NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esportes: Power bíceps com Ivan Dalc

Gosta de fazer força? Então conheça Ivan Dal Corno e comece já o seu levantamento de peso

Nutrição e Esportes: Power bíceps com Ivan Dalc Ivan Dalc
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

Quem é forte e se destaca na turma muitas vezes é desafiado para um braço de ferro. Provar a força através da ‘derrubada’ do braço do adversário é o sonho de qualquer menino que está começando a desenvolver sua musculatura. O personagem desta entrevista é oito vezes campeão mundial de Powerlifting, na modalidade Power Bíceps. O praticante se mantém em pé, retirando a barra do suporte, descendo a mesma em direção ao solo até ficar com os braços totalmente retos. Estando com as pernas e o tronco retos, irá receber um comando e ergue-la, mantendo-se estáticos, somente com a rotação da tração dos bíceps até próximo aos músculos do peitoral. Quando solicitado pelo árbitro, irá retorná-la ao suporte.

“Esse é um esporte pouco conhecido e pouco respeitado, inclusive pela mídia. Em virtude disso a grande maioria passa a não ser reconhecida ou apenas não tem seu devido espaço. Temos grandes e ótimos atletas no Brasil, com muitos títulos e que ainda darão muito orgulho ao nosso país mesmo que ninguém reconheça ou valorize seus feitos”, comenta.

Ivan Dal Corno é uma máquina de títulos, dentro e fora do Brasil. Sua história começa aos 17 anos, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O interesse por musculação aconteceu em 1997 com início na trajetória de atleta competidor. Ivan começou com a luta de braço, com bons resultados. Porém os riscos de lesões, especialmente de cotovelo, acabaram levando o atleta para outras modalidades. Passou então para as competições de Power Man, mas essa nova modalidade exigia atletas muito pesados (que não era o caso dele). Mesmo muito bem preparado, sua primeira experiência no Power Man foi determinante para a sua carreira.

“Um quinto lugar me fez refletir que o mais importante era me aperfeiçoar dentro das modalidades que mais me destacava, pois havia vencido as provas de explosão e perdido as de resistência e o resultado dessa soma de provas gerava uma colocação péssima. Nessa época tive ainda que enfrentar quatro cirurgias pra resolver um problema no joelho (pós-acidente de moto), que me afastou dos treinos durante dois anos, limitando minha capacidade de explosão nas pernas”, conta Ivan, que nesse momento resolveu apostar tudo em movimentos básicos executados com membros superiores, foi quando encontrou o esporte de força.

Quando começou Ivan era treinado por Elio Binotti. Hoje, é ele que programa seu próprio treino, além de treinar uma equipe de levantamento de peso. “Mergulhei nos treinos e depois de muito esforço e dedicação consegui levar meu nome e o dos que me acompanham ao lugar mais alto de pódios no Brasil e no exterior nas modalidades Power Bíceps, Supino e Supino Repetições”, conta cheio de orgulho.

O primeiro título no levantamento de peso veio logo na primeira competição, quando foi apresentado ao Power Bíceps em 2006, com a vitória de um campeonato brasileiro. “Depois de oito anos na categoria 100kg competindo nos Estados Unidos, finalmente finalizei minha trajetória deixando recordes Mundiais em duas modalidades: Supino repetições e Power Bíceps”, conta. Ivan se despede da categoria 100kg e passa agora a competir até 110kg.

Para o atleta gaúcho, vencer fora do país não é apenas vencer um Mundial, mas sim uma prova de determinação e superação.

“Todos os meus títulos têm um sabor especial, porém os de nível Mundial, conquistados fora do país em um ambiente hostil, com adversidades de clima, horário e linguagem, são os que me dão mais trabalho e orgulho. Todos foram complexos, pois normalmente não temos patrocínio ou temos verbas espremidas. Disputamos contra o cansaço e o fuso horário e isso tudo nos torna melhores”, detalha.

Em 2015, Ivan irá competir dentro e fora do Brasil, com a meta de vencer a nova categoria e impor novos recordes. “Quem sabe eu consiga ser o melhor atleta do mundo em alguma dessas modalidades que pratico”. E com essa garra, certamente será. Quem pensa em encarar o Power bíceps como escolha para a vida de atleta precisa acreditar no seu potencial.

“Não acreditem em substâncias milagrosas, que mal sabemos os seus efeitos colaterais, acredite em planejamento com treinos intensos, dietas alimentar e suplementar bem feitas e período adequado de descanso. Não devemos buscar milagres para construir nossos resultados, devemos treinar e fazer por merecer”, incentiva Ivan. 

FOCO NO TREINO

Ivan treina entre cinco e seis vezes na semana. “Tudo começou por estética corporal e conforme os ganhos mudei os objetivos e adequei meus treinos. Atualmente treino nos períodos que não tenho competições, com o foco em hipertrofia e em períodos de competição foco em força”, diz Ivan.

O atleta treina em média uma hora e meia na musculação, mais meia hora de abdominais em dias alternados e em horários aleatórios. Na academia, Ivan treina com o amigo Márcio Witt. “Essa é uma ótima dica: busque uma dupla, uma parceria de treino com os mesmos objetivos, pois lhe dará mais segurança e confiança para exceder cargas e assim você irá evoluir mais e de maneira rápida e eficiente”, sugere.

