamento crescente, ano a ano. Em 2012 foram contabilizados R$134,7 milhões e, em 2013, um considerável aumento passando ao valor de 177 milhões. Com números ainda não fechados de 2014, a projeção é da soma de R$205 milhões.
NASCE UMA MARCA
Ano a ano o grupo vem crescendo a olhos vistos, mas 2014 certamente ficará marcado na memória da família Sampaio, afinal registra uma das maiores conquistas do grupo até o momento: o lançamento da linha Max Force. Esse nascimento aconteceu na Abradilan (Feira Nacional do Setor Farmacêutico), contando com a participação de Scheila Carvalho. A ex-dançarina do grupo É o Tchan foi a grande atração do estande do Grupo Natulab durante a Abradilan Farma & HPC, realizada em Fortaleza (CE).
A Max Force nasce e junto dela o trabalho fica ainda mais intenso. Em seu primeiro ano, a Max já participou da Arnold Classic Brasil. Nesse mesmo ano, o Grupo Natulab foi escolhido como a terceira melhor empresa para trabalhar na Bahia e a 16ª no Brasil no setor de saúde pela GPTW. Meses depois, houve o lançamento do Programa Plantando Histórias, desenvolvido para homenagear e eternizar os colaboradores com o plantio de árvores que carregam seus nomes e suas histórias em placas. O projeto homenageia os colaboradores do Grupo Natulab através do plantio de mudas, tornando viva sua trajetória na empresa.
“Construímos dia a dia o posicionamento da marca para o mercado, levando produtos inovadores. Estamos presentes nos principais eventos do Brasil de ambos os canais de vendas (lojas especializadas, além de farmácias). O grupo atua em todos os estados brasileiros. Ela conta com um time de vendas atuante de representantes que atuam frente aos atacadistas, operadores logísticos e redes de drogarias. O grupo ainda conta em vários estados com uma equipe própria de promovendedores que atuam nos ponto de venda, na geração de demanda, promoção e desenvolvendo ações de merchandising”, explica Marconi.
A linha Max Force é comercializada diretamente em lojas especializadas para a venda e para distribuidores de medicamentos com forte atuação no canal para as farmácias de todo o Brasil. Atualmente, o grupo é responsável por fabricar 80% de todo o portfólio da Max Force, e os demais 20%, são terceirizados temporariamente, enquanto a fábrica continua em processo de ampliação com o término previsto para breve. Assim a marca passará a desenvolver e fabricar 100% de toda linha e os lançamentos que ainda virão.
A marca se diferencia no mercado pela comercialização do produto Pure Whey Protein, que contém baixíssimo teor de sódio. Nele, sabores deliciosos e resultados garantidos por quem o consome. “A Max Force está iniciando no mercado e temos como missão fomentar e propagar o maior número de interessados em adquirir nosso mix de produtos. Nossa meta para o primeiro semestre de 2015 é atender 1.000 pontos de vendas”, conta Sampaio.
Segundo ele, os produtos da marca são vendidos pela equipe de vendas em todo o Brasil. As entregas são realizadas diariamente e diretamente da própria fábrica do Grupo Natulab / Max Force. Cumprindo sempre os mesmos padrões de excelência exigidos na indústria farmacêutica.
POSICIONAMENTO NO MERCADO
A empresa realiza programas, campanhas e eventos que valorizam seus colaboradores e a comunidade, com a inclusão de jovens no mercado de trabalho e promoção de benefícios em áreas como educação, saúde e participação nos resultados.
Dentre algumas práticas, estão às políticas de inclusão social (com a contratação de portadores de necessidades especiais), limpeza e manutenção de praças no município onde possui uma de suas unidades industriais, convênio com creches e apoio a eventos culturais e esportivos, além de iniciativas de responsabilidade social, como o patrocínio de uma filarmônica local que atende a crianças carentes de Santo Antônio de Jesus.
“O compromisso da empresa é com a saúde e o bem estar da população, sobretudo das classes C e D, oferecendo medicamentos e suplementos a um custo reduzido. O mercado já aprendeu a confiar nos medicamentos e suplementos fabricados pelo Grupo Natulab, que tem na sustentabilidade um de seus pilares”, explica o presidente do grupo, Marconi Sampaio.
O contato com o consumidor acontece via e-mail no Serviço de Atendimento ao Consumidor. A partir desse contato, representantes da Max Force são comunicados para atender pessoalmente os clientes. Com o crescimento cada dia mais forte das redes sociais, a marca não poderia estar fora desse universo. A Max Force pode ser mais conhecida através do Facebook e do Instagram.
“Em 2015, a meta é continuar ampliando o portfólio de produtos, levando suplementos inovadores para o mercado. Em 2015 estaremos novamente no maior evento do segmento, o Arnold Classic, que pelo terceiro ano consecutivo prestigiará a cidade do Rio de Janeiro no próximo mês de maio”, finaliza o presidente Marconi Sampaio.
Linha do tempo:
2014 - Janeiro: Início da operação do novo CD (Centro de Distribuição) que foi erguido numa área de 6 mil m², facilitando o escoamento dos produtos e agilizando as entregas
2014 - Março: Lançamento da linha Max Force na Abradilan, com a participação de Scheila Carvalho, que foi a grande atração do stand durante a maior feira nacional do setor farmacêutico, realizada em Fortaleza (CE)
2014 - Março: Na feira Abradilan o Grupo Natulab recebeu uma homenagem da Abradilan pela participação em todas as 14 edições do evento
2014 - Abril: Primeira participação da Max Force na Arnold Classic Brasil
2014 - Maio: Grupo Natulab é escolhida a terceira melhor empresa para
trabalhar na Bahia e a 16ª no Brasil no setor de saúde pela GPTW
2014 - Maio: Lançamento do Programa Plantando Histórias. Foi desenvolvido para homenagear e eternizar os colaboradores com o plantio de árvores que carregam seus nomes e suas histórias em placas. O projeto homenageia os colaboradores do Grupo Natulab através do plantio de mudas, tornando viva sua trajetória na empresa
2015: Participação confirmada na Arnold Classic 2015
Comentários