O atleta faz séries e circuitos de abdominais, três vezes na semana, sendo duas vezes movimentos básicos tentando exceder mil repetições ou chegar aos 30 minutos de execução e uma vez de movimentos funcionais de execução abdominal com carga. “Não faço atividade aeróbica diariamente, apenas quando tenho necessidade de controlar meu peso”, explica.

A periodização para as competições acontece em um plano de 90 dias antecedendo a competição principal, quando os grupos musculares são reorganizados, a fim de otimizar a força e não sobrecarregar grupos menores. Ivan vai reduzindo bruscamente o número de repetições, aumentando a carga progressivamente. E no final das competições faz o inverso. 

DIETA EM DIA

A dieta do atleta varia de 1,5 mil à 5 mil calorias e em determinadas competições, recorre a um profissional.

Para se manter em dia, Ivan precisa manter a força. “Tenho que cuidar pra não exceder minha categoria de peso, porém por minha opção pessoal faço dietas na época que mantenho meu foco em hipertrofia. Ao contrário dos períodos de competição onde dependo muito de carboidratos para manter meu índice de força, mas ainda assim tento mantê-los em equilíbrio com proteínas a afins”, explica.

Além da dieta, quem o ajuda nesse preparo são os suplementos alimentares, companheiros de Ivan há mais de 15 anos. Atualmente ele faz uso de whey protein, um misto de creatina, arginina e cafeína, outro misto de controle de peso e ganho de energia, glutamina, L-Carnitina + vasodilatador + creatina, condroitina, glucosamina, vitamina C e BCAA, além de batata doce em pó e sorvete proteico. Usa ainda tribulus terrestris durante as competições.

“Com a atual tecnologia e qualidade suplementar, o atleta que consome uma suplementação adequada já sai na frente, tem mais recursos e subsídios nutricionais podendo assim otimizar os ganhos de força ou quaisquer outros de acordo com suas necessidades”, afirma.

Ivan José Dal Corno

Data de nascimento: 30/01/1978

Local de nascimento: Caxias do Sul

Modalidade: Levantamento de peso

Categoria: até 100kg

Peso: 102,5kg

Altura: 1,87m

Equipe: Confederação Brasileira de Esporte de Força

Patrocinadores: Programa Bolsa Atleta

Apoiadores: Academia Khromus, Max Titanium Suplementos, ATP by Flex Nutrition, Phd Guindastes, Volare e College Yes Cultural.Principais Títulos:

2014

1º lugar Power bíceps Open 100 kg (Mundial W.N.P.F.) – USA1º lugar Power Bíceps Sub Master até 100 kg – Caixias do Sul – RS

2013

1º lugar Supino Repts. Open-LT 100 kg – Philadelphia – USA1º Lugar Power Bíceps na Categoria até 100 kg (South American Championships), Caxias do Sul – RS

2012

1ª lugar Power Bíceps Liftime até 110 kg (Mundial W.N.P.F.) – USA1º lugar Power Bíceps até 100 kg (Sulamericano) – RS

Redes Sociais:

Instagram: @ivandalcTwitter: @ivandalcFacebook: ivan.dalcorno Fan page: ivandalck You Tube: Ivan Dalc

PREPARAÇÃO PARA A COMPETIÇÃO

Normalmente fora da fase de competições, o atleta foca dois grupos musculares, em quatro exercícios com quatro séries de oito a 12 repetições e um auxiliar com mais três exercícios de quatro séries de oito repetições, exemplo:

Dia 01 - 4 exercícios de peito + 3 exercícios de bícepsDia 02 - 4 exercícios de costas + 3 exercícios de trícepsDia 03 - 4 exercícios de perna + 3 exercícios de ombrosDia 04 - DescansoDia 05 - início da sequência dos treinosDia 06 - Assim segue sucessivamente, afim de não repetir sempre o mesmo grupo Dia 07 - Descanso

Já em período de pré-competição o treinamento é feito de segunda a sábado, sendo um grupo por dia com quatro exercícios e no máximo de peso.

É HORA DA DIETA!

Ivan Dal Corno faz de sete a nove refeições por dia, com intervalo médio de três horas. Normalmente em pré-competições Ivan deve ajustar o seu peso com a dieta a seguir. Normalmente são dois litros de água ao dia, com dois dias de lixo moderado na semana (sábado e domingo).

9h 300g de pão Leite desnatado e café

12h150g de proteína frango100g de feijão50g de arroz

15h150g de batata doce2 scoops de misto de whey protein

16h30 (pré-treino) 3 scoops misto de creatina, arginina e cafeína1 scoop misto de controle de peso e ganho de energia1 scoop de glutamina4 cápsulas de L-carnitina + vasodilatador + creatina + 2 cápsulas de condroitina e glucosamina + 1g vitamina C

das 16h30 às 18h (treino)

18h2 scoops de misto de whey protein1 scoop de glutamina 10 cápulas de BCAA

21h200g de frango ou 2 scoops de BCAA

0h200g de frango ou 12 claras com 30g queijo sem lactose200g brócolis no vapor

Comentários